← Conversa Geral

franchising

Lida 5421 vezes

Online

Karantalisca 
Membro
Mensagens 250 Gostos 21
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Fourth year Anniversary Level 4 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Boa noite a todos recentemente visitei a feira de franchising em lisboa no altice arena.
Achei muito interessante o franchising apesar de ter encontrado varias pros e contras.
Gostaria de discutir um pouco convosco este tema, saber as vossas opiniões se ja trabalham com franchising etc.
Obrigado e gostaria de criar aqui um bom topico de discussão.

Boa noite a todos, e viva Portugal.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Em que áreas tens interesse?
Há casos que compensa, outros não.
Online

Karantalisca 
Membro
Mensagens 250 Gostos 21
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Fourth year Anniversary Level 4 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Em que áreas tens interesse?
Há casos que compensa, outros não.
Por acaso fui pela curiosidade e achei interessantes algumas marcas e negócios que achei muito interessante, contudo alguns deles com um elevado valor de iniciação.
A minha questão que me coloco é se vale apena representar a telepizza ou se vale mais vale criar o karanpizza, ATENÇÃO quando disse telepizza refiro-me a outros tipos de marcas.
Gostaria de saber se alguém aqui trabalha em franchising para partilhar opinioes sugestões duvidas.
Obrigado.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Esse tipo de negócio há partida gera rendimentos por notoriedade da marca.
Mas atenção aos custos fixos.. Por ex num Centro comercial pagas uns 3 mil eur mês de aluguer de espaço + 3 funcionários...
Prepara uns 5 mil eur fixos mensais...é claro que num sitio bem.localizado pode facturar 1500 eur dia...mas para quem não tem  experiência e capital penso que podes optar por franchising  llowcost noutras áreas.
Online

Karantalisca 
Membro
Mensagens 250 Gostos 21
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Fourth year Anniversary Level 4 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Se pensar nisso seria em franchising low cost para puder evoluir a marca e ao mesmo tempo o meu conhecimento e experiência com baixo valor.
Acha que hoje em dia e melhor representar marca ou criar a nossa propria marca??
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Depende da área de negócio, da concorrência, localização, etc...
Se fosse eu fazia um estudo de mercado antes de me aventurar num negócio, qualquer que seja o valor a investir, depois então decidia se optava pelo franchising ou por criar marca própria.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

A resposta é como já aqui o disseram, depende.

Para mim a questão é até muito simples.

Primeiro o capital necessário. Não importa se é muito ou pouco, interessa sim a proporção que toma em relação à tua disponibilidade. Senão conseguires ter uma boa situação de tesouraria nos primeiros anos é esquecer, como qualquer outro negócio.

Em seguida análise de mercado. Um telepizza pode ser muito boa numa localidade onde não existam muitas outras pizzarias, nem takeways. Quem gosta de pizza muito facilmente vai preferir um produto mais tradicional. Outro aspecto a ter em conta aqui é o risco de abertura de concorrência a qualquer momento, ou seja o que é hoje bom pode não o ser amanha. Apenas falo de pizzas porque foi o exemplo que destes.

Por fim, o mais importante para mim. A única vantagem deste tipo de negócios é o conhecimento. Existem portanto áreas em que o conhecimento é facilmente obtido e não vejo razão para estar a pagar a uma marca. Investindo um pouco em ti consegues conhecer esse mundo das pizzas e desenhar o teu conceito de negócios, assim como altera-lo posteriormente. Se me falares de um modelo de negócio bastante inovador em que o conhecimento deles é o que gera o rendimento aí a coisa muda de figura.