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Sazonalidade no AdSense?

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apaulo 
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Volta e meia a minha receita AdSense tem uma queda mesmo do tipo "catrapum" de um dia para o outro.

Por exemplo, até há pouco tempo tinha receitas na ordem dos 8 a 10 EUR por dia (num site de tráfego 96% português).

No início desta semana deu um "catrapum" para 2 a 3 EUR e, nos dois últimos dias foi de respectivamente 0,10 EUR e 0,43 EUR. O CTR caiu cerca de 50%.

Primeira hipótese: Será que por esta altura do Verão os anunciantes suspendem ou deixam de colocar publicidade fresca no AdWords? Se assim, for, isso faz sentido que os utilizadores, ao ver a mesma "velha" publicidade, não cliquem nos anúncios... mas será isso uma explicação válida?

A queda em 50% do CTR justifica parte da perda de receita, mas a alteração de tráfego no site não justifica o resto da queda, pois embora tenha baixado (a malta está na praia!), não deu um tombo assim tão grande...

Segunda hipótese: Se a primeira hipótese for verdadeira, então agora começam a surgir no AdSense anúncios cujo PPC no leilão AdWords é mais baixo.

Qual é a vossa experiência? Existe sazonalidade no AdSense?
Relembro que estou a falar de AdSense em sites de tráfego PT... este raciocínio perde validade para tráfego internacional.

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SEO 
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Mais do que ser português ou japonês, este raciocínio só pode ser válido se verificarmos o assunto abordado. O tráfego não caiu 50%?
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raugusto 
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Sim, existem variações a vários níveis:

1. Provocada pelo Adwords. Um simples anunciante parar uma campanha ou esgotar o plafond durante o mês ou o próprio dia, pode fazer baixar a segunda maior licitação (que é a que conta) e assim fazer baixar o preço por click. As campanhas estão também mais complexas, os anunciantes podem retirar anuncios ao fim de semana ou exibi-los a determinadas horas do dia. Se percebes como funciona o sistema de leilão do adwords, podes verificar que pode haver grandes diferenças.

2. Provocada pelo comportamento dos utilizadores. Tipicamente quem clicka nos anuncios vem na sua maior parte dos motores de busca, Assim, uma diminuição do trafego pode baixar os ganhos. O facto de os anuncios se repetirem também tira interesse a potenciais "clickantes". Andar num site de carros e só aparecerem anuncios de toques de telemoveis ou de paginas amarelas não tem interesse.


PS: o teu raciocinio não perde validade no trafego internacional. O que se passa é que há muitos mais anunciantes e muitos mais milhoes de utilizadores, que nem todos estão de ferias ao mesmo tempo.
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apaulo 
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Mais do que ser português ou japonês, este raciocínio só pode ser válido se verificarmos o assunto abordado. O tráfego não caiu 50%?

Como referi:
A queda em 50% do CTR justifica parte da perda de receita, mas a alteração de tráfego no site não justifica o resto da queda, pois embora tenha baixado (a malta está na praia!), não deu um tombo assim tão grande...

A redução de tráfego andou pelos 20%
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apaulo 
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A minha chamada de atenção para o tráfego PT é porque estou a analisar o impacto do fenómeno "Verão" em Portugal.

PS: o teu raciocinio não perde validade no trafego internacional. O que se passa é que há muitos mais anunciantes e muitos mais milhoes de utilizadores, que nem todos estão de ferias ao mesmo tempo.

Como sei que são muitos os Webmasters aqui presentes que gerem sites em inglês para captar utilizadores de todo o mundo, referi a invalidade para sites de tráfego internacional (leia-se que não venha esmagadoramente de um só país), pois como referes nesse caso este fenómeno dilui-se... motivo pelo qual restringi o raciocínio a Portugal.


Mais do que ser português ou japonês...
Noutros países pode acontecer sazonalidade por este motivo (férias em massa) ou outro... mas não me interessa, pois o que trabalho é o mercado português.

Mas não responderam à pergunta... sentem esta sazonalidade nos vossos sites de tráfego maioritariamente PT?
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raugusto 
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claro que respondi.

A resposta é sim e expliquei as razões.