← Desenvolvimento

[Pascal]Aula1, Pseudocodigo

Lida 5938 vezes

Offline

skinie 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Aula 1 - Pseudócodigo/variáveis

Para esta aula aconselho o download do programa pascalzim aqui: http://www.megaupload.com/?d=VGK3XFV1

Como vimos na aula anterior o Pseudocodigo é uma variação do código original pascal, logo tem algumas regras de escrita:
- Deve ter sempre uma descrição
- Deve ter a lista de variáveis (Nome, Tipo, Gama, Significado)
- O início é assinalado pela palavra Início (Begin)
- Cada passo descreve uma acção a executar
- Os passos devem ser separados por ponto e vírgula (;)
- O fim físico é assinalado pela palavra Fim (End)

As variáveis são os valores que vao estar gravados na memoria valores esse que podem ser processados conforme o problema, exemplo:

Algoritmo em pseudocódigo para calcular a área de um rectângulo
- Quantos dados são necessários?
Area, Comprimento, Largura (variáveis a calcular)
- Que tipo de valores são memorizados?
Inteiros (números inteiros, sem virgulas)
- Como são memorizados os valores de entrada?
Ler (Comprimento, Largura) (utilisamos o comando ler para o computador ler os valores inseridos no programa, no caso o primeiro valor inserido é o comprimeiro ENTER e depois a largura)
- Que operações estão envolvidas?
Comprimento * Largura (existe um processamento calculado pelo vezes que se representa em programaçao por *)
- Como são devolvidos/mostrados os valores de saída?
Escrever (Area) (o computador escreve para o ecra a variavel area)

Pseudocodigo:

Algoritmo AreaRectangulo; //Nome do nosso algoritmo
Variáveis Area, Comprimento, Largura: Inteiro; //nomes das variaveis: tipo inteiro
Início
Ler (Comprimento, Largura);
Area -> (Comprimento * Largura);
Escrever (Area);
Fim

Nota: Isto e Pseudocodigo se colocarem no pascalzim ele da-vos uma quantidade infernal de erros.
Na proxima aula vamos transformar o pseudocodigo em pascal.


2009 © SkinieDesign.Com
Tuto by Skinie to maistrafego.com
Don't RIP
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Andas a aprender pascal? É que o pascal já morreu...
Offline

skinie 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

ja aprendi pascal a muito e ouve pessoal que pedio para ensinar numas 5 aulas.... eu vou tentar eu nunca fui prof!
acho que a seguir dou umas aulas de basic.
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

ja aprendi pascal a muito e ouve pessoal que pedio para ensinar numas 5 aulas.... eu vou tentar eu nunca fui prof!
acho que a seguir dou umas aulas de basic.

O Pascal é uma linguagem académica de iniciação de programação, é bom ver o teu contributo para ajudar os outros e é essa máxima que é valorizada também pelas pessoas. :)

Cumprimentos.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Andas a aprender pascal? É que o pascal já morreu...
Morreu comercialmente...
Secalhar era melhor mudares o titulo do post para algo do genero [Pascal]Aula1, Pseudocodigo
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pascal nunca foi algo comercial.

Hoje em dia a introdução à programação nas faculdades é feita com C ou Phyton, eu aprendi Pascal no meu 10º ano... a função do Pascal é mesmo só e apenas o ensino de bases de programação, é muito simples e limitado.


O Pseudocodigo é uma variação do código original pascal


Pseudocodigo é a estruturação de um programa de forma genérica numa linguagem o mais alta possível, não varia de pascal nem de nenhum código... é exactamente o contrario a partir do pseudocodigo é que criamos o código, seja Pascal, C, PHP, Java... pseudocodigo é uma estruturação do raciocínio.




Para pegarmos num problema e transforma-lo em Algoritmia (O tal Pseudocódigo) normalmente usa-se uma abordagem Top-Down que é decompor o problema em pequenas tarefas o mais simples e mais básicas possíveis.

Exemplo:
Mudar uma lâmpada  

Abordagem Top-Down

1 - Montar o escadote
2 - Subir os degraus
3 - Agarrar a lâmpada
4 - Desatarraxar a lâmpada
5 - Colocar a nova


Algoritmia é importante para qualquer linguagem de programação estruturada.

Pseudocodigo especificamente para pascal tem características diferentes de Pseudocodigo especificamente para C, é assim que se aprende nas escolas, não é correcto mas é assim que se ensina, com o tempo transformamos algoritmia numa espécie de standard possivel de ser transportado para qualquer linguagem estruturada.



skinie, parabéns pela iniciativa
Offline

Psikula 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Tambem estou a estudar Pascal :) (10ºano)
Offline

skinie 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Morreu comercialmente...
Secalhar era melhor mudares o titulo do post para algo do genero [Pascal]Aula1, Pseudocodigo

Obrigado vou fazer isso
Offline

skinie 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Pascal nunca foi algo comercial.

Hoje em dia a introdução à programação nas faculdades é feita com C ou Phyton, eu aprendi Pascal no meu 10º ano... a função do Pascal é mesmo só e apenas o ensino de bases de programação, é muito simples e limitado.

 

Pseudocodigo é a estruturação de um programa de forma genérica numa linguagem o mais alta possível, não varia de pascal nem de nenhum código... é exactamente o contrario a partir do pseudocodigo é que criamos o código, seja Pascal, C, PHP, Java... pseudocodigo é uma estruturação do raciocínio.




Para pegarmos num problema e transforma-lo em Algoritmia (O tal Pseudocódigo) normalmente usa-se uma abordagem Top-Down que é decompor o problema em pequenas tarefas o mais simples e mais básicas possíveis.

Exemplo:
Mudar uma lâmpada  

Abordagem Top-Down

1 - Montar o escadote
2 - Subir os degraus
3 - Agarrar a lâmpada
4 - Desatarraxar a lâmpada
5 - Colocar a nova


Algoritmia é importante para qualquer linguagem de programação estruturada.

Pseudocodigo especificamente para pascal tem características diferentes de Pseudocodigo especificamente para C, é assim que se aprende nas escolas, não é correcto mas é assim que se ensina, com o tempo transformamos algoritmia numa espécie de standard possivel de ser transportado para qualquer linguagem estruturada.



skinie, parabéns pela iniciativa

Vou abordar esse tecnica umas aulas mais a frente, acho qeu te estas a referir ao Tracing.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pascal nunca foi algo comercial.

Hoje em dia a introdução à programação nas faculdades é feita com C ou Phyton, eu aprendi Pascal no meu 10º ano... a função do Pascal é mesmo só e apenas o ensino de bases de programação, é muito simples e limitado.

Ou mesmo JAVA, já se dá em IP Java, não aprofundando muito os conceitos de herança, encapsulamento, polimorfismo, etc...
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ainda há algumas posições a procurar programadores Delphi / Pascal . Delphi até era porreiro, quando descobri isso na altura apenas fazia programas em linha de comandos, fiquei maravilhado.

Isto já foi 'a um bom punhado de anos atrás :(