← Marketing

Emailing: limpeza de bases de dados

Lida 10410 vezes

Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Amigos, permitam-me uma pequena sondagem de opinião:

Ao longo dos anos acumulei uma base de dados de mais de 1 milhão de endereços de email e que cresce todos os dias. A titulo de exemplo, em endereços PT confirmados tenho cerca de 350 000.

Não estou aqui a vender a base de dados, nem nada que se pareça. Mas sei que muitas pessoas que fazem emailings lidam com o problema da existencia de emails falsos, inactivos ou (pior ainda) "spam traps".

Como construí a minha própria plataforma de envios faço uma limpeza rigorosa da base de dados, respeitando todos os opt-outs e assinalando todos os bounce-backs.

Assim, no caso dos endereços PT, cerca de 50 000 são inválidos.

Pergunta: considerariam útil criar um serviço de verificação de endereços de email?

Poderia funcionar nos seguintes moldes:
1) através de API / Webservice perguntariam à minha base de dados: o endereço josesilva@exemplo.pt é válido?
2) a API consultaria a minha BD e responderia, "sim", "não" ou "não existe informação sobre esse endereço"

Isto poderia poupar a muitos de vós a dor de cabeça de ver os seus servidores marcados como SPAM por estarem sistematicamente a enviar emails para endereços inválidos ou "spam traps".

A essa informação posso dar recomendações, também, do tipo "provavelmente inválido" porque tenho registo de envio de x mensagens que nunca foram abertas, apesar de nunca ter feito "bounce".

Opiniões?
Offline

sousatg 
Membro
Mensagens 44 Gostos 7
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Avatar Third year Anniversary

Isso era muito engraçado se não fosse pelo facto de não haver certezas do que ias fazer com os emails que seriam enviados para API.
Não é que esteja a desconfiar de ti mas que garantias é que eu tenho não te vais aproveitar dos emails que as pessoas te iam enviar percebes? Até mesmo porque existem outras, e melhores, formas de verificar se um email é valido ou não do que andar a partilhar listas de emails indiscriminadamente.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Até mesmo porque existem outras, e melhores, formas de verificar se um email é valido ou não do que andar a partilhar listas de emails indiscriminadamente.

Eu fiz da forma mais dolorosa: enviar os emails e registar os bounce backs, contagem de emails enviados para o endereço vs aberturas e cliques (v.g. ao fim de n envios sem abertura do email, é marcado como "inativo").

Se existem outras formas mais eficazes e/ou eficientes, que recomendas?
Offline

sousatg 
Membro
Mensagens 44 Gostos 7
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Avatar Third year Anniversary

Eu fiz da forma mais dolorosa: enviar os emails e registar os bounce backs, contagem de emails enviados para o endereço vs aberturas e cliques (v.g. ao fim de n envios sem abertura do email, é marcado como "inativo").

Se existem outras formas mais eficazes e/ou eficientes, que recomendas?

Bata fazeres uma pesquisa no google e o que não te vão faltar são métodos para fazer bypass aos filtros de spam sem colocar as mailing lists que tanto esforço dão a criar em risco como o que acontece com o teu método, mais uma vez te pergunto, que garantias é que alguém tem que não vais ficar com os endereços de email se eles não estiverem na tua mailing list?

Posso te fazer uma sugestão, e que tal se em vez das pessoas te enviarem o endereço de email completo te enviar apenas o hash dos emails? Dessa forma quem quer testar os emails tem a certeza que os seus emails estão protegidos e tu forneces os serviço que tanto querias oferecer.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Bata fazeres uma pesquisa no google e o que não te vão faltar são métodos para fazer bypass aos filtros de spam sem colocar as mailing lists que tanto esforço dão a criar em risco como o que acontece com o teu método, mais uma vez te pergunto, que garantias é que alguém tem que não vais ficar com os endereços de email se eles não estiverem na tua mailing list?
A preocupação aqui não é fazer bypass aos filtros de spam (isso é responsabilidade de quem constrói a mensagem e a envia), mas sim retirar das bases de dados os emails inválidos (mortos, inativos, etc.).


Posso te fazer uma sugestão, e que tal se em vez das pessoas te enviarem o endereço de email completo te enviar apenas o hash dos emails? Dessa forma quem quer testar os emails tem a certeza que os seus emails estão protegidos e tu forneces os serviço que tanto querias oferecer.
Excelente sugestão! Assim todos ficam a ganhar.

Claro que avançar com isto teria que pensar num modelo pago...
A pergunta que também se levanta é se isto tem valor real para os emailers...
Offline

sousatg 
Membro
Mensagens 44 Gostos 7
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Avatar Third year Anniversary

Se realmente queres criar uma API ou um website e vais ter que ter trabalho a manter o website espero bem que optes por um modelo pago, isto porque te vai "obrigar" a ir mantendo e melhorando o serviço ;) Ou se por outro lado preferires fazer isto pelo bem da comunidade podes disponibilizar a tua lista de emails, mas com os emails encriptados com md5 ou sha1 para não comprometeres a tua lista de emails.

Mas das duas opções espero sinceramente que optes pela primeira opção pelo motivo que já falei.

No teu lugar criar a API em Python no Google App Engine só por aquela vantagem de pagares apenas aquilo que precisas sem falar que é escalável. Criava um website para os utilizadores em AngularJS + Django. Se decidires ir para a frente com isto e se precisares de ajuda, espero que precises porque adorava fazer uma linhas de código para isto :D, manda PM.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Se realmente queres criar uma API ou um website e vais ter que ter trabalho a manter o website espero bem que optes por um modelo pago, isto porque te vai "obrigar" a ir mantendo e melhorando o serviço ;)

O modelo será sempre pago e não é pela manutenção do serviço, porque essa é automatica e já existe. Todos os dias faço milhares de envios (não só emailings mas também todas aqueles envios transacionais dos meus sites: confirmações, notificações, etc) que são agrupados numa base de dados central com registo de envios, aberturas, cliques, bounces, optouts e marcações como SPAM (para já só o JMRP da Microsoft me permite isso).

O modelo será pago porque tem valor real para quem faz campanhas de email.
Código para isto é super simples. Imagino um simples WebService chamado por algo como www.meuwebsevice.com/?check=[emailhash] que retorna um JSON ainda mais simples :)

Tenho o meu próprio servidor, não preciso de App Engines externas ;)
Offline

Be-Wide online Solutions 
Membro
Mensagens 186 Gostos 15
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Existem empresas em Portugal a fazer " limpeza " de base de dados por exemplo.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Existem empresas em Portugal a fazer " limpeza " de base de dados por exemplo.
Podes indicar algumas?
Offline

Be-Wide online Solutions 
Membro
Mensagens 186 Gostos 15
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Podes indicar algumas?

Esta é uma das mais credíveis.

http://www.revshare.pt/
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Esta é uma das mais credíveis.

http://www.revshare.pt/
Desculpa, mas deste-te ao trabalho de ler e compreender o que está a ser discutido neste tópico?
Offline

Be-Wide online Solutions 
Membro
Mensagens 186 Gostos 15
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Desculpa, mas deste-te ao trabalho de ler e compreender o que está a ser discutido neste tópico?

sim . porque dizes isso?
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

pela
sim . porque dizes isso?
Pela recomendação completamente fora de contexto que apresentaste...