Mensagens - Fábio Pereira

Páginas: 1
1
MUITO relativo!!

Eu antigamente fazia 1 ou 2 updates no Facebook por dia e recebia 40/50 visitas e os likes iam subindo devagarinho.

Agora faço uns 5 updates por dia, recebo umas 150/200 visitas e os likes são aos 10 por dia!

E estou a pensar em começar a arranjar conteúdos "exclusivos" para os fãs do Facebook. Especialmente algo mais a ver com gajas :P (sim, o Wrestling tem Divas) para chamar mais fãs.

Se tiveres muitos rapazes na página de certeza que vais ter muito sucesso com esse conteúdo exclusivo. Já agora vou fazer like para ter acesso a esse conteúdo  :superlol:

2
Percebo pouco dessa área, mas numa pequena página que tenho se fizer muitas publicações durante o dia o retorno em visitas no site não sobe. E só consigo ter um bom numero de visitas vindas do facebook quando faço publicações por volta da 1h da manhã. Talvez isso aconteça porque essa página aborda o entretenimento e muitos dos fãs são jovens que nem aos 18 anos chegam.

Também sou da opinião que isso pode ser um pouco relativo, e cada caso deve ser estudado e analisado. No caso de uma página de entretenimento talvez as publicações tenham mais sucesso durante as horas da noite, quando as pessoas estão a relaxar e entretidas com essas coisas.

Quanto ao número de publicações por dia, acho que isso vai depender da qualidade dos fãs da página, por exemplo, se a página fala sobre futebol e os fãs da página são na sua maioria fanáticos pelo tema, não vejo grande problema em fazer muitas publicações ao dia, antes pelo contrário, os fãs até podem ficar agradecidos, mas se nessas páginas tiverem aqueles fãs que foram "obrigado" a aderir a página é normal que com grande número de publicações por dia não haja um grande retorno de visitas e até pode acontecer muitos dislikes na página, pelo menos eu na minha conta do facebook não gosto de muito spam de assuntos que não me interessam.

3
CMS - Gestores de Conteúdos / Re: Descobrir um CMS
« em: 26/Ago/2011 15:12 »
Utiliza a extensão Wappalyzer para o chrome que diz-te logo que CMS está a ser utilizado no site.

4
WordPress / Re: O mesmo problema em vários blogs
« em: 26/Ago/2011 00:56 »
Fizeste alguma alteração no ficheiro wp-settings.php?

já agora, no teu blog aprenderapoupar.com não estão a ser carregados os ficheiros .css, pelo menos no meu pc aparece-me assim:



Uploaded with ImageShack.us

5
Conversa Geral / Re: Duvida: Hardware X Cloud?
« em: 25/Ago/2011 13:55 »
Quando falei de investigação referia-me mais especificamente a investigação informática.

Hum :) isso vai sempre existir.


Ontem por acaso encontrei um documentário bastante interessante sobre a google e a cloud.

Deixo aqui o link para quem ainda não assitiu. link inside google o jeito google de trabalhar

6
Conversa Geral / Re: Steve Jobs - iQuit
« em: 25/Ago/2011 13:45 »
"Fim da empresa" é uma expressão muito forte. Isso acontece em micro empresas quando o Gerente tem que abandonar a empresa por alguma razão e não existe mais ninguém para pegar na empresa, mas não é o caso da Apple.

A Apple não é o Steve Jobs, as pessoas apenas dão lhe muita importância porque é ele que dá a cara pela empresa. É como nos filmes, sempre que assistem um filme do Van Diesel ficam todos maravilhados com os efeitos do filme, com os mortais, efeitos especiais, etc e há pessoas que levam isso tão a serio que se tornam fãs do actor, criando na sua cabeça alguém muito superior. Como acontece com as fãs do Justino biberons :) As pessoas só se esquecem é de quem está por trás e faz todos efeitos e as montagens dos vídeos, sem isso, o actor não passa de uma pessoa normal cheia de defeitos, ou até com mais defeitos que uma pessoa "comum". Essas pessoas que fazem o homem aranha andar a voar, são esquecidas, simplesmente porque não dão a cara.

Isto tudo para dizer que uma empresa não é uma pessoa, o Steven Jobs até pode ter tido a ideia do iphone, mas não foi ele que o produziu, que desenvolveu as antenas os ecrãs, desenhou os componentes, criou os programas e widgets que fazem o iphone ser o que é. Por trás disso existem centenas de engenheiros internos e externo a empresa. E foram essas pessoas que fizeram o iphone ser realidade e não foi só o Steve Jobs.

Só para terem uma ideia, um dos monitores disponíveis pela apple para os MAC foi desenhado por um português que não tem nada haver com a apple, mas ele desenhou o ecrã e vendeu a ideia a apple. Apesar de muitas pessoas nem saberem disso e pensarem que a apple e o Steven Jobs faz maravilhas.

Uma empresa do tamanho da apple não é só uma pessoa, mas sim muitas pessoas. Por isso não é por uma pessoa sair que a empresa acaba :) pode até haver algumas mudanças, coisa que eu duvido, porque equipa que vence, não deve ser alterada.

7
Eu prefiro a ligação dos elementos que fazes no segundo logotipo. No primeiro os elementos estão um pouco soltos apesar de as cores os conseguirem uni um pouco.

Atenção aos efeitos que metes nas letras do primeiro, caso seja para imprimir as cores podem sair um pouco "deslavadas".

No segundo não gosto da guitarra tão grande, nem do alinhamento da palavra "BANDA". Devias alinhar a palavra com a mesma altura que a letra K. Os alinhamentos são muitos importantes e as vezes fazem toda a diferença.

Quanto as cores, não vou comentar muito, porque isso é sempre algo relativo, cada pessoa tem os seus gostos, já tive clientes que nem podem ver a cor verde a frente como já tive clientes que só querem cores mortas.
Gosto mais das cores do segundo logo, só acho que não devia haver um tom de cor tão diferente da primeira letra "K" para a letra "A". E já agora, cuidado com os vermelhos muito claros, eu tento sempre evitar isso, porque se o logo for exposto a luz solar vai dar ideia que as letras são rosa. A não ser que seja essa a intenção.


8
Conversa Geral / Re: Duvida: Hardware X Cloud?
« em: 23/Ago/2011 15:23 »
É claro que vai continuar a haver produção. Os computadores não são feitos para quem trabalha ou para quem joga jogos de computador.

Há empresas de desenvolvimento, laboratórios de investigação onde lidas com informação altamente confidencial, etc. etc.

Os laboratórios hospitais e empresas do género é onde se encontra o cloud computing mais avançado. Eu estive a cerca de 1 ano a estagiar num hospital distrital e foi onde andei a instralar terminais Ncomputing. Ou seja, o hospital a cerca de 1 ano já estava a investir na cloud.

E normalmente quando um laboratório quer fazer cálculos avançados não utiliza os seus meios nem sequer tem meios para isso. O que fazem é alugar um supercomputador por um determinado período de tempo para poder fazer cálculos e investigações.

Nota: www.top500.org site com o top500 de supercomputadores, não se assustem com a capacidade desses computadores :)

Já para não falar do software utilizado para as consultas e armazenamento de dados dos utentes que funciona na cloud. Esse software é desenvolvido em java e funciona pelo browser, exactamente da mesmo forma que administras o wordpress. Se não me engano até acho que a base de dados das consultas está toda armazenada num hospital do Porto. Estando assim toda a informação armazenada num único lugar,  caso um determinado utente tenha que ser transferido, não é necessário andar cá com papeladas ou emails, qualquer hospital tem acesso a informação do utente. Acesso a informação mais rápido o que pode salvar vidas.

Os bancos funcionam da mesma maneira.

Basicamente, todos os computadores do hospital estão a ser substituídos apenas por terminais para acederem aos dados nos servidores do hospital.  É o que vai acontecer com os pc pessoais.
Toda a tecnologia de top quando chega ao comsumidor doméstico quase de certeza que já é utilizada a anos em grandes instituições, como bancos, laboratórios,  militares, etc aconteceu o mesmo com a internet que só era utilizada por militares e foi inventada para eles.

É certo que os pc normais acabem em breve e sejam substituídos por outro tipo de máquinas, até lhes podem dar o mesmo nome "computadores" mas a grande mudança será no interior como já referi num post anterior.


O número de servidores vai aumentar consideravelmente.

Mas não confundam computadores pessoais, com supercomputadores, máquinas especializadas, e servidores, são coisas totalmente diferentes. Quando falo em acabar, refiro-me aos computadores normais que utilizamos no dia a dia.

A não ser que empresas como a Apple não tenham mais nada para fazer ao dinheiro e andam a investir milhares na cloud para depois não ser utilizada.

Com a cloud o mais provável é que as empresas de informática do bairro que arranjam computadores acabem de vez. Para quem está dentro dessa área sabe bem que as margens de lucro de venda de um portátil são mínimas e muitas empresas de bairro só vender para parecer bonito. Não é por acaso que muitas se estão a virar para softwares de gestão tipo o PHC e Primavera onde conseguem ter maiores margens de lucro e ganhar mais com assistências.

9
Conversa Geral / Re: Duvida: Hardware X Cloud?
« em: 20/Ago/2011 12:49 »
Quanto ao que o anjo2 disse sobre a latência, hoje em dia é verdade, o que não quer dizer que amanhã ainda o seja.

Pelo que andei a pesquisar já existem serviços de jogos na cloud como é o caso do http://www.onlive.com onde os jogos correm nos servidores e os computadores não necessitam de fazer qualquer processamento.

O mesmo já acontece com os dispositivos da http://www.ncomputing.com que são ligados a um ecrã e funcionam como terminais. Permitem fazer login no servidor e aceder a dados e programas como office e programas que precisem de pouca memoria e processamento. Esses dispositivos possuem pouco hardware, pois muitas das tarefas são feitas no servidor. Claro que ainda não são grandes máquinas  :) só servem para aplicações mais leves. Pelos menos os que instalei a cerca de 1 ano não davam para grandes tarefas.

Já agora, deixo aqui um video, para quem ainda não conhece o portatil da toshiba que possui um teclado touch.


10
Conversa Geral / Re: Duvida: Hardware X Cloud?
« em: 20/Ago/2011 12:30 »
Nas palestras que assisti nos últimos tempos sobre cloud computing, todas indicam que o fabrico dos notebooks e desktops, nos moldes que conhecemos hoje em dia, vão acabar nos próximos tempos. Isto dito pelo representante da Microsoft e representantes de outras empresas da área. Os notebook vão deixar de precisar de ter processadores, gráficas, memórias, etc, a única coisa que irão possuir é o ecrã e ligação a internet. Todo o processamento que é feito actualmente num computador, passara a ser feito nos servidores, algures em algum canto do mundo (cloud computing).

Sendo assim dentro de algum tempo só vamos precisar de dar meia dúzia de trocos por um ecrã (tablet) ter ligação a internet e comprar um serviço na cloud onde possamos armazenar os nossos dados, ficheiro, jogos, filmes, etc. Todo o processamento será feito no servidor, e cada um terá vários serviços, desde os mais baratos, para quem não precisa de grande processamento até aos mais caros. É o que já acontece hoje em dia com o alojamento de sites, cada um compra o serviço que mais lhe convém.

Na minha opinião acho isto fantástico, detesto ter que andar com tralha as costas e gosto de aproveitar bem o tempo e tendo tudo num lugar fica tudo mais organizado e fácil de aceder. Tanto posso aceder aos ficheiros pela TV da sala,  da cozinha, da garagem da casa de banho lol etc isto tudo sem precisar de andar com fios, ou a copiar dados de um lado para o outro. Deixando assim de estar preocupado se o portátil é roubado, se avaria, etc os ficheiros estão sempre num lugar seguro (pelo menos espera-se que a cloud seja segura).

E os preços também serão bem mais acessíveis.

Só vejo um contra, a segurança. E este foi um tema muito questionado nas palestras pela generalidade das pessoas. Os palestrantes afirmaram muitas vezes que é seguro… mas será mesmo? Mesmo quem não seja intendido na área de segurança informática não precisa de se matar muito no meio de códigos para invadir por exemplo uma conta do Facebook. Basta utilizar engenharia social. Com o crescer das redes sociais as pessoas começaram a partilhar mais informações o que tornou mais fácil aceder a essas informações. Utilizando eng. Social, torna-se as vezes, relativamente fácil invadir contas de utilizadores. Muitas das vezes por culpa das pessoas que se desleixam com o que partilha e com as pass que escolhem.

11
Projectos / Re: [CSNACIONAL] Novo projecto
« em: 08/Abr/2011 09:32 »
Gostei do projecto, apesar de não ser uma área que me atraia muito.

O layout está porreiro.
Tens que corrigir o link para os servidores no top do site

"CSNACIONAL.COM     JUNTE-SE A NÓS     SERVIDORES     TEAMSPEAK 3     CONTACTOS"

A mim aparece-me erro ao clicar lá.


Boa sorte para o projecto

12
Conteúdo Adulto / Re: Duvida com dominio
« em: 08/Abr/2011 09:22 »
Se achas que pode vir a ter valor o dominio, compra-o. Também é um investimento bastante baixo, por isso não tens muito a perder.

13
Em que área de desporto se foca o projecto?

Em principio interessa-me o projecto.

Não consigo mandar msg, podes-me contactar pelo email fabiofp07 @ gmail.com

14
Projectos / Re: www.cev.org.pt
« em: 05/Fev/2011 12:49 »
A newsletter do site já tá a funcionar? É que dá para inscrever as vezes que quiser o mesmo email.

15
Projectos / Re: www.cev.org.pt
« em: 05/Fev/2011 12:08 »
"Outra coisa, sem querer ser muito ironico, apesar de já estar a ser, ainda não me apontaram graves erros de programação.
Serei eu muito bom programador?
Olhem que assim eu fico orgulhoso"

E um bocadinho de humildade? Não? :)

Analisando o código do teu site não vejo nada de especial, antes pelo contrário na validação dos formulário, o código utilizado é básico de mais. Fazendo uma análise ao código do site também se nota uma grande desorganização no código.

Existe uma coisa chamada de validação de formulário, para evitar spam, ataques etc... Não sei se tens muito espaço na base de dados mas da maneira que programas, vais precisar de bases de dados com grandes capacidades para aguentarem tanto spam :) quer dizer o spam não vai ser muito porque a visibilidade do site também não vai ser muita. Podes ver aqui os erros de seo http://www.woorank.com/en/www/cev.org.pt e podes encontrar na internet outras ferramentas que te comprovam que o SEO do site tá fraco.

Dando uma vista de olhos no blog profissionalweb.net também se encontram falhas, e graves, como é o caso da programação dos comentários. Aquilo tá programado o mais básico possível. Era giro colocar um script no firefox a escrever comentários automaticamente no teu blog :) O mesmo erro acontece nos projectos colocados no site profissionalweb.net.


Quanto ao design e usabilidade não vejo nada que indique ao utilizador em que página está. Uma maneira para melhorares esse aspecto é colocares o fundo de cada botão de outra cor conforme a página em que se encontra o visitante. Podes ver um bom exemplo aqui www.apple.com.


Páginas: 1