← Conversa Geral

Ajuda e opiniões sobre curso de Analista programador de informática

Lida 8145 vezes

Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Olá a todos,

Gostava de saber e ouvir opiniões vossas sobre um curso que estou tentado a fazer de analista programador de informática no INEPI - Lisboa.

Devo dizer que tenho o 12º ano que não é da área de informática, no entanto, de algum tempo para cá interesso-me e tenho brincado com programação e por isso gostava muito de aprender e seguir uma profissão nessa área porque é algo que gosto muito e dá-me gozo.

A questão aqui é saber se o curso, cujo conteúdo está na imagem em anexo, é bom para aprender as bases, se vale a pena pagar cerca de 1500 € e se este curso tem alguma saída profissional ou pelo menos ser reconhecido pelas empresas ?

Agradeço a todos as vossas opiniões.

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nunca na vida essas horas chegam para aprenderes algo, para isso pega nos 1500€ compras um pc novo e usa o google para procurares tutoriais, com tudo o que está descrito ai o que vais no fundo aprender é "que existem".

180h para aprender html asp java e php? e mais 190h para aprender visual basic e vb.net e especialmente segurança de sistemas?

Naa... Guarda o dinheiro.. ficas melhor servido.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Aprendes MUITO mais sem sair de casa ou gastando dinheiro sem duvida.

De qualquer maneira gostava de ver alguém a ensinar programação sem começar pelo inicio (algoritmia)...
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Nunca na vida essas horas chegam para aprenderes algo, para isso pega nos 1500€ compras um pc novo e usa o google para procurares tutoriais, com tudo o que está descrito ai o que vais no fundo aprender é "que existem".

180h para aprender html asp java e php? e mais 190h para aprender visual basic e vb.net e especialmente segurança de sistemas?

Naa... Guarda o dinheiro.. ficas melhor servido.

Agradeço a tua opinião, mas lendo os tutoriais do Google (coisa que já fiz várias vezes) não consigo uma certificação e ao fazer um curso tenho alguém ao meu lado para me dizer se estou a fazer certo ou errado.

Aliás, se alguém conhece em Lisboa algum curso ou alguma forma de aprender a programar e web design, etc., melhor do que aquela que apresentei, agradeço que me indiquem
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pois, só se for mesmo para teres algo a certificar que "sabes", no entanto esses certificados cada vez valem menos para quem está a contratar.

Desconheço certificação a decorrer neste momento.
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Estes cursos servem sobretudo para fazer curriculum e aprender bases, saires a dominar o alvo do curso que tirares, como deves calcular não vai acontecer.

Neste mercado cada vez mais competitivo, ter formação em cv é mais valia, e sou da opinião que vale a pena investir, mas também te digo que não vale a pena investir em tudo, certificações Oracle, Cisco e Microsoft tiradas na "fonte" através de parceiros valem ouro no teu cv, mas são carissimas.... eu tenho 3 certificações Oracle, e a minha empresa da altura largou mais de 6 mil euros, são muito caras.

Essa pelo valor que é sinceramente não me parece que vás tirar grande retorno disso.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na minha opinião neste área apenas certificações Microsoft, Cisco e afins, o resto é lixo.
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Na minha opinião neste área apenas certificações Microsoft, Cisco e afins, o resto é lixo.

Inclui lá ai Oracle sff :)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Inclui lá ai Oracle sff :)
Eu diisse e afins :)
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu diisse e afins :)

Mas não podes tratar Oracle com esse termo, é antes... Oracle e afins  :cool:
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Estes cursos servem sobretudo para fazer curriculum e aprender bases, saires a dominar o alvo do curso que tirares, como deves calcular não vai acontecer.

Neste mercado cada vez mais competitivo, ter formação em cv é mais valia, e sou da opinião que vale a pena investir, mas também te digo que não vale a pena investir em tudo, certificações Oracle, Cisco e Microsoft tiradas na "fonte" através de parceiros valem ouro no teu cv, mas são carissimas.... eu tenho 3 certificações Oracle, e a minha empresa da altura largou mais de 6 mil euros, são muito caras.

Essa pelo valor que é sinceramente não me parece que vás tirar grande retorno disso.

Obrigado pela vossa opinião, ajuda-me bastante. De facto, aquilo que pretendia era mesmo criar bases para recomeçar a licenciatura em informática, porque devo dizer que frequentei um semestre e senti tremendas dificuldades e andar a pagar propinas e não ter aproveitamento é complicado nos dias que correm.

Sei perfeitamente que as certificações da Microsoft, Oracle ou Cisco são valiosíssimas no mercado profissional mas também bem caras como dissestes, exemplo do centro de formação Rumos que tem esses cursos que rondam os 5 mil Euritos.

O que eu pretendia para o próximo ano lectivo era não me inscrever na Universidade e ir tirar um curso, ou vários, onde pudesse ficar mais bem preparado e com maiores bases para, aí sim, recomeçar a licenciatura e ao mesmo tempo enriquecer o curriculum.

O que é que vocês fariam ?  Será que valia a pena gastar 2 ou 3 mil euros numa certificação Microsoft, Oracle ou Cisco sem ter grandes bases de programação ? Ou começar por um pequeno curso de 40/50 horas de programação ?
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Vou-te dizer o que faria no teu lugar, que aliás foi que fiz na minha altura de estudante universitário.

Em vez de ires gastar euros em cursos enquanto estás na universidade, vais mas é trabalhar(como diz o outro) em paralelo com os estudos. Enriqueces cv e ganhas bem mais conhecimentos do que com qualquer outro curso, se conseguires por conta de outrém, muito bem, se não como freelancer. Depois lá mais para o fim do curso universitário já podes pensar em tirar outros cursos, até porque este mercado em 2/3 anos roda que nem um maluco, e o que dá hoje, pode já não dar na altura.
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

 
Vou-te dizer o que faria no teu lugar, que aliás foi que fiz na minha altura de estudante universitário.

Em vez de ires gastar euros em cursos enquanto estás na universidade, vais mas é trabalhar(como diz o outro) em paralelo com os estudos. Enriqueces cv e ganhas bem mais conhecimentos do que com qualquer outro curso, se conseguires por conta de outrém, muito bem, se não como freelancer. Depois lá mais para o fim do curso universitário já podes pensar em tirar outros cursos, até porque este mercado em 2/3 anos roda que nem um maluco, e o que dá hoje, pode já não dar na altura.

 :superlol:

Tivestes bem. Só há um pequeno problema. Eu tenho 32 anos e o tempo de estudante e viver de mesadas já lá vai. Eu trabalho a tempo inteiro noutra área que não a informática, mas a informática, programação, web design é, sinceramente, a minha paixão e tencionava entrar nessa área profissionalmente, mas para isso é necessário as tais certificações e experiência profissional que não tenho.

Acho que comecei mal ao querer fazer a licenciatura, não estava preparado para esse desafio e espalhei-me ao comprido. Por isso, queria ir começando a aprender e a ganhar calo nesta área.  :cool:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas tiveste dificuldade em que concretamente? Programação? Esse curso que ai falaste não te da bases quase nenhumas.
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Mas tiveste dificuldade em que concretamente? Programação? Esse curso que ai falaste não te da bases quase nenhumas.

Sim, na programação, nomeadamente, C e C++ e a sua lógica, para não falar da matemática  :grin:, mas isso é outra coisa. Todo o 1º e 2º semestre baseava-se nestas duas linguagens.