← Projectos

Tuga Arts - Comunidade portugesa de design

Lida 6752 vezes

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

mais uma discussão sem nexo, ai vem mais umas 15páginas de posts  :lol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes


Tudo bem, as pessoas têm de começar por algum lado. Mas não se nota esforço por parte das pessoas... É pegar no script de fórum mais conhecido e mais "barato", espetar-lhe com uma skin já muito usada, escolher um nome qualquer usando as palavras mais comuns e óbvias à face da terra, fazer igual ao que todos os outros fazem e vir aqui publicitar o trabalho. Um bocadinho mais de esforço não custa nada a ninguém e podiam sair trabalhos muito melhores.

Isto é a mais dura da realidade. Por isso é que 99% deste tipo de projectos morre. Noutro dia chega aqui um miúdo ao +t apresenta-se e a primeira pergunta que faz é:

Qual é a theme que este forum usa, qual os mods que estão a usar, como integraram o wordpress e o smf.

Mais nada...? E o cuzinho lavado com águas de rosas, também não!

Mas que dose de realidade? Neste fórum parece que querem afastar os webmaster à força toda. "Quanto menos melhor..."

O projecto até podia ser do mais amador que há. Mas é dele. São as ideias deles. Podes não gostar, mas também não é para tu gostares mas sim para o público alvo dele gostar!

Críticas construtivas aonde ajudam o utilizador a melhorar são sempre bem vindas. Mas neste fórum isso não existe. Querem afastar os utilizadores da web, parecem aqueles animais na luta pelo o seu território.


Lol. Coitadinhos dos meninos. Palmadinhas nas costas é mais ao lado. As únicas críticas construtivas são aquelas em que apontam a merda que fazes. O resto não te vai ajudar a melhorar. Quem não tem bolas para se aguentar, temos pena. A vida é madrasta, ninguém te vai dizer que fizeste alguma coisa bem, mas todos te vão deitar abaixo quando fazes alguma coisa mal. No fim, vais agradecer a esses, pois foram os únicos que te ajudaram a subir!



A verdade sobre o projecto é simples:

Não tem um conceito definido. Algo que o distinga dos demais. Para além dos erros óbvios de domínio, themes, logos, imagem no geral. Até lá é mais um, que tem muito a melhorar.
Offline

rbmaster 
Membro
Mensagens 53 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

A verdade sobre o projecto é simples:

Não tem um conceito definido. Algo que o distinga dos demais. Para além dos erros óbvios de domínio, themes, logos, imagem no geral. Até lá é mais um, que tem muito a melhorar.

Além disso utiliza um serviço de alojamento gratuito... e não se trata mais do que um forum sobre um tema em especifico...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Além disso utiliza um serviço de alojamento gratuito... e não se trata mais do que um forum sobre um tema em especifico...


 :superlol: :superlol:

mas isto agora tem tudo de usar alojamento pago? Então para que serve o alojamento grátis?
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas que dose de realidade? Neste fórum parece que querem afastar os webmaster à força toda. "Quanto menos melhor..."
Errado. É exactamente aquilo que o Nuno disse e muito bem dito...

Eu prefiro que sejam duros e realistas comigo para eu cada vez aprender a fazer mais e melhor e não que sejam meigos e evitem criticas só para eu não ficar ofendido. Não é assim que se aprende a fazer melhor.

Ninguém quer afastar ninguém, mas o que foi feito aqui nota-se que não teve o mínimo de esforço em lançar uma coisa decente que se destacasse e não fosse mais do mesmo.

Quer tu queiras quer não, esta é a mais dura realidade.

O projecto até podia ser do mais amador que há. Mas é dele. São as ideias deles. Podes não gostar, mas também não é para tu gostares mas sim para o público alvo dele gostar!
Mas é quem é que disse o contrário?

O projecto é público não é? Foi publicitado no +Tráfego não foi? Eu sou membro não sou? Então tenho o direito a critica-lo como bem entender. Se há quem não aguente com as criticas (que pelos vistos não sou só eu que penso assim) então que não os publique aqui. Ou melhor ainda, que pense duas vezes antes de lançar qualquer coisa cá para fora. Que faça um bocadinho de esforço por ser diferente e fazer uma coisa bem feita.

Críticas construtivas aonde ajudam o utilizador a melhorar são sempre bem vindas. Mas neste fórum isso não existe. Querem afastar os utilizadores da web, parecem aqueles animais na luta pelo o seu território.
Tudo o que eu fiz foram criticas construtivas. Não me viste a insultar ninguém nem a dizer que é mau porque sim. Argumentei tudo que disse. E quanto mais não seja é a minha opinião. Ele faz o que quiser com ela... Quer aceitar e aprender com os erros? Óptimo. Não quer, que ignore as minhas criticas. É tão simples.

Agora, vir para aqui e esperar que o pessoal só diga bem das coisas só porque sim, só para que ninguém fique ofendido e não fuja porque não sabe aceitar criticas, é no mínimo, parvo.

Portugal tem apenas 10 milhões é verdade, mas a língua portuguesa é falada por muitos mais milhões. Por isso a história do dividir comunidades é grande treta. Mais outra atitude para impedir a criação de outros projectos com a mesma temática.
E quantos desses milhões adicionais aparecem nas nossas comunidades? Pois, prai 2% se chegar a tanto. Eles próprios têm as suas comunidades.

Não é atitude para impedir nada. É mesma coisa que alguém decidir agora criar um "+Tráfego2", sou completamente contra (claro que eu não mando nada, nem impeço ninguém de fazer o que quiser). Para quê? Este fórum não chega? Não tá bom? Há duas razões para alguém fazer isto, não gostar da gerência deste, que algo está mal aqui ou que faz algo melhor, ou fazer só porque sim. Por norma, o pessoal só faz porque sim.

Simplesmente não há necessidade... Este fórum tem 5693 membros registados, quantos são activos mesmo? Vamos supor que cerca de 2500 (será assim tantos?). Achas mesmo que temos lugar para 2 "+Tráfego"? Diz-me, qual era a lógica de ter 2 comunidades, cada uma com 2500 membros activos (e já estou a exagerar)? Não era muito melhor ter 5000 membros activos numa comunidade? Era muito mais benéfico para todos.

Não interessa os milhares que somos em Portugal, nem os milhares de Brasileiros e/ou outros que falam Português. Interessa sim aquelas centenas (que não são muito mais que isso) de utilizadores interessados numa determinada área. Simplesmente não há necessidade de 2 comunidades onde o pessoal está dividido. Todos perdem com isso, ninguém ganha nada.

Vejam os fóruns internacionais de web... Portugal cada vez bate mais no fundo.
Disseste tudo, mas pelas razões erradas. Eles têm pessoal para ter mais que um fórum da mesma temática, nós não temos.

O projecto está um pouco amador e pouco trabalhado é verdade. Nem sequer tens domínio nem alojamento comprado...

Mas pronto o que importa é que a base está criada e só depende de ti evoluíres este projecto. FORÇA!
Agora vê lá, esta é a tua "critica". Achas que ele beneficia de alguma coisa para melhorar o projecto? Basicamente disseste, "esta fraco, melhora". Uau, grande ajuda. Eu ao menos critiquei o que quis e argumentei a minha opinião, outros fizeram o mesmo. São criticas negativas? É a vida...

Para quem está a começar, o meu conselho é: sejam originais, façam trabalhos com "intenção", que tragam algo de novo (não visto em outros sites).
Façam o vosso trabalho de investigação, vejam que está no "mercado", que tipo de oferta há para o tipo de projecto que querem fazer
Isso é basicamente o que eu ando a tentar dizer...

Se há comunidades sobre artes e design, não conheço nenhuma, e se calhar deveriam fazer melhor trabalho ao publicitarem os seus sites e marcar presença.
CGArtDomain e também há PT-DigiArt, mas o CGArtDomain já cá anda há mais tempo.

Falando especificamente na área do Design, acho que nenhuma destas comunidades cresceu como devia. Simplesmente porque a maior parte do design que se faz por cá é mais a nível de websites e essa malta está por cá e não vê necessidade de ir para outras bandas.

E isso ajuda ainda mais ao meu argumento. Na área de design, mesmo que se fosse juntar tudo tipo websites, desenhos, modelação 3D, cad, etc, esse tipo de coisas. Um fórum é mais que suficiente porque não há, simplesmente não há, gente suficiente interessada em participar em fóruns desses. É a realidade, basta ver o número médio de utilizadores que esses fóruns têm diariamente. Ajudem comunidades existentes a evoluir, juntem-se a elas e façam um novo projecto em conjunto, melhor e mais arrojado, sei lá, tanta coisa. Agora, criar outra comunidade igual (ainda para mais da forma que esta surgiu) é desperdício de tempo e só com muito esforço é que dá em alguma coisa. Mas na área de design, pelo que vejo no interesse da malta às já existentes, não tem um futuro promissor e vai ser apenas mais um.

Mas o Nuno consegui resumir muito bem os verdadeiros problemas deste projecto. O nome, que no fundo é o que representa à comunidade, talvez seja uma mania minha; porque não vejo mais ninguém a "queixar-se" do mesmo. só acho que o pessoal podia ser mais original e tentar arranjar nomes mais apelativos e que não fossem os mesmos de sempre.
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Agora já gosto mais do que estou a ler  :+trafego:

O que eu quis dizer é que não basta apontar e dizer o que está mal, mas assim ajudar a perceber e tentar fazer com que encontre o caminho certo.

Eu apontei alguns pontos como o alojamento e o domínio gratuitos. Se quer fazer um projecto com um pouco de profissionalismo no mínimo investe-se nesses dois factores.
Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas ! :)

O projecto pode andar para a frente mas é normal que no início não esteja na sua melhor "forma".

Gosto do esquema de cor e de algumas das áreas inicializadas, contudo....

Deixo aqui algumas opiniões / sugestões ..

- Porque falta na parte dos tutoriais lugar para tutoriais para Corel Draw, Illustrator, Indesign ?

- Porque o logo não é + forte ?

- Porque não criar temas a debater semanalmente ? ( Para reforçar o espírito de entre-ajuda, devidamente moderado pelos admins )

- Porque não na página de inspirações criar várias áreas com posts frequentes ?
   EX: Logotipos, Banners animados, Flyers/Posters, Ilustrações, Cartões de visita, Layouts Web, T-shirts .... entre muitas outras aplicações....


Espero ter sido "útil"
Desejo tudo de bom, boa sorte.
Offline

shuffles 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Como ja devo ter dito ainda esta a ser remodelado o forum e tambem ele é muito novo so tem uma semana...
Offline

Strikker 
Membro
Mensagens 369 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Como ja devo ter dito ainda esta a ser remodelado o forum e tambem ele é muito novo so tem uma semana...

Vou te dizer para nunca mais dizeres isso... É um erro amador que deve ser corregido.

Não interessa se o fórum tem uma semana ou não, se era para mudar para melhor então tinhas logo começado de inicio.

Abrir o fórum com um theme só para dizer que está aberto mas que irá mudar não vale de nada, principalmente quando o theme não é bom... Afasta possíveis registados.

É por isso que nunca deves dar essa desculpa.