← Arquivo

[Artigo em Preparação] Webmasters, freelancers, crise...

Lida 3112 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá,

Pegando na deixa do Jerson:
Isto é um fórum de webmasters e por vezes parece que se perde demasiado tempo a discutir temáticas que não se dominam do que a discutir realmente temáticas relevantes para a área. Vamos fazer a nossa parte, auxiliar os webmasters e aspirantes a webmasters a ganharem cada vez mais dinheiro de forma a que consigam melhorar as suas vidas.

Acho que era interessante criar um artigo com dicas e sugestões para freelancers e webmasters, a melhor forma de se combater a crise sendo empreendedor, criando projectos, fortalecendo os que já existem, subir os rendimentos, etc etc.

Agora que estamos em crise e se fala muito no bicho papão (FMI), formas de "passar ao lado" de tudo isto e conseguir uma estabilidade profissional (que pode ser em casa em frente ao pc) e financeira (idem) são bem-vindas. Claro que não pretendo de maneira algum fazer um artigo a vender sonhos ou a competir com multanis ou faustinos, é mais do género, foquem-se, empenhem-se e façam algo em vez de se limitarem a dizer que isto tá mau. Um incentivo!

Dada alguma falta de tempo gostaria de ter um ou outro co-autor para este artigo, e que pode ficar creditado igualmente no blog com este plugin.

Vamos a isso? ;)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É uma boa ideia, eu alinhava se já não tivesse num artigo já ao tempo. Vou ver se acabo rápido e dou uma ajuda.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu durante a minha apresentação na Conferência referi uma "ideia de negócio" para os Produtores que se calhar não é muito pensado por parte destes..

Posso "escrever" sobre isso.. Isto é.. ser pró-activo na produção de conteúdo..
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Fica aí a minha contribuição para um post "arrebita cabelo". Vejam se está de acordo com a linha editorial do +t (a minha escrita por vezes pode não se adequar... :D) e postem o veredicto.

Se preferirem não publicar, na boa. Mando-o para o meu blog que está a ficar com teias de aranha.

+cj7


Contra os Canhões, Marchar, Marchar!

Crise, FMI, juros, dívida, défice, Sócrates, Passos, Portas, Cavaco, Louçã, Jerónimo, eleições, ajuda externa, bancos, resgate, falência, tachos, cunhas, recibos verdes, precariedade, manifestações, greves...

Tanto ruído e tão pouco controlo individual sobre o que gera o mesmo...

Muda-te a ti e o mundo mudará para ti. / Jim Rohn

Os nossos outputs dependem dos nossos inputs. Por outras palavras, os nossos resultados dependem das nossas acções concentradas e persistentes, assim como de todas as influências que gravitam à nossa volta.

Qualquer processo tem inputs e outputs:
- Com leite (input) fazemos manteiga (output).
- Com azul e amarelo fazemos o verde.
- Com um espermatozóide e um óvulo fazemos um filhote ou uma filhota (ou então sai-nos o jackpot: Gémeos :D).

Fácil, certo?

Temos inputs e temos outputs.

Então com estes inputs que nos influenciam todos os dias (crise, FMI, juros, e o resto da imensa lista de ruído...), qual é o output resultante?

Todos somos diferentes mas, regra geral, o resultado andará perto da falta de motivação, perda de tempo a discutir "coisas" sobre as quais temos muito pouco controlo (ou nenhum) e ineficiência / falta de produtividade decorrente dos pontos anteriores e da má alocação generalizada de todos os outros recursos que controlamos e que são inerentes a cada um de nós (tempo, energia, dinheiro, conhecimento e contactos).

O que fazer para mudarmos e o mundo mudar para nós?

1- Determinar os outputs pretendidos

Pensar e responder à questão:
Quais são as minhas metas e objectivos pessoais, profissionais e financeiros a curto, médio e longo prazo?

É incrivel como a maior parte das pessoas é capaz de se comprometer durante 30 anos (longooo prazo) para comprar uma casa, mas dificilmente sabe indicar dois ou três objectivos para cumprir nos próximos 12 meses ou 3 anos.

E se temos dificuldade em dizer quais são os outputs pretendidos para a nossa vida, como vamos saber quais os inputs que necessitamos e aos que devemos dar importância?

A resposta é simples:

Hmmmm... não sabemos!

Apenas vamos aceitando os inputs que nos vão fornecendo, ainda que na maior parte das vezes não passem de ruído.

Por isso devemos definir o que queremos, reafirmá-lo sem receios e actuar para que aconteça. Esta atitude é fundamental para que o mundo que nos rodeia mude perante os nossos olhos.

Por outro lado, conhecendo o que pretendemos atingir (output) prepara-nos para uma "aterrizagem" bem sucedida.

Os aviões, antes de levantarem voo, definem uma rota. Se não o fizessem, certamente não levantavam (como acontece com uma boa parte das pessoas) ou então, mais tarde ou mais cedo, despenhavam-se (como acontece com uma pequena parte - cada vez maior - das pessoas) ou ainda, aterrizavam em qualquer lado minimamente plano e com o mínimo de obstáculos (escolhas fáceis, quem as não escolheu...aqui estão a maior parte das pessoas).

2- Seleccionar os inputs adequados

Se sabemos para onde vamos e onde queremos chegar, sabemos minimamente o que precisamos para lá chegar.

E mais importante ainda, sabemos o que não precisamos.

Para chegarmos a qualquer lado em termos pessoais, profissionais ou financeiros, por pouco ambicioso que seja, não precisamos de ver todos os prós-e-contras deste país, assistir a todos os jogos de futebol, ver todos os filmes, jogar todos os jogos de computador, etc.

Tudo isto são inputs prescindíveis para atingirmos os nossos objectivos e sem dúvida que a televisão é um dos maiores impecilhos da sociedade contemporãnea.

Facto:
Se reutilizarmos eficientemente 4 horas por semana durante um ano, ganhamos 200 horas.

Se pensarmos que um mês de trabalho tem aproximadamente 160 horas, troquemos estas 200 horas pelo salário que costumamos receber, se for o caso, e já podemos ver o potencial nesta alteração de inputs.

Utilizemos estas 200 horas para iniciar novos projectos ou melhorar projectos existentes, adquirir novos conhecimentos ou reforçar os existentes, ou estabelecer novos contactos e re-estabelecer os existentes. Certamente o output destes inputs será distinto daquele proveniente de todo o ruído que nos rodeia.

4 horas por semana são fáceis, muito fáceis, de ganhar e isto apenas eliminando o desperdício televisivo:

- se vemos telejornais (que duram pelo menos 1 hora), vejamos somente os primeiros 30 minutos. O restante conteúdo, na maior parte das vezes, é para "encher chouriços". A não ser que tenhamos um talho, não precisamos desse input. ;)
Se virmos um telejornal por dia, poupamos 3,5 horas por semana. Se virmos os dois habituais (ao almoço e ao jantar), poupamos 7 horas por semana... 350 horas por ano! 8)

- se vemos jogos de futebol (esta doi :D), vejamos somente a última meia hora. O resultado é que conta e a não ser que seja a final da champions ou uma decisão importante, o que é que 90 minutos mais um quarto de hora de anúncios acrescentam ao nosso output? Nada.
Em alternativa, podemos sempre acompanhar o jogo com uma leitura diagonal do ebook / curso / tutorial que está a ganhar pó digital nos nossos discos rígidos.

Mas os inputs televisivos são apenas uma parte do que podemos eliminar / minimizar.

Que tal reduzir as idas ao café para metade? Que tal eliminar as "pastagens" nos shoppings ao fim de semana, que para além de tempo, nos levam também dinheiro gasto em coisas prescindíveis? Que tal reduzir as conversas sobre coisas que não controlamos?

Imaginemos o poder de tamanha alocação de recursos nas coisas certas e que nos levam, estas sim, em direcção e no sentido dos nossos planos e objectivos...

3- Agir com focus e persistência

Com os outputs definidos e os inputs seleccionados, "só" temos de agir com focus e persistência.

Os resultados chegarão a seu tempo e contribuirão para um incremento exponencial e sinergético nos nossos recursos (tempo, dinheiro, energia, conhecimento e contactos). O aumento dos níveis destes recursos representará a mudança do mundo que nos rodeia.

Ao fazermos isto estamos a assumir a responsabilidade pela nossa vida e deixamos de fazer parte da grande maioria que culpa os outros e as coisas que não controlam pelo seu insucesso.

Certamente estão a pensar: "Olha este artista cheio de moral...". Sim, eu também estou no grupo que precisa de aderir MAIS a esta perspectiva e provocar pequenas alterações imediatas que resultarão, tenho a certeza, em grandes mudanças a médio e longo prazo.

Por mim, está decidido. Que se lixe o Sócrates, o Passos e ruídos adjuntos. Vou arrumá-los no fundo da minha lista de inputs e dar-lhes uma importância minimalista apenas para formar a minha opinião política e realizar os devidos actos de cidadania.

No topo dessa lista ficarão apenas os inputs que realmente preciso e posso controlar para atingir os outputs que QUERO atingir.

Quanto ao FMI, para mim passará simplesmente a querer dizer: Férias em Maio em Ibiza.

E tu? Vais fazer um esforço por mudar ou vais ficar à espera que o mundo mude por si?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Antonio, isso é já um post. Coloca-o no blog, que eu meto umas imagens e formato e está feito :D
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Grande António! ;)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

 :cool:

No meu blog pessoal aqui do +t?
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

No meu blog pessoal aqui do +t?

Na homepage: www.maistrafego.pt/wp-login.php ;)

EDIT: Peraí que já vi que não tens conta. Já recebes um mail
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

:cool:

No meu blog pessoal aqui do +t?

Não, na página inicial.

Já estou a tratar disso...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Okapa ;)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Feito
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Feito

Não faças nada, que eu ja la tinha posto o artigo, e já estou a acabar de formatar...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Já está.

Agora, é só colocares alguma coisa no campo da biografia no perfil do wordpress. E se achares que está bom, é publicar.