← Conversa Geral

Uma "idade ideal" para isto. Existe?

Lida 15498 vezes

Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na vida, começas por aprender a andar e a falar. Quando entras para a escola começas por aprender o básico, o abc e o 1+2. Vais avançando e vais começando a aprender coisas mais complexas e as disciplinas vão começando a puxar mais por ti. Com o básico já podes tirar o secunário ou um curso profissional. Com o secundário podes ir para a faculdade ou tirar cursos técnicos/formação. Aos 16 entras em bares e discotecas e aos 18 já podes conduzir (16 pra motas). E por aí em diante...

E para aprenderes a criar sites e entrares neste "mundo"? Vender e comprar coisas, fazer negócios online... Confiam assim (negócios, trabalhos, etc) em alguém que tem 13 ou 14 anos?

Depois ainda temos as pessoas de fora que pensam que "isto é fácil", porque têm um sobrinho de 12 anos que sabe fazer ou porque o irmão mais velho sabe mexer em Photoshop, whatever...

Apeteceu-me criar isto. Talvez até arranjar aqui discussão e controvérsia.

PS: Asturmas é excepção.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A primeira vez que fiz dinheiro na internet foi com um blog de aplicações para N73, cheguei a fazer 250€ num mês na altura... Tinha 14 anos... Vendi cerca de 10 reviews pagas aqui neste fórum, mais uns tantos banners... Se acho que existe idade? Não, de todo... O que falta é pessoas a dar o exemplo em cima, que criticam por tudo e por nada, quando podem ter nas mãos muito potencial.

Mas muitas vezes as críticas vêm na altura certa. Se não fossem uns bans nesta comunidade, uns insultos, umas zangas, neste momento não estaria a fazer o que faço e não seria feliz como sou nesta actividade em "part-time".

Por isso, não existe idade ideal.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Acho que não há idade ideal. Quanto mais cedo se aprender melhor.

O problema é que não há muita criança responsável... começar um blog hoje e fecha-lo amanha, vir para fóruns fazer spam e mandar calar quem percebe alguma coisa do assunto... Registar um .co.cc e vender por 1 euro... pedir patrocinios e nem saber o que quer fazer... dexar mesages tip sms xD /o... epá, tanta coisa que acho mal... muitos não pensam, querem a papinha toda feita. Por isso é que existem criticas ;)
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

conheço pelo menos 3 casos de Portugueses que iniciaram entre os 13 e 15 anos e que nunca tive problema em lidar com eles. Hoje, essas pessoas continuam a desenvelver um bom trabalho.

É melhor começar nesta idade, mesmo cometendo erros do que não começar...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É melhor começar nesta idade, mesmo cometendo erros do que não começar...

Ora nem mais...
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não existe idade para nada! Há quem aprenda a conduzir aos 10, há quem seja profissional no motocross/football/ou outro desporto qualquer com apenas 10 ou 14 anos. Nisto é igual.

Claro que a mentalidade vai ser diferente, mas alguns até tem mais mentalidade que adultos! Eu comecei aos 16, tenho 18 agora, e sei o que evolui neste tempo. Agora olhando para trás, parecia uma criança... Mas isso não quer dizer nada! ;)

EDIT:
Ai está, quanto mais cedo melhor! Chega aos 16/18 já é um excelente webmaster! Temos o exemplo do Asturmas, a personalidade dele ainda é de uma pessoa de 18 anos(ou 17, não sei), mas quando é relacionado com o trabalho é uma pessoa diferente, já parece ter os seus 20 e tal.
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu com 13 já tinha uma "grande" página para a altura....

Deixei-me "disto" e agora 10 anos depois está a voltar o "bichinho"...

Não será questão de idades, mas de maturidade, conhecimento e responsabilidade...
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desde que não tenha comportamentos infantis até podem começar aos 10.

O que interessa é que sejam responsáveis e espertos o suficiente, porque nem todos são como os que Celso Azevedo, esses devem ser desprezados.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não acho saudável, começarem muito cedo... ha idade de esmurrar os joelhos e partir a cabeça a joga à bola... há idade para agarrarem-se aos livros... negócios na web, dinheiro e afins é coisa que deve vir mais tarde...

não saltem etapas da vossa vida, isto não anda para trás...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não acho saudável, começarem muito cedo... ha idade de esmurrar os joelhos e partir a cabeça a joga à bola... há idade para agarrarem-se aos livros... negócios na web, dinheiro e afins é coisa que deve vir mais tarde...

não saltem etapas da vossa vida, isto não anda para trás...

Sempre consegui consiliar tudo... com sucesso! Ciência e tecnologias média de 18.1, grandes amizades feitas em desportos, alguns negócios na web e dinheiro suficiente... É uma questão de nos dispormos a fazer determinadas coisas! ;)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Idade ideal é um conceito que pouco ou nada me diz. Existe sim uma idade em que é mais fácil de assimilar e relacionar informações (aka aprender) e uma outra idade em que isso não é assim tão simples, porque de uma forma muito mal explicada, morrem mais neurónios do que os que nascem. É o ciclo da vida e acontece a todos.

Só levo em consideração a idade em situações previstas pela lei, onde existe uma barreira entre o menor de idade e o maior de idade.

A vantagem de se começar cedo é que se ganha experiência e também se cresce com isso. Quando um jovem tem um projecto sério em mãos, ganha responsabilidade, maturidade, isso é bom para si próprio e para o seu futuro como pessoa.

Depois há um facto incontornável: há pessoas com maior e menor capacidade, com maior e menor empenho, com maior e menor responsabilidade. Mas isso, acontece em qualquer idade, seja com 10, 20, 30, 40, 50, etc etc...

Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Concordo em tudo com o spec. Se para começar a trabalhar precisamos de ter no mínimo 16 anos (e ainda tem que ser em part-time, se não me engano) porque é que para iniciar uma "carreira" na Web e começar a entrar nestes negócios de venda e compra de publicidade, dominios, etc começam mais cedo ou pretendem começar mais cedo? Como o spec disse, não saltem etapas da vida. As pessoas têm idade para crescer e devem fazer as coisas mais "adequadas" à sua idade. Não queiram crescer depressa demais ou "serem adultos antes do tempo".

Claro que podem abrir o Photoshop ou o Dreamweaver e porem-se a brincar. Mas até que ponto é de confiança entregar trabalhos fazer negócios com pessoas de tão tenra idade? Por vezes dou por mim a pensar que muitos de nós, formados ou a formarem-se na área, com muita ou alguma experiência, perdemos clientes porque existe o "tal sobrinho de 12 anos que sabe fazer sites".

O meu comentário no outro tópico, que entretanto foi apagado (acho bem) não foi, ao contrário do que o BlueEagle pensa, desrespeitoso. Eu cá acho que rídiculo (como já disseram) e também desrespeitoso é ver crianças ou pré-adolescentes chegarem aqui ou a outro lado e fazerem desta área uma coisa "fácil" aos olhos dos outros. Uma coisa do tipo "qualquer um faz sites, aprende-se em 2 dias".

Quanto ao comentário que fiz, acho que por vezes não faz mal nenhum abrir um pouco os olhos ao pessoal. Só faz é bem. Se podem começar desde cedo nisto também podem começar desde cedo a perceber como é a vida. Mais uma vez, não gostei de ver uma pessoa a crer aprender "tudo" num tópico de fórum que eu e muitos de vezes aprendem ou aprenderam em curos de centenas (ou mesmo milhares) de euros, anos de escola e faculdade, meses ou anos de estudo e leitura, etc.

E foi muito nessa linha que abri este tópico.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tópico limpo, mantenham-se on topic, sff!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Talvez não exista uma idade, mas sim uma maturidade necessária para começar. Nós temos homens feitos a trabalhar na web que fazem um péssimo trabalho e putos novos a trabalharem muito bem, portanto não acho que seja um problema. O que a meu ver o que é necessário, é que o jovem adolescente que pretenda começar nisto dos negócios online tenha princípios porque isso sim é o que falta cada vez mais não só na web, mas na sociedade. Venham daí os miúdos adolescentes, não tenho grandes problemas, se forem miúdos porreiros, honestos e que queiram trabalhar de forma séria então são uma mais valia para todos.

Mas atenção ao que o Spec diz e muito bem:


não saltem etapas da vossa vida, isto não anda para trás...

Que por outras palavras avisa para que não se metam no mundo dos mais velhos de forma percipitada, vocês têm tempo, acima de tudo divirtam-se e desfrutem daquilo que fazem, até porque é assim que muitas vezes aparecem bons projetos.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que essencialmente é preciso talento para a coisa, mas também dificilmente vou empregar um puto de 15 ou 16 anos para trabalhar comigo. Com essa idade devem andar a estudar e a aprender e a fazer trabalhos amadores, só depois é que devem pensar em termos profissionais.