← Conversa Geral

Feedback / Testemunho dos clientes

Lida 3520 vezes

Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Devido a ter havido algumas desavenças com o feedback dado por algumas pessoas, achei por bem dar a minha opinião sobre o caso no sitio certo, neste caso criando um tópico só para isso.

Hoje em dia e cada vez mais a opinião das pessoas sobre os serviços é mais importante, isto porque existe cada vez mais serviços criados sem nexo nenhum (sem estudo de mercado, sem nada, geralmente criados por menores na tentativa de ganhar uns trocos), serviços enganadores, serviços maus, etc... E ter a opinião de outros é meio caminho andado para acreditarem na fiabilidade da empresa em questão.

Existe vários tipos de feedback, o mais realista é o que é feito pelos clientes em geral, mas existe os feedback falsos (colocarem-se na pele de alguém), a pedido (pedirem a alguém para o fazer), à escolha (escolhe o que lhes convem) e os que são de fora... Caracterizando cada um,

Feedback real: Este feedback é geralmente dado em fóruns pelos clientes reais (não membros de um fórum que está alojado naquele servidor).
Feedback falso: Geralmente parte de iniciativas de pessoas que trabalham na empresa, a colocarem-se na pele, muitas vezes com um projecto real feito por eles... No entanto é irrealista, era como se eu tivesse vários projectos, podia dar um feedback por cada projecto que tenho, e afinal nem cliente sou, mas os projectos existem e estão alojados no servidor.
Feedback a pedido: A partir de um cliente amigo, pede-se que ele dê o seu feedback, por vezes o cliente amigo até tem o serviço grátis, e como é normal o feedback será sempre positivo.
Feedback à escolha: Os clientes dão o seu feedback e a empresa só escolhe o que achar melhor, não mostrando os piores... Geralmente é mostrado no site da empresa.
Feedback de fora: Feedback dado por quem não é cliente, por vezes até pessoas pertencentes a outras empresas do ramo, outras vezes por membros de fora, geralmente por pessoas que pouco sabem do que se passa lá dentro.

Tudo isto para dizer, feedback pode ser bom e mau, tem que ser bem analisado e não deve ser dado só porque sim, deve ser dado para ajudar a empresa a evoluir e para ajudar quem quer comprar, e claro por quem é cliente e conhece minimamente a empresa.


Como analisar o feedback? É complicado, mesmo quando é real... Pelos últimos questionários de satisfação da Weblusa tenho notado que é inconstante, ou seja, em termos de ranking (0 a 10) há pessoas que dão nota razoável e há outros que dão 10 a tudo, nem 8 nem 80, mas depois faz-se a média. Para quando existe pouco feedback, ou feedback à escolha, tudo 10 é enganador, e quando há pouco, um baixo pode ser enganador, porque até pode estar satisfeito e recomendar os serviços, mas há pessoas exigentes que querem sempre mais, de qualquer forma aviso, o que pode ser bom para uns, pode ser mau para outros.

Espero que isto ajude.
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Grande topico
Grande Esclarecimento ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Bom topico
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Acho que falta um muito importante:

Feedback de vingança: quando alguém comenta um serviço negativamente, sem sequer ter testado, apenas para se vingar de algo passado anteriormente noutras ocasiões.

 :grin:
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boa noite,

Visto este tópico ser derivado do que se sucedeu no Tópico da minha Provedora de Serviços simplesmente pergunto:
Citar
isto porque existe cada vez mais serviços criados sem nexo nenhum (sem estudo de mercado, sem nada, geralmente criados por menores na tentativa de ganhar uns trocos), serviços enganadores, serviços maus, etc... E ter a opinião de outros é meio caminho andado para acreditarem na fiabilidade da empresa em questão.

Isto é direccionado a mim subliminarmente?

Cumprimentos,
André Freitas.
Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Excelente tópico
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Bom tema, vamos ver o desenrole.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boa noite,

Visto este tópico ser derivado do que se sucedeu no Tópico da minha Provedora de Serviços simplesmente pergunto:
Citar
isto porque existe cada vez mais serviços criados sem nexo nenhum (sem estudo de mercado, sem nada, geralmente criados por menores na tentativa de ganhar uns trocos), serviços enganadores, serviços maus, etc... E ter a opinião de outros é meio caminho andado para acreditarem na fiabilidade da empresa em questão.

Isto é direccionado a mim subliminarmente?

Cumprimentos,
André Freitas.
Já te tinha respondido no msn, para esclarecer as dúvidas, a resposta é não, é direccionado ao estado do mercado, e que não é só em Portugal, no estrangeiro também é idêntico.


DiguiVirus, esse está no feedback de fora, e como disse, mesmo que seja cliente e por algum motivo ficou revoltado, o que pode ser bom para uns, pode ser mau para outros e vice-versa, pelo que deve sempre ser bem analisado.
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para mim um feedback, é dado pelas pessoas que trabalham em directo com x ou y. Como podemos dar uma opinião sobre uma coisa, se não a experimentamos nem estivemos em contacto directo?
Apenas é uma opinião pessoal, eu no caso dos alojamentos só costumo dar o meu feedback quando sou ou fui cliente.
Offline

Linx 
Membro
Mensagens 49 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Bom tópico, dá para esclarecer vários pontos de vista!
Offline

LusaHosting 
Membro
Mensagens 46 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Como eu dizia desde o principio....

Em vez de todos os membros mais participativos dum fórum darem um feedback, porquê que o dono não dar o seu próprio feedback? é preciso todos dizerem a mesma coisa?

Se ele tive-se dado um feedback falava em nome de todo o fórum...


Continuação....
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Peço aos moderadores que retirem todas as referências a pessoas ou tópicos colocados e os que venham a ser colocados, isto é um tópico para esclarecer e para ajudar, e não para criar flames, nesse caso façam-no por MP!
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Julgo que é ponto assente que o lógico será o máximo de um feedback por cliente. Não é algo muito questionável pelo que não faz muito sentido ser discutido.

Efectivamente verificou-se uma quantidade de feedbacks algo elevada colocada num dos tópicos de uma empresa de alojamento, mas é algo que não é comum. Da mesma forma existem alguns casos em que determinado utilizador decide recomendar determinada empresa em todos os tópicos que apareçam a solicitar informações sobre empresas de alojamento, e também isso não é filtrado.

Cabe exactamente a quem opta por um serviço, olhar para determinados feedbacks, e tentar compreender a sua veracidade. Certamente considerará como apenas 1, 5 feedbacks seguidos sobre o mesmo site. Parece-me lógico.

De resto, que cada empresa utilize o seu método, desde que não fuja às regras e não seja excessivo. Uns decidem pedir aos clientes ou esperar pelos feedbacks deles, outros decidem colocar informações sobre novidades nas empresas, outros fotos... enfim, nada que incomode os outros, deduzo.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Julgo que é ponto assente que o lógico será o máximo de um feedback por cliente. Não é algo muito questionável pelo que não faz muito sentido ser discutido.

Efectivamente verificou-se uma quantidade de feedbacks algo elevada colocada num dos tópicos de uma empresa de alojamento, mas é algo que não é comum. Da mesma forma existem alguns casos em que determinado utilizador decide recomendar determinada empresa em todos os tópicos que apareçam a solicitar informações sobre empresas de alojamento, e também isso não é filtrado.

Cabe exactamente a quem opta por um serviço, olhar para determinados feedbacks, e tentar compreender a sua veracidade. Certamente considerará como apenas 1, 5 feedbacks seguidos sobre o mesmo site. Parece-me lógico.

De resto, que cada empresa utilize o seu método, desde que não fuja às regras e não seja excessivo. Uns decidem pedir aos clientes ou esperar pelos feedbacks deles, outros decidem colocar informações sobre novidades nas empresas, outros fotos... enfim, nada que incomode os outros, deduzo.

Boas!

Nem mais...

A questão do feedback, é sempre algo que acontece sempre que existem tópicos de promoção de empresas de alojamento.
E tal como foi dito, quem procura um serviço, apenas vê um feedback por site, e mesmo que lá estejam 100 feedbacks do mesmo site, o potencial cliente passa á frente disso e vai ver mais feedbacks de outros clientes.

Não vejo como algo polémico a questão do feedback repetido. Todos os utilizadores são livres de exprimir ou agradecer, caso achem que é realmente relevante para eles o fazer.

Este tópico é interessante para explicar os vários tipos de feedback (que acabam por não ser provados na pratica...), mas acaba por não ter grande utilidade porque nada acrescenta ao que se sabe.
Serve apenas para criar uma discussão sobre quem gosta vs quem não gosta de ver feedbacks nas empresas vizinhas... (Pois todos gostam de ter na sua...).

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC