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O que se passa com Portugal?

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spec 
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Jerson o problema é que Portugal está viciado em subsídios, escolhem sempre o caminho mais fácil, EXIGEM patrocínios e apoios apenas com uma ideia... mexam-se




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Tjda 
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 Não concordo com o que muito aqui foi dito, no meu ponto de vista quem é bom tem apoios, SE a Internet em Portugal é má, é por incompetência dos donos dos sites. A única coisa de que me posso queixar em relação ao exterior, é a velocidade de execução, pois em Portugal ainda não se vive a Internet como em alguns países.

 Não vejo problema nenhum nos micro-sites, só ocupam um lugar caso esse esteja vazio, não acho isso um problema.

 Querem sites ? abola, record, sapo, xl, mygames, aeiou, iol e todos os sites que estão associados a estes, q são muitos ... em breve espero poder adicionar um projecto meu a uma lista semelhante a esta ...
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justangel 
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Jerson o problema é que Portugal está viciado em subsídios, escolhem sempre o caminho mais fácil, EXIGEM patrocínios e apoios apenas com uma ideia... mexam-se

Isso tambem é verdade... N digo que aconteça com todos mas existe uma percentagem q anda simplesmente a espera que tenha qualquer coisa para depois avançar, obviamente que nada segue para a frente...

 Não vejo problema nenhum nos micro-sites, só ocupam um lugar caso esse esteja vazio, não acho isso um problema.

 Querem sites ? abola, record, sapo, xl, mygames, aeiou, iol e todos os sites que estão associados a estes, q são muitos ... em breve espero poder adicionar um projecto meu a uma lista semelhante a esta ...

Bem se calhar mais vale investir bem num projecto com algo relevante, do que ter 100 sites com lixo... (ate porque mesmo que os sites tenham alguma qualidade os mesmos vão se degradando e deixam de estar actualizados devido a larga quantidade.

A internet portuguesa devia ser mais do que alguns portais como sapo, iol, xl, aeiou, clix etc e os seus sites em rede...


Eu por exemplo já me dei ao trabalho de perguntar à amazon porque é que não havia uma amazon portuguesa, pois aí começavamos a poder também ganhar dinheiro com eles vendendo artigos de Portugal. A resposta foi curta e simples, que eles neste momento não planeavam investir em Portugal.

Pois eu dei o exemplo do youtube mas realmente os exemplos são mais que muitos...

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cpdesign 
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Á parte dos pilares da sociedade referidos em outros posts e, que são muito importantes, é que em Portugal está toda a gente á espera que apareça alguém com uma boa ideia.

Poucos têm iniciativa para criar e lançar uma ideia nova - arriscar.

Mas se aparece alguém com algo novo ou uma nova hype - toda a gente vai atrás para tentar fazer igual.
Assim proliferam os sites de classificados (aos milhares), os blogs de ganhe dinheiro, os blogs de tecnologia e gadgets, os clones do twiter e de outras redes sociais - devalorizando de grande forma os projectos e o mercado em si - toda a gente deixa de ganhar.

Por outro lado, quando a concorrência aperta, a única "política financeira" adoptada pelos pseudo-empresários é baixar os preços, estragando ainda mais o mercado - será que esta gente não sabe fazer contas ? Não sabe o valor do dinheiro? Não valoriza o seu trabalho ou de um sector de actividade ?? Acima de tudo parecem não querem realmente ganhar dinheiro!

Todos esperam as plataformas gratuitas, os CMS feitos por outros - ninguém se interessa em criar a sua plataforma ou contribuir para o desenvolvimento dos Open Sources existentes e que estão a usar.

Na minha empresa um das preocupações é desenvolver tecnologia nova e tentar antever com pelo menos 1 ano de antecedência aquilo que se fará no ano seguinte. Inovando, adoptando as melhores práticas, usar a experiência do utilizador, sendo originais.
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felipeantunes 
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Não sei qto a portugal, mas no brasil as grandes emissoras tem uma versao na internet,  a internet e divulgada amplamente pelo pais todo, todos os jornais tem colunas sobre o assunto, a quase uma agregação de midias, uma verdadeira convergencia  de midias.

Creio que isso é resultado da popularizacao da internet conhecida por aqui como inclusao digital, nosso mercado e ferrenhamente competitivo, muitos procuram ramificações em outros paises, pois aqui a coisa é dispuitada demais, pecamos pela falta de projetos novo9s, mais isso ainda  faz parte da nossa imaturidade digital.
Temos também o maior  tempo de acesso do mundo, o povo daqui não sai da internet.
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Media Portugal 
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Antes demais parabens pelo tópico!

Sim, pode-se dizer que Portugal está muito atrasado em relação aos outros paises, mas isso deve-se a vários factores, na minha opiniao:

- Audiência de ~7 milhões de utilizadores online.
- Lingua (embora existam ~400M de pessoas que falem Português, no fundo, apenas pt_PT são ~7M)
- Propriedade intelectual e industrial (o INPI está anos-luz da organização do USPTO e só está a melhorar alguns aspectos por força do OHMI)
- Fraco investimento por parte de grandes empresas (eventualmente Estado.. mas isso vai sempre aos mesmos).

P. Ex.:  Só para verem a dimensao de alguns investimentos, o Trovit teve um investimento de 600.000 EUR, ver http://casas.facilisimo.com/trovit/


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diogoosorio 
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Isto é um valente desterro, mas vi o tópico e achei por bem comentar.  :superlol:

Na minha opinião o problema no está no "lado de lá". Não é um problema social, nem de mentalidade de quem "passeia na Internet". Se abrirem o estudo "Sociedade da Informação em Portugal" deste ano (relativo a 2009) - http://www.umic.pt/images/stories/publicacoes2/A_SI_em_PT_doc_trabalho_Maio_2010.pdf -  e compararem com o mesmo estudo promovido (na altura) pelo INE em 2008 (relativo a 2007) verão que há uma série de indicadores que potenciam actividades económicas na Internet em Portugal.

A titulo de exemplo, o facto de em 2008 se apontar que apenas 6% dos utilizadores de Internet em Portugal já tinham realizado uma transacção online vs os 20% do estudo do deste ano (ainda estamos a baixo da média Europeia, mas caminhamos a passos largos).

Na minha opinião o problema está nos empreendedores. O bloqueio começa ai - na incapacidade de quem cria em projectar em grande, enquanto actua em pequeno.

Angariar financiamento para a área da Internet é, na minha opinião, tão complicado do que angariar financiamento para qualquer outra área. Talvez seja até mais fácil, visto haver um claro "hype" em torno deste sector de negócio por parte de quem financia. Nomeadamente na área de capital de risco.

O que também me parece é que o investimento não acontece por uma falta de "formalidade". Praticamente tudo o que é desenvolvido em Portugal é feito e projectado a um plano micro e de uma forma extremamente informal (ainda que com organização e muito trabalho). Mostrem-me os sites em Portugal que têm planos estratégicos, de negócio e marketing desenvolvidos. Acredito vivamente que se contem pelos dedos.

O financiamento (nomeadamente na área de capital de risco que parece-me ser o que se adequa mais a esta realidade) está dependente dos empreendedores. Acreditem que não é através de emails ou conversas no MSN que se chega lá.

Quem financia em capital de risco procura basicamente duas coisas:
  • Pessoas que demonstrem ser responsáveis, com sentido empreendedor, capacidade organizativa e de gestão. (Noutras palavras pessoas que demonstrem capacidade para fazer dinheiro a quem financia)
  • Rentabilidade ou indicadores que mostrem o potencial para um projecto ser rentável. E isto exige uma modelação dos websites baseados no conceito de extrair proveito, extrair lucro.


Acrescentam-se ainda as imensas oportunidades (ainda que extremamente morosas e burocráticas) que hoje se apresentam para o financiamento a fundo perdido.

Obviamente nenhum business angel vai ter interesse em investir num projecto cujo objectivo é gerar 1.500€ em publicidade por mês. Isto não é um projecto rentável. Da mesma forma se querem despoletar interesse em quem financia, é necessário ter um plano de acção extremamente bem definido e que envolva as diferentes componentes da gestão de um negócio - na área financeira (projecções de investimento, cash-flow, ...), na área comercial (que produtos vão rentabilizar o site) e na área de marketing (que esforços e que investimento e com que retorno estão projectados para os próximos 3 anos do projecto?). Um plano realista e desenvolvido para, no mínimo 2 anos.

Reitero, a não ser numa óptica de "pro bono", para atraírem quem tem capital é necessário criar projectos que sejam (ou se projectem ser) rentáveis. E mostrar o que irão fazer e como o irão fazer para os tornar rentáveis.

É certo que é possível criar um projecto do nada e tornar-se uma referência. Mas é extremamente complicado e moroso fazê-lo. Olhem o Google, olhem o Facebook, ... Não foram empresas criadas do nada - foram conceitos desenvolvidos (com qualidade e potencial) onde houve um sério investimento antes de terem o "boom".

Constituir um negócio na Internet tem de deixar de ser uma coisa que se faz na "desportiva". Se o objectivo é levar um projecto a sério há que pensar global (em grande mesmo) e agir local (dar um passo de cada vez). É necessário projectar, desenvolver e expor (através de números) o PORQUÊ de alguém querer investir no site - e acreditem que não é a projectar facturarem 1.000€\mês que vão despertar interesse (todos temos o sonho de criar o próximo "Google", mas pragmaticamente acreditamos que se chegarmos a tirar 1.000€\mês será mais que suficiente). Para quem investe um produto é tão bom tanto quanto maior for o seu retorno.


Just my 2 cents.
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infaro 
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Confesso que passei directamente da primeira página para a resposta mas a leitura inicial é suficiente para apontar, o que para mim,  são as duas grandes vertentes do problema:

- Dimensão do mercado: isto é um factor incontornável. Para nichos então é terrivel. Se de 10 milhões tirar-mos os que não sabem/não podem  utilizar a net regularmente ficamos com 4M-5M. Se o interesse geral de uma população num assunto de nicho for, digamos, 10% temos pouco mais de 400m/500mil destinatários. A mesma conta para o Brasil dá 8M/10Milhões... para os EUA perto de 15Millhões! E estou a falar de nichos pequenos...

- Qualidade de vida: temos um PPC muito baixo em comparação com a maioria dos países ocidentais. As pessoas preocupam-se, acima de tudo, com a sobrevivência! Fica pouco espaço/tempo para a criação, inovação, etc.
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SEO-Portugal 
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Discordo totalmente com esta primeira frase :) Sou da opinião que se queremos ser bons temos de nos comparar com os melhores... Claro que existe uma diferença ridícula mas em nada ganhamos com uma abordagem derrotista.

No estrangeiro muitos dos sites chegam a ter maior relevância que a TV, radio ou televisão... Por cá tal como foi referido ainda poucos nos levam a serio dado o atraso em que estamos. (logo também n existe apoios ou interesse de investir) Mas mais tarde ou mais cedo a situação vai se modificar... Isto se obviamente acompanharmos a evolução e realmente apostarmos na qualidade.

Disseste bem: "No estrangeiro muitos dos sites chegam a ter maior relevância que a TV, radio ou televisão..." e a questão é o facto com que discordas, somos pequenos.
Durante algum tempo fui editor voluntário na wikipedia, como todos devem saber não existe na wiki pt/pt ou pt/br, conclusão na wiki não temos expressão, qualquer debate em prol do PT/pt morre pela nossa micro-dimensão. Do mesmo modo, não a possuímos em nenhum lado, somos 10 000 000 de PT's - e na maioría, sobretudo, a malta da minha geração 60/70 não pesca um boi, facebook é Farmville e pouco mais do que isso, e são esses que decidem, enfim.
A abordagem do SEO em Portugal, é TABU, e os poucos que por aí andam, na maioria, não pescam nada. Ainda hoje percebi que um empresa oferecia posicionamento "GOLD"  :superlol:, por 500 euros, conclusão, alguém perante uma proposta séria irá beneficiar a charlatanice, e SEO fica catalogado, para quem decide, como banha da cobra. A verdade é: os sites em PT são produzidos em FLASH e SEO são umas palavras que se colocam por aí, com uns links de simpatia.
O Pedro Dias, recentemente editou mais um artigo, aconselho a leitura:
http://www.pedrodias.net/o-panorama-de-seo-e-marketing-online-em-portugal/ Para quem não conhece o Pedro foi funcionário Google - sector de qualidade - durante 5 anos, quando saiu foi para o Brasil.
O exemplo da velha máxima "stos da casa não fazem milagres", somos muito maus para os nossos semelhantes PT - exemplo Marisa Fadista, entre outros tantos, não foi aceite por nenhuma discográfica PT, foi para a holanda gravar, numa pequena discográfica, alcançou o estrelato, hoje é Marisa/fado. Qqr projecto que tente a dimensão PT, será sempre pq pela dimensão do país e, sobretudo, por tanta mesquinhez, somos pequenos em tudo. No entanto, existem projectos nacionais com expressão internacional, sobretudo na área dos telemóveis (downloads, wallpapers etc...)
O que me preocupa e tenho visto muito disso por aqui, neste fórum, as atitudes/mentalidades não estão a mudar, vçês poderiam fazer a diferença, mas infelizmente ...  :offtopic:
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SEO-Portugal 
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Disseste bem: "No estrangeiro muitos dos sites chegam a ter maior relevância que a TV, radio ou televisão..." e a resposta para a questão é o facto com que discordas, somos pequenos, em dimensão e em mentalidade.
Durante algum tempo fui editor voluntário na wikipedia, como todos devem saber não existe na wiki pt/pt ou pt/br, conclusão na wiki não temos expressão, qualquer debate em prol do PT/pt morre pela nossa micro-dimensão. Do mesmo modo, não a possuímos em nenhum lado, somos 10 000 000 de PT's - e na maioría, sobretudo, a malta da minha geração 60/70 não pesca um boi, facebook é Farmville e pouco mais do que isso, e são esses que decidem, enfim.
A abordagem do SEO em Portugal, é TABU, e os poucos que por aí andam, na maioria, não pescam nada. Ainda hoje percebi que um empresa oferecia posicionamento "GOLD"  :superlol:, por 500 euros, conclusão, alguém perante uma proposta séria irá beneficiar a charlatanice, e SEO fica catalogado, para quem decide, como banha da cobra. A verdade é: os sites em PT são produzidos em FLASH e SEO são umas palavras que se colocam por aí, com uns links de simpatia.
O Pedro Dias, recentemente editou mais um artigo, aconselho a leitura:
http://www.pedrodias.net/o-panorama-de-seo-e-marketing-online-em-portugal/ Para quem não conhece o Pedro foi funcionário Google - sector de qualidade - durante 5 anos, quando saiu da google,  em Set 2011 foi para o Brasil.
O exemplo da velha máxima "stos da casa não fazem milagres", somos muito maus para os nossos semelhantes PT - exemplo Marisa Fadista, entre outros tantos, não foi aceite por nenhuma discográfica PT, foi para a Holanda gravar, numa pequena discográfica, alcançou o estrelato internacional, hoje é Marisa/fado. Qqr projecto que tente a dimensão PT, será sempre pq pela dimensão do país e, sobretudo, por tanta mesquinhez, somos pequenos em tudo.
Ouvia a antena 3 no outro dia e, a páginas tantas, depois do Portugalex, os locutores passam para a a previsão meteo, a locutora baseava as previsões num site qqr blbla "estrangeirolas", o fulano ia apanhar as previsões meteo a UK, caramba, não temos uma meteo com óptimos Pro's que funciona muito bém? Eu vou para o mar com previsões nacionais e vivo nos Açores, aonde a imprevisão é maior do que a certeza.
 Os nossos comentadores, e apresentadores, focam-se, na maíoria, quando apresentam obras, em autores internacionais, livros/música/pintura e enfim... PT? Isso fica muito bém, porque se divulgassem a  produção artística nacional "seriam uns incultos" . Como se no estrangeiro exitisse a mesma promoção de retorno para o PT. Por esse motivo, muita da nossa cultura/arte passa FOME.
É só ver a quantidade de lojas CN que existem por este país fora, exportamos para a china 800 000 000 de euros, muito bom, mas compramos CN 4000 000 000 de euros. Este é o meu País, o mesmo que me levou 24 meses da minha vida em serviço militar.
No entanto, existem projectos nacionais com expressão internacional, sobretudo na área dos telemóveis (downloads, wallpapers etc...)
O que me preocupa e tenho visto muito disso por aqui, neste fórum, as atitudes/mentalidades não estão a mudar, vçês poderiam fazer a diferença, mas infelizmente ...  :offtopic:
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Eduardo Santos 
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Vocês já viram o desenterro que fizeram? #-o

De qualquer das formas, já está feito. O tema é de facto interessante. :grin:
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jbrizida 
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Confesso também que não li todas as respostas, li as que me pareceram mais interessantes, no entanto deu para perceber várias coisas.
Eu costumo dizer que os investidores não se apercebem do potencial da língua portuguesa, quando chega a altura de olhar para os números não fazem o trabalho de casa e vêm apenas que somos 10.000.000 como já foi aqui referido, que o nicho de mercado que tencionam alcançar não passa dos 500.000 na melhor das hipóteses, supostamente, e sim digo supostamente!
Felizmente os youtubers portugueses já podem possuir parceria, não é directamente com o Youtube, no entanto é com a TGN, uma empresa que trabalha directamente com o Youtube.
Mas voltando ao tema que verdadeiramente interessa, os investidores se fizessem os T.P.C sabiam que a língua portuguesa vale 4,6% do PIB mundial, sabiam que existem vastas comunidades de portugueses espalhadas pelo mundo, hoje em dia não podemos olhar para o numero de portugueses que somos, mas sim o numero de pessoas que falam português!, não se esqueçam que podemos ir buscar facilmente clientes ao Brasil, ao Canada, até à Ásia.
Falo pela experiência que tenho em várias áreas, nomeadamente no Youtube, cerca de 50% das visualizações que tenho vêm de outros países, porque existem portugueses espalhados pelo mundo, como já referi. No blogger por exemplo, eu num dos blogues que tenho, de sátira politica, que é um blog bastantes modesto, com cerca de 200 visualizações semanais (não é nem nunca foi minha intenção torna-lo grande), 70% dessas visualizações vêm de países estrangeiros, e apenas escrevo em português nesse blog ;) chego a ter semanas em que tenho 90% das visualizações vindas do Brasil. Hoje em dia temos de pensar no potencial que a língua portuguesa tem!
E para quem ler mais um pouco sobre este potencial: http://www.aquilusofonia.com/TP/lusofonias/300312_lingua_portuguesa_no_mundo.html
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nunoand99 
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Boas,

Claro que escrever em portugu~es tem muito potencial, porque representamos uma grande parte da população mundial.

Contudo, parece-me que o problema que estavam aqui a abordar era o da dimensão do mercado NACIONAL, principalmente quando analisado em termos de nichos de mercado (e então se for nicho de mercado dentro do B2B...).

De facto, esse é um problema não para Portugal, mas para os portugueses que queiram, mantendo a sua base em Portugal, desenvolver o seu negócio para além das limitações implicitas às nossas fronteiras.

Só para dar um exemplo:

Em Portugal existem cerca de 55.000 NOIVAS
SÓ na Cidade de São Paulo existem cerca de 197.000 NOIVAS.
SÓ no Estado da CALIFORNIA existem cerca de 297.000 NOIVAS.

E é assim em todos os nichos que possamos imaginar.

A solução para quem ainda quer ficar por cá?

Aliceçar-se no mercado interno para expandir a nivel internacional.

Penso que não vale a pena a internacionalização de uma coisa que ainda não esteja bem implementada a nivel interno ;)

Saudações

P.S. E sim, o pessoal quer e microsites e blogs sobre assuntos da tanga pensando que vão ficar ricos depressa e com pouco trabalho. How tipical...
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laurel 
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A meu ver o unico problema que explica o suposto desinteresse por projectos nacionais é a fraca media independente em Portugal. Existem poucas revistas, online Tv's, blogs, dos mais variados assuntos e que são estes quem divulgam os pequenos e interessantes projectos. Não é a primeira nem a segunda vez que eu descubro marcas e produtos portugueses em blogs, sites e afins estrangeiros e aqui nunca lhe ouvi sequer o nome.
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PINHOf 
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Eu li toda a discussão e gostava de realçar alguns pontos nos dias que correm e não só:
(..) E sinto desde sempre (salvo raras excepções) que existe um desinteresse geral por parte dos Portugueses pelo conteúdo e produção nacional. (...)
No ano em que estamos, acredito que essa tendência mudou.
Portanto o que se passa? Nós Portugueses não produzimos sites e conteudo com relevância?
Cada vez mais produzimos conteúdo com maior e melhor relevância. O problema é que o povo português é ganancioso por natureza e não quer uma fatia do bolo. Quer o bolo por completo e quer levar os talheres para casa.
Vejo muitos novos webmasters influenciados na possibilidade de dinheiro fácil com a construção de mini sites apenas com o objectivo de rentabilizar com o adsense ou vendas de um produto afiliado...
Nunca fui influenciado por essa utopia do dinheiro fácil. Talvez porque sei que não é verdade.
No entanto, não estou a dizer mal dos portugueses. Há por ai pessoal a batalhar muito e a fazer coisas interessantes e geniais. Mas para dar aquele salto, é necessário apoio.
Nos dias que correm, quem é da área IT é um sortudo. Cada vez menos são precisos apoios de investimento monetário para alcançar o objectivo de chegar a todas as partes do mundo. As redes sociais e a divulgação que a internet nos oferece valem por vários investidores juntos.
No entanto, se queremos também atingir o público menos educado tecnologicamente então deve haver um investimento noutras plataformas de divulgação mais comuns (televisões, rádios).
Se analisarmos profundamente (...) em Portugal, vemos que somos uns dos que melhores comunicações têm (...)
Acho que ainda hoje isso não é totalmente compreensível pela maioria dos Portugueses.
Alguma vez Facebooks e companhia teriam o sucesso que tiveram sem a ajuda dos investidores que acreditaram no projecto?
No época que se iniciaram, não. Hoje em dia sim.
Eu faço parte de um projecto (...) Mas fizemos tudo por nossa conta sem a ajuda ou apoio de ninguém. Isto num país como os EUA ou Alemanha teríamos tido investidores interessados no projecto (...)
E porque é que não procuraram investidores lá fora? Enviar um email não é assim tão difícil mesmo que a resposta seja não ou nula.

Portugal, hoje, na área de IT, é visto lá fora com bons olhos. Aliás, o povo Português no geral sempre foi bem visto lá fora enquanto trabalhador.