← Joomla

GPL Joomla

Lida 2995 vezes

Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vai contra a GPL (licença de Joomla) retirar a meta tag generator que diz Joomla qualquer coisa?

Estranho, porque teoricamente isto pode ser alcançado editando o core do Joomla, e como as licenças GPL permitem isto (edição de ficheiros)... e repassamento destes mesmos ficheiros....

exemplo eu edito um programa GPL, e repasso-o, seja estou a cometer uma ilegalidade... será mesmo? éra se não tivesse repassado o programa sem o copyright do autor original, o codigo fonte, e mais qualquer coisa lol

se voces abrirem o ficheiro index.php na raiz do vosso site vão lá ver algo do género:

/**

* @version      

* @package      Joomla

* @copyright   Copyright (C) 2005 - 2008 Open Source Matters. All rights reserved.

* @license      GNU/GPL, see LICENSE.php

* Joomla! is free software. This version may have been modified pursuant

* to the GNU General Public License, and as distributed it includes or

* is derivative of works licensed under the GNU General Public License or

* other free or open source software licenses.

* See COPYRIGHT.php for copyright notices and details.

*/

isto é que não pode ser apagado!!!!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O GPL do joomla tem uma aplicação ou visão diferente por parte do criadores! Isto gerou à uns meses atrás uma das maiores discussões sobre GPL no mundo open source.

Levou por exemplo, a equipa do joomla a cortar relações com a do smf, e aliar-se á do phpbb ... entre outras coisas, por exemplo!

Não sei se estas discussões ainda estão disponíveis no forum do joomla, provavelmente já não, mas lembro-me que falai nisso aqui no forum na altura.

PS: Estou a falar da v. 1.0.x não sei como estão as coisas agora!
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

sim mas podes retirar aquilo na boa de um template joomla, até mesmo sem editar o core...

por exemplo queres programar o teu template! No index.php deste podes lá colocar uma linha php que te força uma meta tag diferente à default do Joomla! Não editas-te nada...

Não podes criar o teu template como queres? lol

sabes que qualquer site Joomla tem um ficheiro a que podes aceder em www.nomesite.com/LICENSE.php

Alias eles mesmo nos foruns oficiais do Joomla estão lá a explicar como retirar a meta tag, e ninguém disse nada...

Eu por acaso nao retiro as meta tags... não sinto necessidade nisso, no entanto existe pessoal que diz que o codigo fonte do template fica mais bonito...  :superlol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Devo estar enganado então, a última vez que consultei esta informação foi à uns anos atrás, ando desactualizado!

<meta name="Generator" content="Joomla! - Copyright (C) 2005 - 2007 Open Source Matters. All rights reserved." />

Lembro-me perfeitamente de ser ilegal retirar esta informação, agora se já é permitido não sei!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Já tive a ver melhor o assunto, apenas não é permitido se usado de forma comercial! Ou seja, Se venderes um site em joomla, tem de conter aquela informação, eu sabia que não estava errado de todo...
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já tive a ver melhor o assunto, apenas não é permitido se usado de forma comercial! Ou seja, Se venderes um site em joomla, tem de conter aquela informação, eu sabia que não estava errado de todo...

Sim têm logica, uma vez que não repassas as modificações ao software de forma gratuita! No entanto não é ilegal retirar a meta tag ;), se a forma como utilizas o software não for contra a GPL.



Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Assunto esclarecido ;)