← HTML + CSS

thumbs das imagens

Lida 2987 vezes

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

ando a desenvolver um site em html + css e tenho bastantes imagens no site todas elas optimizadas para a web..

então as minhas questão são, para que serve o thumbs das imagens quais as vantagens e como o gerar??

 :grin:
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Thumbs servem para 2 coisas, penso eu de que:
- Mostrar uma imagem pequena com mais qualidade do que o redimensionamento feito pelo browser
- Carregar imagens que ocupam menos espaço que as originais (é mais rápido, e tens menos tráfego), depois o user só abre a original se quiser

Se estás a fazer o site em html e css, terás de fazer o redimensionamento à mão, no photoshop, gimp, xnview, whatever... há por aí um tópico com uma sugestão porreira, mas não me lembro onde está.
Ou então, se tiveres php no servidor, podes usar um script para te criar as miniaturas automaticamente, tipo o timthumb que é muito fácil de usar: http://www.darrenhoyt.com/2008/04/02/timthumb-php-script-released/

Não sei qual o fim do site, mas também existem scripts para criação de galerias de imagens e mesmo programas que te criam as imagens e html necessário.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

mas então nesse caso se fizer as imagens a medida não necessito de thumbs certo? não vai alterar nada? ou ainda consegue carregar as imagens mais rápido

não, não é galeria.. é um site para uma empresa, tem é muitas imagens mas distribuídas por muitas paginas :)
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Que tipo de imagens? Qual o tamanho das mesmas?
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

tipo de imagens como? se for conteúdo acho que isso não é relevante porque são pixeis e isso funciona igual para todas  :superlol: se for o formato, tenho png jpg e gif, estão todas optimizadas para a web no photoshop


tamanhos a maior penso que seja 310px × 310px, depois é tudo dai para baixo, mas não tenho muitas por página.. ah e com esse tamanho depois se tiver mais imagens na mesma pagina são de 64x64 +/-

 :)
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não me interessa o conteúdo para nada :D
Eu não estava era com a certeza se estávamos a falar da mesma coisa :)

Pelo que percebi, tu não definiste sequer como vais usar as imagens, por isso estarmos nós a dizer-te se deves ou não usar thumbs não tem muita lógica.

A minha opinião é que se vais usar as imagens nesse tamanho não fazes thumbs obviamente, se vais usar mais pequenas, faz thumbs e usa-as em vez de as redimensionares através do html.

Isto é tudo tão simples que se calhar já estamos na fase do complicanço :D Define primeiro como as queres usar e então depois pensas se vale a pena fazer thumbs à mão ou não.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

 :grin: :grin: eu sei estava no gozo  :lol:

também acho o mesmo.. já  estamos a complicar o que é muito simples...  :grin:

bem já esclareci as minhas duvidas, obrigado pela ajuda  :grin:
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A vantagem dos thumbnails das imagens é que se carregares uma página que contenha várias imagens, provalvelmente o utilizador poderá querer ver em pormenor 1 ou 2, se calhar até nenhuma.

Se usares as imagens reais mas encolhidas, estarás a carregar imensos kilobytes, que farão com que a página fique mais lenta a carregar e a consumir largura de banda.
Os thumbs como são versões mais pequenas das imagens, carregam mais depressa e não consomem tanto tráfego.

Para criar os thumbs, depende da linguagem de programação que estiveres a usar.
Nos meus sites, uso um algoritmo que faz o upload, reduz a imagem para o tamaho desejado, cria também um thumbnail para a versão reduzida.
Tenho outra opção, para quando é necessário ter thumbs de tamanhos diferentes da mesma imagem, nesse caso é feito apenas o upload da imagem maior, mas os thumbs são criar on-the-fly para a página ou secção em que são necessários.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

obrigado pelas dicas  :)

vou estudar um bocado mais isso para aprender  :grin:

mas penso que para o projecto não fará falta visto que as imagens estão todas no tamanho em que são usadas no site, e estou optimizadas para a web