← Afiliados

AdWords - Vale a pena?

Lida 4656 vezes

Offline

Liurai 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Olá
Agora que estou prestes a partir para um site de webhosting, tenho ficado na dúvida se vale a pena investir algum dinheiro do Google AdWords ou não.
Ao longo dos anos, tenho estudado bastante sobre as melhores formas de fazer os meus actuais sites subirem nos rankings dos principais motores de pesquisa, e felizmente até nem me tenho dado mal, mas têm sido sites cujo o objectivo não é financeiro e por isso nunca me meti no Google AdWords.
Agora que parto para algo cujo objectivo é ganhar dinheiro, gostaria de ter a noção se vale a pena investir no AdWords.
Da vossa experiência, e de quem já fez alguns anúncios lá, vale mesmo a pena ou não? Ou seja, tiveram retorno daquilo que investiram em relação às novas adesões? É que se estiver a pagar por clique e a totalidade dos visitantes não comprarem nenhum plano então não vale a pena.
Estive a fazer uns teste sobre o custo de algumas keywords, e segundo o site do AdWords o preço por clique pode variar (na keywords que testei) entre os 0,60€ e 1,00€. Para facilitar as contas vamos imaginar que os cliques são todos a 1,00€. Se eu gastar 25€, terei 25 visitas ao meu site de webhosting. Se 1 dessas visitas comprar um plano mais ou menos nesse valor, então fico com a campanha paga. Se existir mais 1 cliente, então já saio a ganhar.
A minha questão é: poderei supor que em 25 visitas, 2 delas compram mesmo um produto (tendo em conta que sejam preços normais do mercado e com as características usuais)?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isso vai depender de uma enorme variedade de factores. No meu caso, para uma empresa de casamentos (quintas, carros, vestidos de noivas, etc) comprei duas vezes "adwords". Foram +/- 30€ de cada vez. Não me lembro a quanto sairam os cliques, sei que não tive um único contacto por parte dos visitantes do google na 1ª vez. Da segunda vez, investi 25€, mas desta vez baixei os preços relativamente a outras empresas do mercado. Tive 3 contactos por parte do google, e 2 chegaram mesmo a adquirir os serviços da empresa, o que já deu para mais umas centenas de campanhas adwords.
O que me trouxe dois dos três suposts clientes foi o adwords para pesquisa, ou seja os links patrocionados. São os que mais recomendo, pelo menos pela minha experiência.

Boa sorte nisso ;)
Offline

leite 
Membro
Mensagens 864 Gostos 11
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Existem várias coisas a ter em conta ante de pensares que vais ter sucesso garantido.

- Primeiro ponto fundamental, se para teres uma venda tens de gastar 25€ e se o produto custa 25€ ao cliente final então podes esquecer não rende e tens prejuízo já que por exemplo no Webhosting tens de pagar os servidores e não é a vender alojamento a preço "dado" que consegues ;
- Convém fazeres um estudo exacto das melhores keywords, análise do mercado onde te vais posicionar e onde vais "atacar";
- Escolher as keywords que mais se enquadram com o teu site, quanto mais próximas forem mais sucesso podes ter;

Em opinião pessoal se fores a "comprar" visitas para webhosting a 1€ podes esquecer o prejuízo deverá ser garantido.