Mensagens - jpaulino

Páginas: 1 2
1
Revista PROGRAMAR
Edição 40 - Abril de 2013

Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://tiny.cc/ProgramarED40_V

Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre Estruturas vs Objetos de Rita Peres. Nesta 40ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:
  • Lua - Linguagem de Programação (Augusto Manzano)
  • Introdução à Windows Workflow Foundation (Fábio Domingos)
  • P vs NP (Miguel Araújo)
  • C# - Trazendo Async E Await ao Serviço de Contactos do Windows Phone (Paulo Morgado)
  • Visual(not)Basic - Operador Like (Jorge Paulino)
  • Core Dump - A documentação é algo imprescindível (Fernando Martins)
  • II Mega Mostra IPVC
  • Jquery: A sua biblioteca de Javascript (Bruno Almeida)
  • Matlab Curso Completo (Nuno Santos)
  • Desenvolvimento de Aplicações em PHP (António Santos)
  • NetPonto - Página avançada “sobre” para aplicações Windows Phone (Sara Silva)
  • Raspberry Pi - Pequeno mas grande (Rita Peres)
  • SEO - Keywords Parte I (Miguel Lobato)
  • Crianças Digitais (Sara Santos)
  • Entrevista a Rui Guimarães
  • Projecto em Destaque na Comunidade Portugal-a-Programar: Sueca Online
Mais informações

2
Desenvolvimento / Re: ALGUEM ME AJUDE - VB
« em: 07/Abr/2013 10:45 »
Não estás a executar o comando ... defines, mas não executas. Falta-se ai um ExecuteNonQuery().

Vê estes dois artigos que te ajudam certamente a clarificar:

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I
VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

Espero que ajude!


PS: E não coloques passwords visíveis em fóruns ... substitui na connection string por ******

3
Revista PROGRAMAR
Edição 34 - Abril de 2012



(clica para download)


Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://tiny.cc/ProgramarED34_V
 
Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre desenvolvimento para Android para conhecer melhor algumas técnicas de programação para esta plataforma. Nesta 34ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:
 
  • Geração de Números Aleatórios - Parte 4 (Augusto Manzano)
  • Introdução ao HTML5 (Bruno Pires)
  • Dependency Injection com Ninject (Pedro Tavares)
  • Módulos em Pascal (Igor Nunes)
  • Aquisição e inspecção de dados em Python (Fernando Júnior e Amanda Varela)
  • Criação de um jogo em XNA - Parte I (Sérgio Ribeiro)
  • SEO: Search Engine Optimization – Introdução (Miguel Lobato)
  • Visual (NOT) Basic - XML Literals (Jorge Paulino)
  • Enigmas de C#: Qual é a minha base (Paulo Morgado)
  • Análise ao Livro - CSS 3 (Fernando Martins)
  • Microsoft PowerPivot como ferramenta de BI (João Pinto)
  • Análise do Tráfego de Rede - Facebook (Rita Antunes Peres)
  • Entrevista ao Professor Pedro Ribeiro

E em parceira com as comunidade NetPonto e PtCoreSec:

  • BizTalk Transformar arquivos de texto (flat files em XML) (Sandro Pereira)
  • Segurança na WEB (Parte 1)

Mais informação

4
Revista PROGRAMAR
Edição 33 - Fevereiro de 2012



(clica para download)


Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://tiny.cc/ProgramarED33_V
 
Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre Kinect Hack para conhecer melhor algumas técnicas de programação para este novo dispositivo. Nesta 33ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:
 
  • Geração de Números Aleatórios - Parte 3 - O terceiro de 4 artigos do mesmo autor da excelente série “Programação em Lua”, desta vez sobre geração de números aleatórios.
  • Herança com JavaScript - Saiba como usar a funcionalidade herança do paradigma da programação orientada por objetos na linguagem de programação JavaScript
  • Programação Orientada aos Objectos em Pascal - Pensa que o Pascal é uma linguagem apenas de aprendizagem e que parou no tempo? Então mude de ideias e veja como pode tirar partido do paradigma da programação orientada aos objetos nesta linguagem
  • VISUAL (NOT) BASIC -Iterators - Saiba como pode utilizar iteradores na próxima versão da linguagem de programação Visual Basic (neste momento disponível em Developer Preview).
  • CORE DUMP - Ambientes Produtivos - Será que os ambientes produtivos disponibilizados pela gestão aos trabalhadores são os melhores? Conheça a opinião deste autor
  • Enigmas de C#: Disposable Structs - Mais um enigma da linguagem de programação C#, desta vez envolvendo Disposable Structs

E ainda em colaboração com as comunidades NetPonto, AzurePT e SharepointPT, respectivamente: 
 
  • BizTalk Server - Como funcionam os mapas - Continuação do artigo sobre princípios básicos dos mapas publicado na edição anterior
  • SQL Azure Federations na prática - Aprenda a implementar o padrão Sharding, que permite aumentar a escalabilidade de bases de dados de grandes dimensões.
  • Desenvolvimento em SharePoint 2010 - Parte 2 - Continuação do artigo anterior, desta vez saiba como desenvolver um sistema básico de logging

Mais informação

5
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 25/Set/2011 21:11 »
O Henrique - Vaurdan não é estudante universitário (pelo menos até este ano) e sempre foi aceite desde a primeira edição!

Eu também não referi lá que se era ou não (e por acaso até estou a estudar) e fui aceite no ano passado. Mas muitos amigos estudantes universitários que conheço, com muito mas muito menos cv do que eu, registaram-se e forma aprovados muito rapidamente (o que não aconteceu comigo). Além disso, alguns amigos programadores profissionais, foram aceites mais tarde (repescagem :) ) ou não chegaram a ser aceites.

Mas isto acho bem, até porque não podem controlar o que lá se coloca se é verdade ou falso, e devem escolher o público que mais lhe interessa. Nada contra!

6
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 25/Set/2011 15:40 »
Imagina se o evento estivesse em português, onde não havia convidados estrangeiros e nem sequer publicidade lá fora, que valor teria o evento? Quase nulo... Não é porque qualquer razão que o evento é só para as melhores bios...

Não sabes o que estás a falar pois não? Os convidados vêm se o evento estiver em Português, Inglês, Russo, Alemão ou em outra língua qualquer ... são pagos para isso.

Além disso não existem bons programadores e/ou apresentadores em Portugal? Eu tenho o prazer de conhecer vários e provavelmente os comentários sobre o que é em inglês é que bom
é por falta de participação em eventos deste tipo. Eu participo em eventos nesta área, cá e lá fora, à vários anos.

Quase nulo... Não é porque qualquer razão que o evento é só para as melhores bios...

Mais uma sem qualquer conhecimento de causa ... o público é seleccionado de acordo com determinados critérios, definidos pela organização, e não pelos conhecimentos técnicos. Por exemplo, um aluno universitário com alguns conhecimentos (mesmo poucos) na área é mais facilmente aceite para o evento do que um profissional com experiência.

7
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 25/Set/2011 12:05 »
São opções de cada organização... Mas faz-te assim tanta comichão ser em inglês?

Não, se tivessem pessoas que falassem bem inglês (o que em muitas sessões que vi não foi o caso).

Mas como já disse não são apenas as sessões mas sim tudo o que está à volta em Inglês. Isto sim não concordo, pois acho que querem mostrar elitismo e tentar criar um evento internacional  com 49 estrangeiros (quando a maioria devem ser convidados). 

Estamos em Portugal e se não têm orgulho nisso, podem muito bem fazer as maltas (como já disse porque não mudam o portal da Sapo para Inglês? Têm mais mercado certamente).

Por isto, pelo psedu-concurso (mais uma palhaçada), por sessões no palco principal muito más (a pior apresentação que vi até hoje em conteúdo http://codebits.eu/intra/s/session/122 ... perdi eu tempo a ver isto), etc, enquanto o formato continuar, não ponho certamente lá os pés.

Mas como disse de inicio, ainda bem que nem todos têm a mesma opinião e eu apenas quis deixar aqui a minha. ;) Deixei também esta opinião no questionário que enviaram e inclusive os meus contactos para envolver comunidades no evento para tentar dinamizar um pouco (sou administrador de uma e membro de outra). Mas não obtive qualquer resposta!


8
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 25/Set/2011 00:46 »
Em 700 pessoas no codebits o ano passado, 7% são 50

E 49 pessoas (já foi corrigido o calculo :P ) em 700 é significativo? Provavelmente a maioria dos 49 estrangeiros foram os speakers convidados (e pagos)

No maior evento nacional de programação do ano passado Microsoft - Techdays 2010, com mais de 1800 pessoas, TODAS as sessões (à excepção das apresentadas por oradores estrangeiros), foi na língua de Camões ;)

Mas não é o problema apenas das sessões ... é tudo: inscrições, site, sinalética no evento, apresentação do concurso onde nenhum estrangeiro participou (pelo menos do que vi), etc.

9
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 24/Set/2011 23:36 »
Alguém viu o WPLX hoje? tudo dito!

Ou o aniversário da comunidade NetPonto em que TODAS as sessões foram, como sempre, em Português (embora alguns nomes das sessões apareçam em Inglês)


10
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 24/Set/2011 23:31 »
Agora eu não entendo o porque de tanto barulho com isto, não existem eventos deste tipo em Portugal ...

Não? Olha, deve ser por isso porque não vês defeitos no Codebits, porque existem muitos eventos em Portugal, com apresentações em Português, com muito mais qualidade do que este.

11
Feliz Aniversário Comunidade NetPonto! 2 Anos!!

No próximo dia 24 de Setembro de 2011 a Comunidade NetPonto comemora o seu segundo aniversário, e convida todos os seus membros (e futuros membros) a vir celebrar connosco.

A Comunidade NetPonto realizou em Agosto de 2009 com a sua primeira reunião presencial, onde estiveram presentes pouco mais de 10 pessoas nas instalações de um hotel em Lisboa em pleno Sábado de manhã, com o objectivo de partilharem experiências relacionadas ao desenvolvimento de software na plataforma Microsoft .NET. A partir daí, continuamos a organizar reuniões mensais regulares e, dois anos depois, conseguimos atingir a marca de mais de 60 pessoas presentes em nossas reuniões, nas quais os membros apresentam e discutem temas propostos por si.

Nestes últimos dois anos conseguimos realizar mais de vinte eventos presenciais em Lisboa, dois em Coimbra, um em Vila Real e um no Porto, num total de mais de 60 apresentaçõesrealizadas, muitas delas gravadas em vídeo e que podem ser vistas a qualquer momento via Internet!

Crescemos em número, mas conseguimos manter sempre o espírito de comunidade aberta e onde todos nós podemos ensinar e aprender uns com os outros.

Esperamos continuar a crescer com o apoio de todos vocês, e que este tenha sido o segundo ano de muitos outros que virão!
 

23ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa

Para esta ocasião especial decidimos realizar um evento num formato diferente das nossas reuniões tradicionais, e contaremos com quase quinze oradores diferentes, todos eles membros da Comunidade NetPonto e que decidiram partilhar connosco alguns temas que conhecem e gostam, em pequenas sessões de 15 a 30 minutos no máximo.

Este evento será realizado no dia 24/09/2011 (próximo Sábado!), e para participar, precisa apenas efectuar o registo(grátis) de acordo com as instruções abaixo.

Agenda

09:45 - Recepção dos participantes
10:00 - Boas-vindas e Apresentação da Comunidade - Caio Proiete [MVP], Bruno Lopes
10:20 - What's New in Windows Azure Platform - Virgílio Esteves
10:40 - ASP .NET WebForms - TagMapping e a reciclagem / reutilização de aplicações - Nuno Gomes [MVP]
11:10 - FluentValidation: Build validation rules for your business objects - Luís Amorim

11:30 - Coffee-break gratuito (Bolos, salgados, sumos, etc...)

12:10 - Know your SQL Server: Dynamic Management Views (DMVs) - Vitor Pombeiro
12:30 - BizTalk Mapper: Como funcionam os mapas em BizTalk Server 2010 - Sandro Pereira [MVP]
13:00 - Quartz.NET - Agendamento de execução de tarefas - Vitor Paulino
13:20 - Cross-platform Mobile Development with C# - Andreia Gaita
13:40 - The Clean Coder: A Code of Conduct for Professional Programmers - João Manso

14:10 - Almoço gratuito (Pizzas!!!)

15:00 - Getting Async with C# 4.5 + Visual Studio 11 - Paulo Morgado [MVP]
15:20 - Criar uma aplicação Silverlight para Windows 8 - Paulo Aboim Pinto
15:40 - Introdução ao Exchange Web Services API - João Tito Livio [MVP]
16:00 - Formas de Herança em Javascript - Filipe Almeida
16:20 - Entity Framework "Code-First" - Vitor Tomaz
16:50 - Who needs Stored Procedures anyway? - Niko Neugebauer [MVP]

17:10 - Sorteio de prémios aos participantes

Nota: Com o apoio da Microsoft Portugal, teremos pizzas na hora do almoço (yay!) e todos os participantes são convidados a aproveitar este momento de convívio, se desejarem.


Registo / Inscrição

Para participar, basta efectuar a inscrição através do site http://netponto-lisboa-setembro-2011.eventbrite.com/.
A entrada é gratuita.


Mais informações: http://netponto.org

12
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 15/Set/2011 20:24 »
Acho que estas a ser bastante negativo...

1) Ninguem é obrigado a apresentar em Ingles, existiram sessões em Portugues!
2) Como se controla isso? Não se controla...
3) Isso concordo no entanto já foi prometido que este ano tentaram fazer melhor
4) Isso é assumido por todos e todos têm as mesmas oportunidades...
5) Nesse caso era impossivel existirem votações até estar toda a gente aceite para o evento...

Como disse é apenas a minha opinião e uma coisa é saber ler/falar em inglês, outra coisa é saber apresentar. Alguns que lá estiveram não sabem apresentar em português quanto mais em inglês.

E não são só as sessões ... os letreiros, as fichas de inscrição, etc, tudo em inglês, porquê? Para 7% das pessoas em que muitos são convidados/oradores?


Se a Sapo pensa tanto em internacionalização, porque não mudam o seu portal para inglês?


Apenas respondendo a alguns pontos:

1) São encorajados a apresentar em inglês e digo isto porque sei;
2) Colocando no palco principal apresentadores com credibilidade e não amadores
4) Se fosse assumido deveria ser dito publicamente e não referido com um evento de 48 horas de programação.
5) Podem escolher logo algumas e deixar o resto para votar. Já estão aceites bastantes pessoas à muito tempo (semanas) e ainda faltam alguns dias para o evento ;)

13
Eventos / Re: Sapo Codebits 2011
« em: 12/Set/2011 23:10 »
Já agora deixar aqui a minha opinião (que vale o que vale) sobre o evento do ano passado, e que este ano tem (parece-me) o mesmo formato:

Assim por alto como negativas (que me lembro agora):

1) 90% do evento em Inglês em Portugal, onde existem pessoas que não sabem apresentar em Português quanto mais em Inglês. Além disso tudo é em Inglês ... para quê? Para 7% de visitantes em que muitos até são apresentadores? Não entendo!

2) Sessões no palco principal (o único com condições) que nem deviam estar nos palcos secundários. Assisti lá a sessões muito muito más.

3) Palcos secundários quase sem lugares sentados e poucos também em pé, mau som e com bastante ruído das outras sessões/ambiente.

4) Pseudo-concurso de programação. Não é em 48 horas que fazes um trabalho como os muitos que lá são apresentados. Das duas uma: ou generaliza-se e assume-se que é um local de apresentação de projectos(alguns têm trabalho de meses ou anos) ou então no dia da abertura dão-se temas/API's, etc.

5) Sessões escolhidas por pessoas que nem vão assistir ou nem vão ao evento. Deviam escolher algumas sessões cujos temas fossem relevantes e/ou os apresentadores e dar oportunidade de escolha de algumas sessões aos membros aprovados.

Positivo:

1) Localização e espaço
2) Ambiente geral e o pessoal
3) Não se pagar nada e ainda se receber alguns brindes


É a minha opinião e por isso este ano nem lá ponho os pés!

14
Nenhum interessado?

Poderão haver valores envolvidos ou eventual troca de publicidade ... é uma questão de negociação!

15
Olá,

Se estás interessado em participar num projecto online de uma revista com forte divulgação a nível nacional e internacional e se tens bons conhecimentos de design/paginação, então contacta-me via PM para mais detalhes.

É um projecto gratuito de uma grande comunidade Portuguesa, com muito potencial e apoio de diversas empresas/comunidades nacionais, e que permite solidificar conhecimentos, apurar técnicas e melhorar nesta área(desing) a nível pessoal e profissional.

Será certamente uma experiência muito interessante e aliciante!

Fico a aguardar a vossa participação ;)

Páginas: 1 2