←  E-commerce

Dropshipping

Lida 9419 vezes

Offline

Daniel Ferreira 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0

Boas,

Já à algum tempo que estou a tentar começar um negócio dropshipping, na minha opinião exista muitas pessoas a considerar entrar neste tipo de negócio e até mesmo começar a criar a sua própria loja etc mas (pelo menos foi o que me aconteceu) existe toda uma parte legal e fiscal que fica muitas vezes esquecida no que toca a negócios online, principalmente para pessoas com pouca experiência que talvez vêm no mundo online uma forma mais acessível de criarem o seu próprio negócio.

Depois de muitas horas de pesquisa sobre este assunto (questões legais e fiscais) encontrei alguma informação que não sei até que ponto é viável, para além da falta de informação que existe na comunidade Portuguesa sobre este assunto constatei (pelo menos que eu tenha conhecimento) que não existe nenhuma comunidade apenas e só sobre dropshpping em Portugal. Com este tópico, pretendo tambem saber se existe mais pessoas como eu que estejam com vontade de construír uma comunidade de Dropshippers Portugueses, com o intuito de inter-ajuda e partilha de conhecimento.

Não sei se existe por aqui alguem já com alguma experiência e com o conhecimento suficiente para responder a esta questão, em termos legais e fiscaís quais são as minha obrigações enquanto dropshipper para com o Estado?

Desde já obrigado a todos o que ajudarem, espero ver por aqui muitos comentários e conhecer pessoas que querem/estão neste mundo do dropshipping

 :grin:
Offline

Karantalisca 
Membro
Mensagens 250 Gostos 21
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Fourth year Anniversary Level 4 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Eu ja pensei iniciar mas por falta de dinheiro e alguma capacidadr para la acabei por desistir
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Não existe comunidade por um facto muito simples.
Portugal é minusculo e são poucas as pessoas a fazê-lo até pela quantidade reduzida de mercados que têm volume suficiente para ser algo relevante.

Sendo algo que acredito no maximo apenas dezenas de pessoas o façam em Portugal ativamente, é mais que normal e quem o faz não tem interesse em pegar na mão de qualquer um e apenas adicionar mais um concorrente.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Na prática o dropshipping funciona em regime tributário como comissionista se é o fornecedor que fatura, ou como venda de produtos que se enquadra no regime que qualquer outra loja te que cumprir. Na realidade quem quer enveredar por esse ramo tem que ter um contabilista e ele saberá responder às dúvidas. Nas internet vai sempre aparecer informaçao dispersa e contraditória porque é um meio onde toda a gente pode escrever e opinar.

Não existe comunidade por um facto muito simples.
Portugal é minusculo e são poucas as pessoas a fazê-lo até pela quantidade reduzida de mercados que têm volume suficiente para ser algo relevante.

Sendo algo que acredito no maximo apenas dezenas de pessoas o façam em Portugal ativamente, é mais que normal e quem o faz não tem interesse em pegar na mão de qualquer um e apenas adicionar mais um concorrente.

Estou de acordo. Quem tem um negócio não vai estar a explicar à concorrência como fazer... dessa forma a informação será sempre limitada, mas as questões de legislação podem ser colocadas no balcão das finanças ou num contabilista.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Eu arriscaria que 90% dos que praticam dropshipping, não têm a situação em termos fiscais regularizada. Uma vez que o sistema fiscal é complexo e cheio de ratoeiras, aconselho-te a contactares um contabilista certificado, pois além de te poder esclarecer a nivel fiscal, tb te pode esclarecer ao nivel da segurança social, entre outra obrigações legais.
Offline

anappsd 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 8
Trófeus: (Ver todos)
Quick Poster Combination Level 2 10 Posts Topic Starter Level 1 First Post Avatar

Concordo que quem pratica Dropshipping, pelo menos metade poderá não estar a agir de forma legal. Porque se fosse assim tão fácil, não seria fácil de ganhar tanto dinheiro. Por exemplo, para eu comprar um produto da China e vender para os Estados Unidos a China poderia ter a obrigação de me cobrar uma taxa de revenda do produto; pelo menos, é assim que até agora as lojas físicas funcionavam. E por isso, neste momento as coisas são diferentes mas não quer dizer que toda a gente saiba ainda como agir legalmente, em todos os pormenores fiscais possíveis. Com o Dropshipping, atenção, estamos a falar de quantidades absurdas de dinheiro (enormes quantidades); que podem facilmente cair no bolso da Paypal erroneamente ou serem furtados eletronicamente, por alguma via.

De qualquer forma, com o Dropshipping tens de entender a fundo o que estás a fazer. Entende que estás a fazer a publicidade de artigos dos quais tu não tens conhecimento nenhum. Nunca os viste. E para além disso, estás a fazer publicidade, no final de tudo - apenas - a 1 vendedor on-line. E se essa pessoa a vender-te on-line falha (ele não entregar o produto, por exemplo; ou entregar estragado) o teu negócio leva por tabela. E nesse caso, terás de prestar justificação ao Estado sobre isto.

Dito isto, se tu ou alguém quiser realmente fazer as coisas bem; será um caminho um tanto quanto confuso. Porque terás de encontrar informação esclarecida em relação a isto, 1º. E depois, pôr em prática com profissionais experientes, 2º.

Quem sabe fazer, poderá não ensinar; mas no Youtube parece haver centenas de pessoas já a ensiná-lo. Sabes inglês? O único problema é que eles falam inglês. De qualquer maneira, não existe nada que uma pesquisa na Internet não te ensine. Mas na minha opinião, não existe melhor conselheiro do que tu próprio. E não existe melhor professor do que a pesquisa na Internet. Falando pessoalmente, pela pesquisa que eu fiz, existem contabilistas experientes no Dropshipping. O site deles e nome é GAPIC. Nunca tive contacto com eles, mas estive a ler que são das melhores pessoas que te possam informar sobre este tema.