← UI & UX Design

Tendências do Webdesign para 2010

Lida 8003 vezes

Offline

miguel21op 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma


Em 2010 vai aparecer - ou acentuar-se - algumas tendências interessante no webdesign: imagens e caracteres grandes, scroll horizontal, minimalismo, etc.

A era das "coisinhas animadas" a saltar por todo o lado, menus e efeitos complicados para mostrar que o programador "percebe do assunto" já passou à história.

Os designers tomam agora conta do assunto até porque as ferramentas ao seu dispor são bastante desenvolvidas, embora muitas delas muito simples de usar (a propóstio já ouviram falar da revisão 3 do CSS?).

Exemplos interessantes destas novas tendências em termos de design podem ser vistas aqui:

http://redebiz.net/marketing/tendencias-design-paginas-web/
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O artigo é interessante apesar de eu achar que não apresenta grandes tendências. O aspecto aspecto de skecth (“esboço”) foi muito utilizado ao longo de 2009, a utilização dos espaços brancos, a busca pela simplicidade e facilidade na compreensão também não é propriamente uma grande novidade. Acho que o rolamento horizontal pode ser muito interessante e poderá ser utilizado num ou noutro aspeto de um website, mas o utilizador comum pode não reagir bem a este tipo de navegação, portanto é preciso ser bem pensado.

Há claramente uma tendência na web de se dar mais atenção à usabilidade, de simplificar de tornar tudo mais instintivo. Se isso implica mudanças radicais? Eu acho que não, até porque o utilizador comum não está disposto a lidar muito bem com elas. É verdade que muitos websites grandes de informação ainda cometem muitos erros e talvez durante o ano de 2010 simplifiquem mais as coisas, mas simplificar não significa mudar radicalmente, aliás o http://www.sapo.pt/ é um bom exemplo disso.
Offline

miguel21op 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Por acaso acho o site do Sapo muito tradicional em com uma estrutura de divisão dos espaços um pouco ultrapassada.

Alguns dos exemplos que se dão no texto do artigo parecem-me, esses sim, realmente inovadores e bastante bem conseguidos / criativos.

Se é verdade que algumas das tendências mostradas já vêm de trás (é sempre assim!), elas acentuam-se agora, outras são realmente novidade.

A ideia geral é realmente aumentar a usabilidade, dentro do conceito que no tempo presente se tem dela.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Por acaso acho o site do Sapo muito tradicional em com uma estrutura de divisão dos espaços um pouco ultrapassada.

Alguns dos exemplos que se dão no texto do artigo parecem-me, esses sim, realmente inovadores e bastante bem conseguidos / criativos.

Se é verdade que algumas das tendências mostradas já vêm de trás (é sempre assim!), elas acentuam-se agora, outras são realmente novidade.

A ideia geral é realmente aumentar a usabilidade, dentro do conceito que no tempo presente se tem dela.

Sim, mas o facto de tu achares o Sapo muito tradicional não implica que tenham realizado um mau trabalho. É ultrapassada para ti, mas para o utilizador comum não é, ele agora pode ir gradualmente adaptando-se a esse sistema. Sim tudo o que fizeram era esperado e talvez não tenham arriscado muito, mas não podemos observar do nosso ponto de vista mas sim do utilizador comum e se as mudanças fossem demasiado radicais talvez os utilizadores não as aceitassem bem.

Como disse algumas tendências mencionadas no artigo não são grandes novidade e as ideias inovadoras que viste apesar de serem originais isso não significa que serão bem aceites pelos utilizadores.
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

em relação ao scroll horizontal, aqui à uns tempos entrei num blog que em vez de ter os posts na vertical como todos os outros, tinha na horizontal, achei interessante e desinteressante, por um lado era mais fácil de ver os assuntos porque ao navegar na horizontal via-se a parte superior de todos os posts, por outro, acho que a pagina ficava demasiado grande, e com 2 grandes scrolls devido ao conteúdo dos posts fazer com que o site ganhasse comprimento na mesma, não sei se esta moda vai pegar muito.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O que é preciso ter sempre em mente é o utilizador final. Saber o que procura, o que prefere, o que mais gosta e o que não lhes faz falta ou até atrapalha mesmo. Salvo excepções (blogs pessoais por exemplo), o webmaster não cria um site para si mas sim para o seu público.

Assim por alto, não vi nada no link que me chamasse muito a atenção, mas se for mais útil e acessível para os utilizadores, apoio.
Offline

miguel21op 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Os exemplos dados no artigo acho que são óptimos exemplos em que a estética moderna e o aspecto funcional para o utilizador estão bem presentes.

Às vezes faz-se uma coisa só porque é moda, outras também a pensar no utilizador. Acho que nos casos dados isso foi tomado bem em conta.

Convem ainda dizer outra coisa: as páginas iniciais carregadas de animações em Flash, para além de serem muitas vezes lentas são uma nulidade em termos de SEO. E isto também é importante.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Convem ainda dizer outra coisa: as páginas iniciais carregadas de animações em Flash, para além de serem muitas vezes lentas são uma nulidade em termos de SEO. E isto também é importante.

É verdade ;) Por outro lado, não existe nada mais bonito e elegante que um site bem concebido 100% em flash (opinião pessoal).
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É verdade ;) Por outro lado, não existe nada mais bonito e elegante que um site bem concebido 100% em flash (opinião pessoal).

Acho que é uma questão de tempo até ao googlebot indexar flash... Estarei errado?!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Creio que estás certo, e espero que sim :)
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Sem dúvida que a nível de interactividade com os visitantes o flash é a melhor solução. Não sou webdesigner nem tenho conhecimentos para tal, mas como marketeer, as próximas tendências de webdesign baseiam-se em três aspectos: interactividade, personalização (Marketing One-to-One) e Experience Marketing (o site proporcionar algo de diferente ao internauta que o leve a divulgar aos amigos, familiares, conhecidos, ou melhor, no(s) seu(s) blog(s))!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu também gosto do flash, mas acho que está tudo relacionado com equilíbrio, ou seja, pode-se usar para uma ou outra animação sem grandes exageros.
Offline

miguel21op 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Nem todas as coisas que se colocam nos sites em Flash permitem interactvidade. Nos exemplos que estão no link - alguns super bem conseguidos  - só um usa o Flash e apenas para por uma pequena formiga a dizer qualquer coisa quando se passa com o rato por cima dela. Uma coisa com graça para chamar a atenção. E sem o rato por cima a animação nem aparece.

Quanto ao Google indexar o Flash, não estou bem a ver como a não ser através dos tags "alt" que não servem para grande coisa. O Google neste momento está mais preocupado em indexar as Redes Sociais...

Ainda no que respeita à interactividade as CSS (Cascading Style Sheets) [que são de graça!] são relativamente fáceis de usar e já permitem coisas muito interessantes, o que também se pode ver nos exemplos do link.

Em todo o caso o que é importante é a criatividade. Para mim a grande diferença é que os sites dantes estavam entregues aos progrmadores, agora estão nas mãos certas que é a dos designers.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Em todo o caso o que é importante é a criatividade. Para mim a grande diferença é que os sites dantes estavam entregues aos programadores, agora estão nas mãos certas que é a dos designers.

Não sei se concordo totalmente, também acho que que um website deve ser entregue a um designer, mas há todo um conjunto de conceitos e aspectos a ter em conta que lhe podem passar ao lado. Ou seja, os programadores têm uma visão diferente e valiosa, tal como os webdesigners, tal como os próprios utilizadores. Acho que hoje é muito importante nós termos diferentes perspectivas e a partir delas delinear o caminho a seguir.
Offline

miguel21op 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

A grande diferença é que hoje os web designers podem fazer o papel de programadores porque as ferramentas que estão à sua disposição são mais potentes  e de fácil acesso do que aqui há uns  tempos atrás.

Basta ver os exemplos do artigo.

Há um site de que não me lembro o link que faz um concurso mensal com páginas desenvolvidas apenas em CSS e HTML. É impressionante o resultado.

Dantes era preciso usar tabelas e não era qualquer um que conseguia fazer uma coisa bonita e com qualidade recorrendo a elas. Sim: na minha opinião ainda bem que cada vez são precisos menos programadores - como qualificação principal - para criar páginas. Vê-se bem no resultado.