← Desenvolvimento

Estudo - Compra de fãs no Facebook

Lida 2125 vezes

Offline

Webito 
Membro
Mensagens 300 Gostos 0
Feedback +7

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas malta!

Atualmente encontro-me a fazer um estudo sobre a compra de fãs virtuais no Facebook. Vê-se cada vez mais "empresas" a vender estes fake fãs e o maior problema é que há cada vez mais pessoas/marcas/empresas a comprá-los. É um tema polémico e que obviamente não é divulgado nem assumido por quem os compra.

Gostaria de saber a vossa opinião das vantagens que este método traz para as páginas do Facebook. Porquê é que há tanta gente a comprar estes fãs?
Será só por causa da manipulação das estatísticas? Em que aspecto isto poderá beneficiar (sem penalizar outras variaveis) as estatisticas e o engagement?
Pode aumentar as vendas?
Pode aumentar a credibilidade de uma pagina ao ver-se que existem milhares de fãs?

Qual é a vossa opinião sobre este tema?
Este debate seria importante para mim, pois encontro-me a fazer um estudo sobre ele. Como frequento este forum há muitos anos sei que há aqui bons profissionais e gostaria de saber a vossa (verdadeira) opinião.

Um abraço e obrigado!  :+trafego:
Offline

Catalyst 
Membro
Mensagens 162 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Isso só serve de facto para atrair aqueles que "comem com os olhos" e que pensam que a página é melhor por ter mais fãs e então estão mais tentados a clicar "gosto" por essa razão, no entanto da maneira que anda o alcance das páginas no facebook por estes dias nem os fãs reais são rentáveis quanto mais os fakes, para mim isso é lixo.
Offline

whatsupp 
Membro
Mensagens 137 Gostos 7
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Depende muito do projecto em questão. Se eu tiver um página no facebook sobre uma loja ou qlq outra coisa em que o objectivo seja vender um produto ou serviço, nunca por nunca ia para os fake fans. De nada adianta ter 50.000 fans se não vão converter. Prefiro gastar um pouco mais e utilizar o faceads e ter os fans devidamente segmentados e consequentemente aumentar a taxa de conversão. Torna-se mais lucrativo dessa forma.

Mas também não sou contra a compra desses packs de fans. E também não digo que melhorem muito o conhecimento da marca, mas pode atribuir algum "estatuto"(?) à página para quem vê uma página com bastantes likes. E depois vem a questão... para quê tantos gostos na página se depois não há interacção na mesma?

Mas será interessante ver as diferentes opiniões.

Offline

Webito 
Membro
Mensagens 300 Gostos 0
Feedback +7

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não és contra a compra de packs porquê? No que é que isso poderia beneficiar-te?

Será que existe um rácio de fãs virtuais vs fãs reais que possa vir impulsionar as páginas, trazer credibilidade, aumentar a visibilidade e até a sua partilha?


Depende muito do projecto em questão. Se eu tiver um página no facebook sobre uma loja ou qlq outra coisa em que o objectivo seja vender um produto ou serviço, nunca por nunca ia para os fake fans. De nada adianta ter 50.000 fans se não vão converter. Prefiro gastar um pouco mais e utilizar o faceads e ter os fans devidamente segmentados e consequentemente aumentar a taxa de conversão. Torna-se mais lucrativo dessa forma.

Mas também não sou contra a compra desses packs de fans. E também não digo que melhorem muito o conhecimento da marca, mas pode atribuir algum "estatuto"(?) à página para quem vê uma página com bastantes likes. E depois vem a questão... para quê tantos gostos na página se depois não há interacção na mesma?

Mas será interessante ver as diferentes opiniões.


Offline

whatsupp 
Membro
Mensagens 137 Gostos 7
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Não és contra a compra de packs porquê? No que é que isso poderia beneficiar-te?

Será que existe um rácio de fãs virtuais vs fãs reais que possa vir impulsionar as páginas, trazer credibilidade, aumentar a visibilidade e até a sua partilha?



Não sou contra, mas não quer dizer que os use ou que encontre algum beneficio neles.

Agora também depende se estamos a comprar fans que vêm da India, Iraque, etc. Ou se o fans são todos ou maioritariamente de Portugal. Se for a segunda opção já pode existir algum beneficio.