← CMS - Gestores de Conteúdos

(Ajuda) Criação de Forúm

Lida 2837 vezes

Offline

Geon Tavares 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Boa tarde pessoal, acredito que eu esteja na categoria correta. 

Preciso de uns conselhos.

Eu possuo um blog. Clube dos Homens, que está ficando um tanto conhecido, 120.000 visitas por dia/ 300.000 seguidores no Facebook e por aí vai.. Utilizo o blogger, até então, tudo bem, penso em passar para o Wordpress futuramente mas n é o foco.

Eu estou a meses com a ideia de criar um forúm. Visto que o Clube dos Homens tem um assunto focado no "crescimento pessoal" e etc, a ideia de membros compartilharem ideias e projetos de vida é muito interessante.

Mas não querendo prolongar, vou ao X da questão.

Eu queria saber, qual plataforma vocês aconselham? SMF? vBulletin?  Ambos eu teria que contratar um servidor e etc.
E pergunto ao senhores...  Um servidor de forúm? Qual aconselham? Preço médio.. visto que provavelmente terei umas 1.000 pessoas simultâneas. Porque só no blog, eu tenho por volta de 3.000 em horário de pico.


Outra, não sou experiente em nada. Quem estiver experiência e tiver disposto a me ajudar. Podemos fazer um orçamento e tudo mais. Só quero por essa projeto pra frente.

No quesito de montar o fórum, layout, configurar no servidor. tudo isso.

Desde já obrigado!
Abraços. 
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá Geon Tavares,

Antes demais pergunto-te, tens a certeza que criar um fórum é o passo certo para o teu projeto? O teu público está recetivo a isso?

Hoje é particularmente difícil atraíres pessoas a participar num fórum quando existem as redes sociais, como o Facebook, construídas em plataformas muito mais evoluídas tecnicamente e com um nível de interação com o utilizador imbatível.

Todos os fóruns de uma maneira ou de outra se ressentiram com a ascensão do Facebook e só os mais robustos sobreviveram, aqueles que são suportados por grandes comunidades com anos de existência. Tu estás a falar de criar algo do zero, pois apesar de teres um grande público no blog, nada te garante que o mesmo público vá aderir e participar assiduamente no fórum.

(Uma sondagem prévia ao teu público sobre este assunto pode dar uma ideia da participação que vais ter).

Como alguém me disse há uns tempos, todos os fóruns precisam de um blog, mas nem todos os blogs precisam de um fórum. Tendo sido dito há uns anos atrás, atrevo-me a dizer que hoje, praticamente nenhum blog precisa de um fórum, mas é somente uma opinião pessoal.

Se ainda assim quiseres avançar, deves apostar essencialmente na inovação. Dou-te o exemplo do fórum da MOZ, o Q&A (http://moz.com/community/q). Apesar de terem uma enorme plataforma e consequentemente um grande público por trás, precisaram inovar para que o fórum subsistisse. Se visitares, reparas que a estrutura do fórum não é clássica e que os utilizadores são recompensados com um sistema de pontos consoante a qualidade e rapidez das suas respostas, pontos esses convertidos posteriormente em benefícios, para se sentirem incentivados a participar.

Isso, e ter grandes experts na matéria a participar diariamente, caso contrário não desperta interesse. No fundo, um utilizador só participa se vir que tem valor, que pode atingir o seu objetivo, seja aprender, divertir-se ou outro.

Posto isto, no meu ponto de vista a melhor plataforma gratuita é o SMF, apesar do seu desenvolvimento lento, continua acima da concorrência. Agora, em termos de plataformas pagas existem alguns CMS interessantes, no qual destacaria o xenForo.

Por fim, e apesar de uma transição destas dever ser feita com cuidado, penso que com um público tão grande deves pensar seriamente em mudar para alojamento e domínios próprios, plataforma Wordpress para o blog e o fórum, se instalares, dentro do mesmo domínio (ou subdomínio do principal para separar um pouco as águas em termos de SEO).

Bónus: http://www.maistrafego.pt/criar-comunidades-online-a-teoria

Sucesso!