← Conversa Geral

Entrada do Facebook na Bolsa

Lida 4297 vezes

Offline

max88 
Membro
Mensagens 248 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Visto ainda não ter visto nenhum tópico no +t sobre este acontecimento histórico do mundo online, decidi lançar o assunto para o ar.
Para quem seguiu em directo na CNN, deu-se hoje a entrada do Facebook no índice do NASDAQ.

Algumas citações importante:

Citar
É um fenómeno sem precedentes na Bolsa. A entrada do Facebook no Nasdaq, o índice tecnológico da Wall Street, provocou uma corrida desenfreada às ações da empresa. Só nos primeiros 30 segundos de negociações foram dadas 82 milhões de ordens de compra e ao fim de meia hora já ultrapassavam os 150 milhões, sendo que os títulos não são nada baratos.

Durante a Oferta Pública de Venda (OPV) as ações valiam 38 dólares.

Mas a procura foi tanta que rapidamente chegaram aos 45 dólares.

Depois começaram a descer. E já voltaram a subir.

São precisos agora vários dias para se perceber se a cotação vai estabilizar acima ou abaixo do preço de colocação para se aferir o sucesso desta mega operação.

Com a entrada em bolsa prevê-se que o Facebook fique a valer cerca de 100 mil milhões de dólares.

É uma das maiores OPV de sempre.

A rede social pode ficar a valer mais no mercado que empresas como a Ford, a Yahoo ou a Disney.

Citar
É uma das maiores operações de sempre no mercado de capitais. O Facebook começa hoje a ser cotado na bolsa de Nova Iorque. A maior rede social do mundo começou num dormitório universitário e vale agora mais do que o empréstimo da "troika" a portugal.

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt


Esitive a acompanhar as notícias e muitos analistas afirmam que com a entrada do Facebook na bolsa, Mark Zuckerberg acaba de "vender" parte da empresa aos accionistas, juntamente como os mais de 900 milhões de utilizadores actuais desta rede social. Como é de duvidar, estes deverão querer recuperar o investimento pelo que será uma pressão suplementar para o Facebook, o que poderá levar a empresa a tomar novas medidas para rentabilizar ao máximo o Facebook.

O que acham que poderá mudar com a introdução do Facebook na Bolsa?

Alguém chegou a investir na compra de acções? Pois tendo em conta a valorização que as acções sofreram logo nos primeiros minutos, hoje muita gente deve ter ganho dinheiro.
Ou então, poderá ser mais uma boia especulativa?

Comentem e deixem a vossa opinião.  :grin:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Offline

Coffe Things 
Membro
Mensagens 347 Gostos 3
Feedback +7

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Level 5 Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

http://www.google.com/finance?q=NASDAQ%3AFB montanha russa

Está nos 38, como no inicio...

Sorte daqueles que venderam nos 45$  :grin:
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Eu entraria se o valor de mercado da empresa rondasse os 65-75 mil milhões de dólares (~25-28$ por acção). Com um IPO a 100 mil milhões, parece-me que a fasquia já está mesmo muito elevada.

De notar que:

Facebook - Mkt Cap. 109 Billion - http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:FB
Google - Mkt Cap. 195 Billion - http://www.google.com/finance?q=NASDAQ%3AGOOG

... quando se pensa no Google e no Facebook, será que se fala de uma diferença entre ambas de apenas 75%?
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu entraria se o valor de mercado da empresa rondasse os 65-75 mil milhões de dólares (~25-28$ por acção). Com um IPO a 100 mil milhões, parece-me que a fasquia já está mesmo muito elevada.

De notar que:

Facebook - Mkt Cap. 109 Billion - http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:FB
Google - Mkt Cap. 195 Billion - http://www.google.com/finance?q=NASDAQ%3AGOOG

... quando se pensa no Google e no Facebook, será que se fala de uma diferença entre ambas de apenas 75%?

Porque não?
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Olhando para os lucros do Google vs Facebook em 2011, o Google fez 10x mais. O Facebook está a crescer neste momento mais que o Google, mas quando o Google tinha a idade actual do Facebook crescia ainda mais rapidamente.

Não duvido que seja uma acção que venha a valorizar bastante a longo prazo. Simplesmente me parece que já está presente no custo actual da acção as previsões de ganhos e manutenção da aceleração do crescimento para, pelo menos os próximos 2 anos, o que talvez impeça que esta suba significativamente nos próximos meses / ano podendo mesmo descer nos próximos dias.

Vamos a ver, parecendo que não hoje chegou a ser comprada a mais de 13% dos 38$ sugeridos o que revela o quão desejadas são.
Offline

FoxMulder 
Membro
Mensagens 104 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Bono Vox será o músico mais rico do mundo
O vocalista dos U2 viu o seu investimento capitalizar. Bono Vox tem uma participação na empresa, através do fundo de ‘private equity' Elevation Partners, que ficará avaliada em 1,35 mil milhões de euros caso as acções entrem a 38 dólares em bolsa. Em 2009 comprou essa posição por 90 milhões de dólares. Vai ultrapassar o ex-Beatle Paul McCartney como o músico mais rico do mundo.

- Como as ações ficaram pelo IPO 38$ vejam o que este senhor ganhou....


Na minha opinião acho excessivo o valor para não dizer absurdo. Vejam estas situações:

- O Facebook chega ao mercado com rácios de avaliação que indiciam que o preço é bastante caro face ao sector. O valor a que entrará em bolsa será 16 vezes superior às receitas, o que compara com o valor de mercado do Google, que é 4,3 vezes superior às receitas.

- O abrandamento no crescimento das receitas. No último trimestre as receitas tiveram, pela primeira vez, uma queda face aos três meses anteriores. Desceram 6,5%.

- A estratégia de publicidade ainda não está afinada, o que levou a General Motors a deixar de pagar anúncios no Facebook.

Não sei de vocês trabalham com ppc mas eu dou-lhes uns belos cobres todos os meses.. e acho uma vergonha as ultimas atualizações que eles fizeram ao matarem o CPM. Atualmente o cpc está muito mais caro que antigamente.

PS: por este caminho muitos a seguir à GM se seguiram...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

50% no arranque? Eu nao sou analista e achava isto impossível..

http://pcguia.sapo.pt/2012/05/21/oferta-publica-do-facebook-foi-um-fiasco/
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Os 50% já estão presentes no valor da acção antes do IPO :lol:

Vamos ver o que acontece hoje, já que os bancos não vão estar lá para segurar a acção nos 38$.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pois... E vamos ver o que vai cair a quando da decisão sobre os processos em tribunal sobre privacidade..
Offline

Rui Quintas 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Um Português investiu um milhão no Facebook, como se pode ver aqui no Jornal de Negócios...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=557793&pn=1  :superlol:
Offline

FoxMulder 
Membro
Mensagens 104 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Um Português investiu um milhão no Facebook, como se pode ver aqui no Jornal de Negócios...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=557793&pn=1  :superlol:

Diz-me por favor que hoje é 1 Abril LoOoOoOoOL Coitado mais um enganado... lolol
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

quem investe na bolsa sabe que pode ganhar mas também perder. Este tipo de investimento só faz sentido a longo prazo.

Embora o tombo esteja a ser grande, só o futuro dirá se foi ou não um bom investimento.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não sei do que se riem. Se vocês soubessem tudo, estariam ricos...

É um investimento, cada um faz a sua observação. Só no "fim do dia" é que se sabe quem é que tinha razão.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

12% e continua a descer...está na altura de dar a ordem de compra...