Mais uma anedota do Facebook: bloquear uma página por causa do dia das mentiras

Lida 1120 vezes

Ora... por onde começar...

No dia 1 de Abril, dia das mentiras, resolvi fazer 2 artigos no meu site que eram "fake news", mas que se tratava apenas de brincadeira do dia das mentiras e estavam claramente identificados como sendo brincadeira no final dos artigos.

Hoje recebo uma mensagem do Facebook a dizer que perdi o acesso à monetização dos Instant Articles. Já revi tudo o que havia a rever e cumpro todas as regras. A única explicação possível é que foi por causa dos artigos do dia das mentiras.

Já apelei e recebo uma resposta automática a negar o recurso e nem sequer consigo explicar que era uma brincadeira do dia das mentiras.

Patético...

Jóni Oliveira

Administrador
Fake news é fale news para todos os efeitos e independentemente do dia.

spykerGM

Beta tester
Não é por ser 1 de Abril que existe uma excepção...
"Desde que no final dos artigos meta que era brincadeira está tudo bem..." :)
Após falar com as pessoas certas, o problema ficou resolvido.

Um conselho a todos os que têm problemas com a falta de comunicação do Facebook: se quiserem ser ouvidos, paguem! Tenham uma "business account" e paguem publicidade de vez em quando. Vão ter acesso a um chat do Facebook para falar com os técnicos. Foi o que me valeu neste caso.

KnowTheGuy

Beta tester

Sem duvida, o Facebook como era dia 1 de abril, pensou em alterar as regras e bem, mas espera ai quais serão as regras para o dia 25 de abril no facebook? Insultar, publicar conteúdos inapropriados, nudez? O Facebook deve deixar, como é 25 de abril..


Bem hoje como é dia 25 de Abril vou fazer phishing e gamar umas contas bancarias.

Infractor: Não entendo porque, mas fui apanhado porquê sr. agente?
Agente: Porque cometeu um crime!

Infractor: Oh sr. agente com todo o respeito, mas era dia 25 de abril! Dia da Liberdade!
Agente: Precisamente por isso, tenho a liberdade de o prender.
Vocês não estão a perceber a essência da questão:

Não se trata de respeitar ou não respeitar regras. Trata-se de bom senso. Trata-se da necessidade de ter alguém humano a verificar as acções decididas por um algoritmo ou, pelo menos, melhorar esse algoritmo.

Há uns meses atrás o Facebook eliminou permanentemente uma página portuguesa de humor porque recebia constantes avisos de "ódio" por parte das "supostas vítimas" desse humor.

Há 1 ano atrás perdi uma página com 400 mil fãs porque um lunático com inveja criou inúmeras contas falsas e desatou a fazer denúncias ao Facebook.

De qualquer das formas, isto serviu-me para perceber que tenho que arranjar origens diferentes de tráfego para o site.

Quanto à vossa solidariedade e compreensão... muito obrigado.