← Conversa Geral

MaisTrafégo sem actividade?

Lida 1351 vezes

Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 459 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Boa noite, já conheço este forum a algum tempo no ínicio teve a sua gloria, cresceu e hoje chegou ao que chegou.. gosto muito deste fórum no entanto vejo que ele esta a "morrer" em termos de actividade, algo têm que ser feitos meus amigos..

Este forum é excelente, não o deixem morrer.. de forma alguma.. Têm muito por onde crescer, é só pegar nas cordas e arramar-las que de certeza irão voltar a ser o que eram, isto é.. terão mais actividade

O certo é que o SMF em termos de SEO, é horrível.. por tanto a Administração já pensou em "migrar" para XenForo ou IPB?
Não sei digo eu.. o SEO Conta muito para a actividade  do fórum e não só..

Os posts começam a ser bem poucos.. antes tinha muito mais actividade!
O meu comentário não pretende julgar nem criticar ninguem da staff, mas acho que poderíamos levantar isto!
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Se fores verificar já foi aqui muito falado esse assunto, de lá podes tirar as tuas ilações. A nível de SEO não precisa de muito, porque tem afluência e visitas, o que não tem é participação dos usuários que passam por cá só a absorver informação. Eu tenho acompanhado o fórum desde anos atrás e a nível de SEO está igual, se naquela altura tinha atividade e não tem agora não se deve a isso como deves concordar. Eu acompanhei a descida  na participação, uma forte descida ocorreu quando foi alterado o layout e reestruturado o fórum, mas a descida mais drástica ocorreu quando foi transformado o marketplace, porque uma grande parte dos posts eram de negócios, a apresentar algo para venda/troca/parceria/trabalho,etc. A diferença par agora é que não é possível colocar comentários ou perguntas públicas na zona de negócios (marketplace) e muitas dessas questões são colocadas por privado (pm ou email).
Ora pensemos um pouco, se existem imensos sites a explicar como fazer as mais diversas coisas relacionadas com criação/gestão/manutenção de sites, a informação está mais espalhada e aumentou muito a "concorrência".
Como havia pessoas a reclamar que entravam no site e só viam tópicos do marketplace, sobre negócios e porque também havia protestos pelos offtopics que nasciam dentro de anúncios de negócios no marketplace, a administração tomou medidas e alteraram o formato do marketplace, além de deixar de aparecer os tópicos de negócios na lista de últimos tópicos. Isso juntamente com o que mencionei antes de os users deixarem de poder colocar questões em resposta aos tópicos de negócios iniciados provocou uma queda drástica na participação.
A questão é: será que foi a melhor opção? Será que ter uma área de negócio como antigamente não favorecia o fórum? Será que que o marketplace atual é melhor do que o que existia anteriormente?
Há sites internacionais similares ao +trafego que te continuado a crescer e a zona do fórum com mais atividade é a zona de negócios, tal como era aqui no +trafego. Para não ser uma opinião atirada para o ar, dou o exemplo do site forobeta.com que é muito parecido com o +trafego mas é espanhol, quem entra nele percebe o destaque que é dado ao marketplace, que é o que mexe o fórum.
Quais as desvantagens do marketplace atual do +trafego:
1- os usuários tem que fazer perguntas por privado e certamente se repetem muitas perguntas e respostas, que sendo colocadas publicamente no tópico daria para dissuadir dúvidas a nível global em vez de apenas a 1 usuário.
2- Facilita as burlas, porque apesar de antigamente haver pessoas a queixar-se de que havia users a "tentar estragar os negócios" a verdade é que muitas vezes colocavam em evidência pontos de vista que um usuário inexperiente pode não ter capacidade de o fazer e acabar por "ser enganado".
3- Complica a interação dos interessados e aumenta muito o uso exagerado de PMS
4- Agrava a participação e aumenta a falta de atividade.
5- Dificulta o feedback, causa transtornos de pessoas que licitam e detém um  negócio mas acabam por não o efetivar

Não será o marketplace a JOIA DA COROA que o +trafego devia avivar? Existem milhentos sites e fóruns sobre criação de sites, dicas seo, dicas de programação, tutoriais relacionados, etc, Mas quantos há em PT com um marketplace como tinha o +trafego? Quantos há em PT onde se vende e compra sites/domínios/conteúdo/fanpages abertamente como ocorria aqui?
É certo que também havia pessoas a ser enganadas, mas em nenhum lado é possível evitar 100% as pessoas de más intenções.
Deixo a perspetiva PESSOAL de um velho usuário e cada um que tire as suas ilações.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

@kurtmix os pontos que levantas em relação ao Marketplace são pertinentes sem dúvida.

O que eu penso é que o abrandamento do +tráfego em relação a anos anteriores tem de ser colocado em contexto. O fórum foi criado num contexto bem diferente do atual. Numa altura em que "trabalhar na web" ainda era algo obscuro e o acesso à informação restrito e privilegiado.

Como tenho andado a rever alguns tópicos antigos esta é uma noção cada vez mais clara para mim. O nosso fundador, fpware, criava tópicos de informação que hoje se diria básica (no sentido de a podermos encontrar em todo o lado) e essencialmente não havia nada melhor. Era automaticamente uma referência porque no +tráfego encontravas aquilo que não havia em mais lado nenhum. Para além disso tinhas uma comunidade relativamente pequena (e por isso mais unida), numa época em que os fóruns eram as melhores plataformas comunitárias da web e havia tanto, mas tanto por descobrir, que todos os dias no +t eram interessantes.

Ora o que temos hoje? Milhentos blogs com toda a informação que necessitas para criares e otimizares os teus projetos, redes sociais que te permitem em tempo real ter dúvidas respondidas e acesso ainda a mais informação, ferramentas que te permitem escrutinar os mercados, a concorrência e te dão possibilidades quase ilimitadas de completares uma tarefa ou obter alguma vantagem competitiva. Tens uma web onde os velhos truques são isso mesmo, velhos truques, onde o teu sucesso depende menos daquele segredo que tu e poucos sabem e mais do trabalho e dedicação que estás disposto a aplicar para conseguir resultados.

Claro que as coisas tinham de ser diferentes. O mundo pula e avança como dizia António Gedeão.

Com isto não quero dizer que o +tráfego não tenha sido vítima de erros próprios, que não podia estar melhor. Mas é preciso ter claro que o papel do fórum hoje nunca poderia ser o mesmo de outros tempos. O próprio conceito de fórum está ultrapassado quando comparado com um Facebook. Pessoalmente acho que o +tráfego vai conseguir capitalizar o sucesso e influência que teve ao longo destes anos e criar algo novo e interessante, exista vontade e disponibilidade para isso. Seja mais focado em Marketplace ou outra coisa. Mas os tempos de nos "sentarmos à volta da fogueira" e descobrir o mundo novo da web são coisa do passado.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

É isso Carlos Gandra, no fundo a dita "Era dos fóruns" já passou, não querendo dizer com isto que os fóruns não tenham utilidade, mas tal como dizes estamos noutra época e com as redes sociais tão expandidas, assim como o enorme volume de informação espalhada por blogs e sites, os fóruns acabaram por ter pouca participação.
O que eu referi sobre o marketplace é o que vejo noutras comunidades internacionais onde participo e todos devem concordar que a nível PT o +trafego é o que mais se aproxima a sites como o que referi forobeta.com entre outros internacionais.
Nesse forobeta tem outra coisa no marketplace que se poderia aplicar ao +trafego que é o sistema de filtragem de novos negociantes, ou seja, apenas deixa criar tópicos de negócio os usuários com alguma antiguidade na comunidade, isso ajuda a evitar que venha um usuário criar uma conta a correr para vender banha da cobra aqui, como acontece na maioria das tentativas de "fraude", que são feitas por usuários acabados de chegar que quase sempre apenas criam conta no fórum para isso.
A falta de atividade é genérica, eu estou presente em diversas comunidades e noto isso em todas, mas como referi antes, o marketplace pode fazer a diferença, não é necessário focar tudo no maketplace, mas a forma como estava antes acredito que seja mais cativante à participação. Para exemplificar um pouco mais vou dar outro exemplo, o fórum soywebmaster.com que é também espanhol, tem vindo a sofrer o mesmo que o +trafego mas num grau ainda pior, porque eles também colocaram o marketplace para segundo ou terceiro plano, focando-se mais em dicas SEO e SEM, isso foi a queda da comunidade durante mais de 1 ano sempre a cair, recentemente eles perceberam isso e voltaram a dar um pouco mais de valor ao marketplace, mas já foi tarde por que outras comunidades cresceram muito e arrastaram para lá os users.
Os administradores não podem adormecer à sombra da bananeira a deixar o fórum escorregar, porque quando acordarem a comunidade já pode estar num estado irreversível.
Fica o conselho desinteressado para quem o quiser aceitar.
 :+trafego:
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Nada de anormal....