Olá a todos.
Espero que se encontrem todos bem.
Venho pedir a vossa ajuda, pois isto tem sido um calvário.
Resumidamente, tenho um projeto online, cuja gestão é feita por mim e um colega meu. Somos os fundadores. Chama-se Echo Boomer e é um site que trata de Tecnologia, Lifestyle e Cultura.
No início, o projeto era para ficar somente a trabalhar na região do Médio Tejo, porém, com o passar do tempo, percebemos que iríamos perder imensas oportunidades se ficássemos a atuar somente pelo Médio Tejo. Então hoje em dia expandimo-nos para o restante mercado nacional e atuamos - com isto diga noticiar algo - em todo o país. Somos convidados para vários eventos, recebemos jogos para análise, temos críticas a filmes e séries, fazemos análises a equipamentos eletrónicos, etc. Portanto, o normal nos órgãos de comunicação. Estamos dedicados a isto de manhã à noite, sendo que o objetivo passar por tornar o projeto rentável.
O ano passado fomos apoiados por uma bolsa mensal do programa COOPJOVEM, sendo que este ano queremos ser apoiados por outra bolsa de apoio ao projeto, isto enquanto o mesmo não for sustentável.
Portanto, o problema: alojamento.
Começámos na Amen.pt, a conselho de um amigo, revelando-se uma má decisão. Comprámos um pack baratíssimo na altura, logo no início. Chama-se Hosting WordPress e tem um custo de 25€ por ano. Claro, baratíssimo, logo um péssimo plano para um site de notícias.
A coisa serviu para um ou dois meses, mas rapidamente o site ficava offline, muito lento e com constantes avisos ao nível de I/O. Farto da situação, fui à procura de um novo alojamento até que encontrei a WebHS. Olhei para o plano Linux HS @XS SSD e agradou-me. Saí da Amen e lá fui para a WebHS. Entretanto mudei o tema Wordpress para um mais recente.
A coisa parecia estar resolvida. Já não havia problemas de disco, o site estava mais rápido. Contudo, ao longo dos meses fui-me apercebendo que o site ficava diversas vezes offline, lento e com problemas no carregamento. Basta irem ao site para verificarem que não só não aparecem várias imagens, como também não aparecem publicidades. Tudo isto faz com que eu esteja a perder dinheiro, e também leitores, uma vez que, estando o site lento, há menos interesse, e o próprio Google não destaca tão bem o site a nível de SEO, apesar de utilizarmos todas as técnicas e ajuda do Yoast. Apesar disto, temos valores interessante a nível de PA (Page Authority) e DA (Domain Authority).
Posto isto, estou descontente com o serviço e quero mudar de alojamento. É óbvio que não existem alojamentos perfeitos, mas quero encontrar o melhor em termos de qualidade/preço. Pesquisando, acabei por dar de caras com o site Hostingfacts, que recomendou uma série de alojamentos. Vi todos eles, cheguei a estar inclinado para o Hostinger, mas rapidamente percebi que existem muitas fake reviews sobre o serviço.
Vi e vi diversas opções e estive sempre muito indeciso, até que lá me decidi pelo Standard Plan do WordPress Cloud Hosting fornecido pela Hostgator. No carrinho, dizem eles, é um pack que tem o preço habitual de $215.40, mas, como tem um desconto de 129$.24, ficou somente a 86.16$. Bom demais? Talvez.
A Hostingfacts diz que é um plano que suporta 200 mil visitas por mês e que tem 150GB de espaço, apesar de que, na Hostagator, falarem em espaço ilimitado. Não sei é o que eles querem dizer com 2X Relative Computer Power.
Este é o plano em questão:
https://www.hostgator.com/promo/hostingfacts Comprei na quinta-feira, por volta das 18h. Minutos depois pedi o processo de migração. Horas depois – sim, horas – responde-me um indiano a dizer que o processo podia demorar até 72 horas a estar completo e a perguntar se eu aceitava que instalassem os plugins wordpress para fazer a transição. Eu disse que sim.
Na manhã de ontem, às 8h, um novo indiano pergunta-me novamente se aceito que instalem plugins para o processo de migração. Respondi às 10h a dizer que aceitava, sim.
E foi isto. Entretanto não houve mais updates ao ticket, já que o mesmo continua em estado “open”, e continuo aqui com o site no mesmo alojamento. Não sei se já se fizeram alguma coisa ou não, ninguém me informa de nada.
Já o chat não é nada de extraordinário, muito menos em tempo real. A primeira vez que fui ao chat estive 10 minutos à espera que alguém viesse, e a pessoa que estava a falar comigo demorava imenso a responder. Muito mau.
Ontem fui ao chat novamente, esperei novamente 10 minutos e lá apareceu uma rapariga, que desta vez respondia mais rápido, mas que me disse, basicamente, para esperar, uma vez que estava dentro das 72 horas previstas.
Pergunto, isto é normal? Parecendo que não já vão fazer 48 horas desde que adquiri o serviço e até ver nada se passou.
Estou desiludido. Como já puderam perceber, tanto eu como o meu colega somos inexperientes nesta matéria de escolher o alojamento mais indicado para as nossas necessidades.
Ainda somos um site pequeno e, como tal, não geramos rendimento suficiente para que possamos viver disto. Contudo, o site já se paga a si próprio muito facilmente. Neste caso, e neste momento, gostaria de encontrar um plano que me ficasse em cerca de 120€ por ano, no máximo. Estamos a crescer todos os meses. Este mês devemos terminar com cerca de 35 mil utilizadores ativos.
Posto este começo de má experiência com o Hostgator, estou inclinado para pedir um refund e avançar para outro serviço.
Algum que me recomendem? Essencialmente preciso de velocidade e de um disco SSD com boa capacidade. Como temos novos conteúdos todos os dias, o disco fica cada vez mais cheio, além de recebermos vários emails por dia, muitos deles pesados, daí a necessidade de um bom armazenamento.
Desculpem o longo texto/desabafo, mas a questão do alojamento tem sido complicada desde o início.