← Projectos

Tuga Arts - Comunidade portugesa de design

Lida 6723 vezes

Offline

shuffles 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Devido ao desistimento de um forum anterior a este, a segunda versão dele agora se chama Tuga Arts. Este forum nasceu no dia 15 de Junho de 2010, mas a abertura ao publico foi no proximo dia. É uma comunidade ainda "pequena" mas os nossos membros gostam muito de vir lá participar. Falamos somente de Design Gráfico por enquanto, mas mais tarde abriremos novas secções ao dispor dos membros. Contudo, esperemos que esta pequena comunidade se torne grande e famosa!
http://tuga-arts.uphero.com/ - Registem-se, Participem e Divulgem ;D
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Primeiro é Portuguesa* e não portugesa, depois o nome TugaArts não me apela muito...

O template também não é muito apelativo... Se comparar-mos por exemplo este com a PT-Digiart...
Offline

shuffles 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Ainda estou a procurar um bom template melhor que o que tenho, mas nao copiando como o do pt digiart
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ainda estou a procurar um bom template melhor que o que tenho, mas nao copiando como o do pt digiart
Um fórum de design com um design tão fraquinho? :S
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ainda estou a procurar um bom template melhor que o que tenho, mas nao copiando como o do pt digiart

Não copiando como o do PT-Digiart? O que queres dizer com isso?
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desculpem dizer mas, projecto amador...
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Desculpem dizer mas, projecto amador...

Epah cada 1 começa por algum lado, o que está aqui em causa não é do projecto ser amador, agora não entendi aquela do copiado como o PT-Digiart... Isto não é chegar aqui a saber fazer uns efeitos de luz muito bonitos no photoshop e dizer isso...
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu faço outros comentários também criticos:

- Mais uma comunidade/fórum do mesmo. Isto só serve para dividir a pouca malta que já existe no nosso pequeno país. Uma comunidade chega, um fórum chega. Mas é só a minha opinião. CGArtDomain, já existe há muitos anos...

- Mais um com "tuga", "pt", "portugal" no nome... Mas será que não há o mínimo de criatividade hoje em dia? O pessoal parece que não tem brio nenhum no que faz, tenho pena.
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Eu faço outros comentários também criticos:

- Mais uma comunidade/fórum do mesmo. Isto só serve para dividir a pouca malta que já existe no nosso pequeno país. Uma comunidade chega, um fórum chega. Mas é só a minha opinião. CGArtDomain, já existe há muitos anos...

- Mais um com "tuga", "pt", "portugal" no nome... Mas será que não há o mínimo de criatividade hoje em dia? O pessoal parece que não tem brio nenhum no que faz, tenho pena.

Olha existem sites com PT como o caso do meu e não é por falta de criatividade! "Tuga" é algo que não gosto nos sites mas Portugal e PT servem para representar o nosso nome visto que não temos direito ao domínio .pt como por exemplo os Espanhóis que tem direito ao .es.

A que começar por algum lado, se ele quer ter um fórum deixa ele ter um fórum, mais tarde ou mais cedo se não for o projecto indicado ou levado a bom porte vai abaixo.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olha existem sites com PT como o caso do meu e não é por falta de criatividade! "Tuga" é algo que não gosto nos sites mas Portugal e PT servem para representar o nosso nome visto que não temos direito ao domínio .pt como por exemplo os Espanhóis que tem direito ao .es.
Desculpas...

O nome representa-se pelo nome e não por "pt" ou "portugal", isso não representa o site em si (que é o importante) mas sim que o site é de uma comunidade Portuguesa e para mim representa ainda a falta de criatividade no nome.

E tens o com.pt por exemplo para evitar essas desculpas.

E mesmo que o .pt fosse disponibilizado de uma forma mais aberta ao público, o que é que vocês faziam? Ias chamar ao teu site www.gaming.pt, uau, que original.

Mas pronto opiniões, eu considero uma grande falta de criatividade e que o pessoal só pensa em €€€ em vez de perder um tempinho a fazer uma coisa bem feita, original e criativa.

A que começar por algum lado, se ele quer ter um fórum deixa ele ter um fórum, mais tarde ou mais cedo se não for o projecto indicado ou levado a bom porte vai abaixo.
Mais uma vez discordo...

Acho que isso desmoraliza uma pessoa... Pessoalmente, prefiro perder mais tempo em algo e ter a certeza que tenho no final um trabalho com o mínimo de qualidade. Do que mandar qualquer coisa cá para fora só porque sim e depois levar com todas estas criticas. Eu ficava com a moral em baixo. Se ao menos tivesse perdido algum tempo e me tivesse esforçado, provavelmente o site ficava melhor um bocadinho mas mesmo que não fosse grande coisa, certamente que as criticas eram outras (podiam ser negativas na mesma) e só me ajudava a ser melhor.

Acho que a palavra chave aqui é mesmo brio e vejo pouca gente com brio no que faz, são poucos mas ainda os há. Fazem as coisas a brincar e só pensam em €€€ (não estou a dizer que seja o teu caso) e só querem é por as coisas cá para fora para tentar ganhar uns trocos fáceis, seja em publicidade ou noutra coisa qualquer.

Ficas a saber que eu próprio já pensei em fazer um site de arte em Português para Portugueses mas não seria só mais um. Não era mais um fórum, era algo diferente que ainda não temos por cá. Mas nunca o fiz, sabes porquê? Porque não sou do tipo de fazer qualquer coisa e de mandar cá para fora, tenho brio no que faço, gosto de fazer o melhor que sei e esforçar-me numa coisa que vá agradar a todos (e não a uma ninharia) e para isso é preciso tempo e dedicação, o qual não tenho. Mas entre mandar uma coisa qualquer cá para fora e esperar por um dia puder fazer uma coisa decente, prefiro esperar.

Neste momento, este "site", "comunidade" ou "fórum", é só mais um. E eu quando faço alguma coisa, não gosto que seja "só mais um". Mas pah, opiniões, cada um sabe de si.
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Desculpas...

O nome representa-se pelo nome e não por "pt" ou "portugal", isso não representa o site em si (que é o importante) mas sim que o site é de uma comunidade Portuguesa e para mim representa ainda a falta de criatividade no nome.

E tens o com.pt por exemplo para evitar essas desculpas.

E mesmo que o .pt fosse disponibilizado de uma forma mais aberta ao público, o que é que vocês faziam? Ias chamar ao teu site www.gaming.pt, uau, que original.

Mas pronto opiniões, eu considero uma grande falta de criatividade e que o pessoal só pensa em €€€ em vez de perder um tempinho a fazer uma coisa bem feita, original e criativa.
Mais uma vez discordo...

Acho que isso desmoraliza uma pessoa... Pessoalmente, prefiro perder mais tempo em algo e ter a certeza que tenho no final um trabalho com o mínimo de qualidade. Do que mandar qualquer coisa cá para fora só porque sim e depois levar com todas estas criticas. Eu ficava com a moral em baixo. Se ao menos tivesse perdido algum tempo e me tivesse esforçado, provavelmente o site ficava melhor um bocadinho mas mesmo que não fosse grande coisa, certamente que as criticas eram outras (podiam ser negativas na mesma) e só me ajudava a ser melhor.

Acho que a palavra chave aqui é mesmo brio e vejo pouca gente com brio no que faz, são poucos mas ainda os há. Fazem as coisas a brincar e só pensam em €€€ (não estou a dizer que seja o teu caso) e só querem é por as coisas cá para fora para tentar ganhar uns trocos fáceis, seja em publicidade ou noutra coisa qualquer.

Ficas a saber que eu próprio já pensei em fazer um site de arte em Português para Portugueses mas não seria só mais um. Não era mais um fórum, era algo diferente que ainda não temos por cá. Mas nunca o fiz, sabes porquê? Porque não sou do tipo de fazer qualquer coisa e de mandar cá para fora, tenho brio no que faço, gosto de fazer o melhor que sei e esforçar-me numa coisa que vá agradar a todos (e não a uma ninharia) e para isso é preciso tempo e dedicação, o qual não tenho. Mas entre mandar uma coisa qualquer cá para fora e esperar por um dia puder fazer uma coisa decente, prefiro esperar.

Neste momento, este "site", "comunidade" ou "fórum", é só mais um. E eu quando faço alguma coisa, não gosto que seja "só mais um". Mas pah, opiniões, cada um sabe de si.

Que? Querias que a que em vez de gaming.pt fosse omeuportaldejogosenoticias.pt? Temos de pensar o que é facil para os utilizadores de decorar e de mostrar o produto que fazemos.

Quanto ao pessoal só pensar em dinheiro, posso pegar no meu caso e dizer que é falso, eu praticamente não ganho com o meu projecto e nem é o meu interesse. O meu interesse é levar o projecto as máximas capacidades mostrando o que a equipa faz e promover algo. Se pegarmos no caso dele, ele não tem publicidade no fórum ao seja não está interessado em tal.

Quanto ao Brio... Toda a gente tem de começar por um lado. Aprendemos com os erros.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não se esqueçam que as críticas devem ser construtivas... apontar o que acham que deve ser melhorado e também elogiar o que está bem feito. Criticar só para deitar abaixo... não vale a pena.

Alguns de vós, olhai para os próprios logótipos, para os vossos sites e portfólio, antes de deitarem abaixo quem está a começar.

Em si gosto da apresentação do fórum, os tons de cinza escuro, mas acho que o fundo e o cabeçalho poderiam ter melhor escolha de cores, ligar ao vosso tema artes/design.

Quanto ao logo... se é um site sobre arte e design, deveria aludir a isso. Aproveita e põe a tua comunidade a contribuir... convida-os a ajudar a criar o logo e o cabeçalho temático.

Faz a tua comunidade crescer, e prova que há pessoas que provavelmente estão erradas!
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Que? Querias que a que em vez de gaming.pt fosse omeuportaldejogosenoticias.pt? Temos de pensar o que é facil para os utilizadores de decorar e de mostrar o produto que fazemos.
Não, eu não disse isso. E não venhas com essa de ser fácil para os utilizadores decorar... É mais uma desculpa e indirectamente estas a chamar-lhes de burros com memória curta. É pedir muito pensar num nome original e criativo? Até pode custar um bocado, eu próprio não sou grande coisa para pensar nisso (mas é por essa razão que o +Tráfego existe), mas porra, nem se dão ao trabalho. Escolhem o mais óbvio e menos criativo possível, não fazem o mínimo de esforço.

Quanto ao pessoal só pensar em dinheiro, posso pegar no meu caso e dizer que é falso, eu praticamente não ganho com o meu projecto e nem é o meu interesse. O meu interesse é levar o projecto as máximas capacidades mostrando o que a equipa faz e promover algo. Se pegarmos no caso dele, ele não tem publicidade no fórum ao seja não está interessado em tal.
Eu falei no geral, não era um argumento contra ti nem contra o shuffles.

Quanto ao Brio... Toda a gente tem de começar por um lado. Aprendemos com os erros.
Tudo bem, as pessoas têm de começar por algum lado. Mas não se nota esforço por parte das pessoas... É pegar no script de fórum mais conhecido e mais "barato", espetar-lhe com uma skin já muito usada, escolher um nome qualquer usando as palavras mais comuns e óbvias à face da terra, fazer igual ao que todos os outros fazem e vir aqui publicitar o trabalho. Um bocadinho mais de esforço não custa nada a ninguém e podiam sair trabalhos muito melhores.

Tudo que eu estou aqui a dizer é para bem do pessoal, não é só para mandar abaixo. Se vocês gostam de ser "apenas mais um site igual a tantos outros", é lá convosco. Pessoalmente gostava de fazer algo que se destacasse dos outros. Mas com essa atitude não vão a lado nenhum.

Não se esqueçam que as críticas devem ser construtivas... apontar o que acham que deve ser melhorado e também elogiar o que está bem feito. Criticar só para deitar abaixo... não vale a pena.
Como disse acima, nada do que eu disse é para mandar abaixo. É apenas uma dose de realidade que parece faltar a muita gente. Nada mais. A realidade dói, é a vida...

Alguns de vós, olhai para os próprios logótipos, para os vossos sites e portfólio, antes de deitarem abaixo quem está a começar.
Nem sei se essa boca foi para mim mas não me afectou nem um bocadinho, por várias razões. Uma dessas razões é exactamente a mesma razão pela qual não podes fazer essa comparação.

Porquê?

Porque isto trata-se de um site que alguém fez para criar uma nova comunidade de arte, ou seja, um site aberto ao público e feito para o público. Se não quiser ser só mais um tem que se destacar e não fazer tudo igual a todos.

Os próprios logótipos, os próprios sites e portfólios, não são para o público, não são para agradar a gregos e troianos. São para agradar ao próprio ou aos clientes.

E essa teoria do "olha-te ao espelho" é completamente ridícula. Eu não preciso de ser a excelência no que faço para saber criticar. Vocês também não criticam filmes, música e livros? São realizadores, músicos ou escritores? Não me parece...

Para não falar que pelo menos eu nem se quer critiquei o site em si ou o seu logo. Critiquei o ser mais um site igual a tanto os outros com o nome mais comum possível. Sinceramente, não sei a que propósito vem essa boca. Mas enfim...

Faz a tua comunidade crescer, e prova que há pessoas que provavelmente estão erradas!
Tu realmente não percebes pois não?

E eu também não vos percebo sinceramente... Num país como o nosso, com 10 milhões de habitantes onde apenas uma quota parte acede à Internet e dessa quota parte outra ainda mais pequena tem interesse nestas coisas, vocês acham que temos lugar para 3 ou mais comunidades do mesmo género? Eu não acho... Enquanto que podíamos ter uma excelente, temos 1001. Eu não acho isto nada benéfico para todos que têm interesse na respectiva área (e não me refiro apenas ao design). Isto é principalmente o que eu critico, foi o primeiro ponto na minha critica. E isto nada tem a ver com "ter de se começar por algum lado".

Repara que eu nem tão pouco (a não ser nesta resposta, de forma ligeira) critiquei o design/logo/whatever. Apenas referi que é mais uma igual a tantas outras, não se destaca em nada. E depois mencionei o nome porque já não vejo criatividade em lado nenhum, optam sempre pelo mais fácil e mais comum.

Não misture as coisas e não se aproveitem dos tópicos para mandar bocas ridículas que em nada tem a ver com o assunto.
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Mas que dose de realidade? Neste fórum parece que querem afastar os webmaster à força toda. "Quanto menos melhor..."

O projecto até podia ser do mais amador que há. Mas é dele. São as ideias deles. Podes não gostar, mas também não é para tu gostares mas sim para o público alvo dele gostar!

Críticas construtivas aonde ajudam o utilizador a melhorar são sempre bem vindas. Mas neste fórum isso não existe. Querem afastar os utilizadores da web, parecem aqueles animais na luta pelo o seu território.

Portugal tem apenas 10 milhões é verdade, mas a língua portuguesa é falada por muitos mais milhões. Por isso a história do dividir comunidades é grande treta. Mais outra atitude para impedir a criação de outros projectos com a mesma temática.

Vejam os fóruns internacionais de web... Portugal cada vez bate mais no fundo.

O projecto está um pouco amador e pouco trabalhado é verdade. Nem sequer tens domínio nem alojamento comprado...

Mas pronto o que importa é que a base está criada e só depende de ti evoluíres este projecto. FORÇA!
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

@Nazgulled a boca não foi para ti, é feita em geral, porque vejo aqui muita gente de forma sistemática a criticar fortemente uns projectos e a dizer bem de outros muito piores.

Para quem está a começar, o meu conselho é: sejam originais, façam trabalhos com "intenção", que tragam algo de novo (não visto em outros sites).
Façam o vosso trabalho de investigação, vejam que está no "mercado", que tipo de oferta há para o tipo de projecto que querem fazer - sobretudo não se deixem levar pelas promessas dos profetas do MMO, que têm grande parte da culpa do excesso de sites clone sobre os mesmos assuntos.

Se há comunidades sobre artes e design, não conheço nenhuma, e se calhar deveriam fazer melhor trabalho ao publicitarem os seus sites e marcar presença.