Boas...
penso que este post é off-topic, mas como tenho a mania de me meter em tudo.... lol
deixa ver se entendi bem, "moveis leiria" é menos relevante que "móveis" para quem vende móveis em leiria? Não consigo perceber a lógica...
Gostava de sabe o que é considerado "ganho" para esse caso específico. Penso que as pessoas se iludem ao procurarem por números de pesquisas expressivos (acima dos milhares). Há negócios e há negócios, mas não acredito que você possa chegar ao cliente e dizer;
Letorian, quem quer comprar moveis para cozinha em Leiria é mais provável pesquisar moveis leiria ou moveis cozinha, e possivelmente, incluir a palavra leiria?
Se releres a minha resposta vais ver que não disse que moveis é mais importante que moveis leiria. Agora se me tás a perguntar se o volume de tráfego é mais relevante, digo-te com 100% de certeza que sim.
O fato que muitas pessoas ainda não sabem como procurar o que querem na internet, não invalida os fato que para quem vende móveis em leiria a palavra-chave, "moveis leiria" é muito mais importante do que apenas "moveis", mesmo porque o tempo e dinheiro dispendido para a primeira é inferior a segunda opção.
Lenvando se em conta que para quem tem um loja de móveis em leiria esta muito mais interessado em angariar leads e não ganhar dinheiro com adsense, não consigo ver como a palavra-chave "moveis" pode ser mais importante que a palavra-chave "moveis leiria", IMHO. Isso não invalida ou anula a importância da palavra-chave "moveis".
É mais importante ser o resultado número 1 no Google para um termo que meia dúzia de gatos pingados pesquisa ou para um termo que é mais comum?
Novamente, Moveis para Cozinha, Mobília para Quarto, Moveis escritório considero mais importantes trabalhar do que "moveis leiria".
O fato do número de pesquisas ser pequeno, não aumenta ou diminui o "grau" de relevância da palavra chave, mesmo por que, quem é que entra no google e digita móveis? ou melhor o que uma pessoa que entra no google e digita "móveis" esta procurando?
O que procuram quando digitam moveis: Moveis, moveis para escritório, moveis para a cozinha, moveis para o quarto, etc... no entanto se estiveres em primeiro lugar para Moveis recebes uns bons milhares de visitas que nunca irias receber a trabalhar moveis leiria, moveis escritório, moveis cozinha. Se 10 em cada 1000 visitas comprar um movel faz as contas aos milhares de euros que ganhas que nunca irias ganhar se não fosses o primeiro para essa keyword.
Qual é o problema de se ter uma rede de sites montada e optimizada e tentar tirar proveitos disso para terceiros?
Pergunta sem rasteira e espero que a resposta não tenha a ver com venda de links, etc.
Eu chamo a isto link farming e é uma técnica, proibida pelos motores de busca, de conseguir resultados. Seria engraçado uma empresa trabalhava uns 100 sites, todos com grandes rankeamentos, pagerank, etc... surgia um cliente e bastava colocar o link nos sites para rankear bem. Maravilha, éramos uns profissionais SEO do caraças.
Isto é bem diferente de ter uma rede de sites como a Tubarão Esquilo ou o Sapo.
Imagina que é um atleta e contratas alguém para te treinar e o gajo se vira para ti e diz "Tenho uma táctica excelente que te garante resultados, em vez de correres a pista toda como deve ser feito, faz corta-mato. Chegas lá primeiro".
O que achas que provavelmente irá acontecer no final?
Após ter enviado um mail ao dono do site relativamente às técnicas que ele usava foi esta a resposta que obtive no meu blog dele:
Há muita coisa que é contra as regras e que se continua a fazer.
Há uns que são expertos mas prejudicam os outros.
Há outros que fazem tudo para ajudar os outros.
Há gente que não mais nada que fazer, do que olhar para os outros.
Se cada um olhasse para si, respeitando os outros, a porra da crise não existia.
O burro sou eu???
Vai apanhar caracóis….
E ainda acham que fazem bem, já denunciei todos os sites dele que vi que usavam tecnicas "manhosas" vamos agr a ver quanto tempo o google demora a penalizar.
Pela resposta é perfeitamente perceptível de que não se trata de uma pessoa séria. E não venham com a conversa de não falar de quem não conheço que gente assim já conheci eu muita.
O indicado nestas ocasiões é contactar os clientes e alertar para os problemas que podem vir a ter. A partir deste momento está nas mãos dos clientes decidir se querem arriscar ou não. Se o site ficar banido depois não se queixem.