← Conversa Geral

Clickjacking Facebook e Forçar Likes

Lida 16817 vezes

Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Viva,
Já alguém se apercebeu que nos últimos tempos há dezenas de novos sites na plataforma WP que estão a usar um método extremamente chato que através de plugins (Wordpress Like Locker, ....) "te obrigam a gostar da página para veres o conteúdo/vídeo" e depois há aqueles que usam uma janela de aviso com um X para fechar, mas ao clicares no X estás a fazer like numa página qualquer... (sem saberes) ou seja clickjacking.

Gostava de saber até que ponto isto é ético e se o facebook pode apagar páginas destas?
Offline

DJPRMF 
Membro
Mensagens 13 Gostos 2
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter

Boas,

É contra os Termos do Facebook.
O "forçar" o gosto, e pior ainda com o ocultar o mesmo, é contra os termos do facebook, podendo levar ao bloqueio da URL e/ou à eliminação de páginas associadas.

Infelizmente é cada vez mais comum essa prática, e o melhor é mesmo reportar.
Pessoalmente, quando aparece algo deste tipo é logo no "X" da aba... Quem coloca estes plugins não vê que não é assim que vão ganhar popularidade, mas pronto... :P
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá André,

Em primeiro lugar, não é ético. Eu até tolerava as janelas de 30 segundos para fazeres like, porque compreendo que os webmasters têm de sobreviver. Mas isto chegou a um ponto de tal ganância que a luta pelos próximos trocos leva a engenhos e truques que nunca se assistiram em nenhuma outra rede social ou rede de partilha de conteúdos. A vontade de ser mais esperto que o Facebook apodera-se dos preguiçosos que sentados com o rabinho no sofá pensavam que o Facebook era a forma de os fazer milionários.

O Facebook pode (e provavelmente vai) apagar uma página dessas. Mas com alguma pressão da parte do criador da página, esta volta ao ativo mais cedo ou mais tarde. A resposta do Facebook foi diminuir o alcance das páginas para contribuir para o fim do SPAM. Esta medida apenas veio piorar a situação.

Gostaria de te recomendar que te mantenhas longe do negócio sujo que é gerir sites sem valor nenhum para os promover no Facebook e ganhar trocos à pala de utilizadores menos experientes: este negócio felizmente vai acabar, mais cedo ou mais tarde. O método, caso o queiras experimentar, é extremamente simples:

1. Regista um domínio QUALQUER (até pode ser istoespam.com)
2. Instala o wordpress e um Like Locker
3. Instala um template sem qualidade e com o máximo de publicidade que lhe consigas encaixar
4. Coloca um video de um cão a perseguir um gato e coloca como título: "CHOCANTE, VÊ COMO OS DONOS REAGEM À MORTE DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO"
5. Coloca como descrição "Limitaram-se a filmar! És capaz de ver até ao fim? Clica no play em baixo" (claro que em baixo está um banner)
6. Gasta 10€ a promover o site
7. Profit
8. Vê o domínio ser banido do facebook
9. Repete a partir de 1

Provavelmente vais ganhar 500€ ou 600€. Até que te apercebes que o tempo gasto a criar este "negócio" podia ser aplicado a criar algo sustentável, com valor para o visitante e rico em informação útil. Vais ficar frustrado por o Facebook ter banido tudo, sempre que ouvires nas notícias "nova rede social" as pernas vão tremer e quando uma empresa de afiliados não te quiser pagar pode alegar perfeitamente a falta de qualidade do tráfego.

Resumindo e concluindo: não é ético, o facebook pode apagar e não é útil.

Um abraço,
Diogo
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Fogo, Não tenho interesse nenhum nesse tipo de "negócios", apenas fiz o post porque realmente fico muito chateado como utilizador do facebook com este tipo de sites e é só ver no meu feed de noticias os meus amigos a "partilhar ligação A" ou a "gostar de ligação B" e depois vou ver o que é e pimba mais um site chato sem conteúdo nenhum e sempre com o mesmo theme e método de "ataque", o que me leva a crer que é sempre a mesma "seita" que faz estes sites. Perguntei porque fico ainda mais chateado quando sou vitima de facebook clickjacking, tenho gosto em página que nem sequer sabia que existiam, e provavelmente vou começar a denunciar ao facebook este tipo de atitudes.
Offline

onfree 
Membro
Mensagens 174 Gostos 2
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Se não me falha a memoria o único tipo de site que conheço que fazem bastante disso são os de humor.
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Se não me falha a memoria o único tipo de site que conheço que fazem bastante disso são os de humor.
Sim a maioria é sites desse género.
Offline

rsdev000 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 7
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Esse tipo de sites parecem cogumelos e a concorrência parece ser muito aguerrida.

É compreensível que quem publica diariamente esses conteúdos queira ser recompensado mas "obrigar" os utilizadores a "gostar" da página apenas para ver um vídeo, que na maior parte das vezes não tem interesse nenhum, não é a forma mais correcta.

Como o Diogo Pinto escreveu, é aceitável janelas de alguns segundos antes de ver o conteúdo. Também aceitaria uma janela a sugerir que "gostasse" da página mas que me permitisse fechar e ver o conteúdo.

O que faço?
Em dispositivos móveis fecho a janela imediatamente.

No PC, por vezes, clico no botão do plugin do browser que permite anular esses "like lockers" e vejo o conteúdo.
Se não me agrada ser obrigado a "gostar" de uma página, esses webmasters deveriam saber que há forma de contornar essas técnicas manhosas. De certeza que também não lhes deve agradar que pessoas vejam os conteúdos sem "gostar" da página.

Por último, já denunciei páginas como spam ao Facebook.
Esta parece-me ser a melhor atitude. Se todos fizéssemos isto, esses senhores mudavam de estratégia.

Cumprimentos a todos.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Por último, já denunciei páginas como spam ao Facebook.
Esta parece-me ser a melhor atitude. Se todos fizéssemos isto, esses senhores mudavam de estratégia.

Sim, mas quem devia estar na linha da frente para eliminar o spam no Facebook era o próprio Facebook, o que não parece estar a ser o caso. Só banir domínios que praticaram clickjacking é como só combater incêndios depois deles estarem acesos - ninguém te impede de ires acender mais um.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

...

Houve mesmo muita gente a fazer dinheiro assim. Hoje em dia nem por isso. Já disse isto tanta vez mas convém repetir, tudo o que é fácil tende a deixar de funcionar a longo prazo.
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Houve mesmo muita gente a fazer dinheiro assim. Hoje em dia nem por isso. Já disse isto tanta vez mas convém repetir, tudo o que é fácil tende a deixar de funcionar a longo prazo.
Eu acho que actualmente há mais, como disse o rsdev000, parecem cogumelos, não quero exagerar mas todas as semanas aparecem no meu moral novos sites/páginas com esta técnica... Mas tenho a ideia que estas páginas estão a ser projectadas por algumas páginas maiores, basta fazer uma pequena pesquisa... A longo prazo também não me parece que seja uma solução viável...
Offline

Maracuja 
Membro
Mensagens 110 Gostos 21
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Fifth year Anniversary 100 Posts Level 5 Apple User Mobile User Quick Poster Level 4 Windows User Super Combination Combination

Quase tudo que seja videos publicado no feed de noticias é tudo para esses sites para além de porem um titulo enganoso na maioria das vezes.. Um titulo que faz as pessoas ficarem curiosas e no entanto vao partilhar mesmo antes de verem o video já que não há outra solução.. e assim angariam milhares e milhares se for preciso por dia... mas pronto.. não sei o que há a fazer..
Offline

kongming 
Membro
Mensagens 183 Gostos 4
Feedback +7

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Ultimamente também tenho visto cada vez mais no feed. Até tive que instalar a extensão "I'd like to confirm" para Chrome.
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Ultimamente também tenho visto cada vez mais no feed. Até tive que instalar a extensão "I'd like to confirm" para Chrome.
Obrigado pela dica, acabei de instalar ;)
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Se toda a gente fosse como eu, esses sites não teriam nem UM ÚNICO seguidor.
Offline

UnderSiege 
Membro
Mensagens 248 Gostos 11
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Concordo com o que dizes.. Mas se ganhas 500€ por video.. nao é lucrativo?
É mais etico que branqueamento de capitais e fugas ao fisco.
Ps: Eu tiro sempre o like dessas paginas ahahah