← Desenvolvimento

Inovar em Portugal - Recrutamento

Lida 7551 vezes

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Podes ir directo ao assunto "preciso de alguém que me faça um site assim e assim."

LOL. Bem já vi que aqui é complicado dar ideias. Eu não vim pedir nada a ninguém, ou melhor vim pedir opiniões.
E se quisesse um site podia fazê-lo eu.

Se chegasse aqui a dizer que queria fazer um blog sobre tecnologia já tava tudo a dar ideias, dei uma ideia mais complexa fica tudo a mandar palpites ao lado, ainda não tive quase ninguém que tenha dito isso não funciona porque isto e por aquilo.
Ou dizem que já existe e não dizem onde. Ou dizem que quero fazer um site, quando a ideia é muito maior que um simples site.
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Podes ir directo ao assunto "preciso de alguém que me faça um site assim e assim."

pessoas que façam sites há muitas... como ele quer parece que não.
Este fórum começa a assemelhar-se ao Juiz decide que dava na sic aqui há uns anos!

Ao ler-te a defender as tuas ideias ( kandalf ) consigo notar uma certa motivação arrisco quase a dizer paixão que dificelmente se vai desmoronar com estas criticas que aqui estás a ter, isso penso que é o primeiro passo para este projecto ter sucesso.

Força com o projecto, só não falo contigo porque decidi há uns tempos seguir ideias próprias e deixar de ligar ás opiniões, liderar e não estar feito ovelha...
Offline

oscarino 
Membro
Mensagens 618 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

LOL. Bem já vi que aqui é complicado dar ideias. Eu não vim pedir nada a ninguém, ou melhor vim pedir opiniões.
E se quisesse um site podia fazê-lo eu.

Calma,  :grin:

Se chegasse aqui a dizer que queria fazer um blog sobre tecnologia já tava tudo a dar ideias, dei uma ideia mais complexa fica tudo a mandar palpites ao lado, ainda não tive quase ninguém que tenha dito isso não funciona porque isto e por aquilo.
Ou dizem que já existe e não dizem onde. Ou dizem que quero fazer um site, quando a ideia é muito maior que um simples site.

Estás enganado, ideias complexas é do que o pessoal gosta, o problema é que a tua ideia não se encaixa nesse patamar muito menos no patamar de "ideia inovadora".
Se procurares bem, vais encontrar portais semelhantes ao que tu queres desenvolver, se avançares com o projecto lembra-te que vais ter imensas desvantagens mesmo que lances algo mais criativo do que já existe. O actual mercado nessa área tem imensos portais, com capitais e meios de investimento altíssimos.
 
Se queres avançar, força, deve-se sempre apostar, pensa é bem como o vais fazer, começa por pensar mais objectivamente, no que queres focar.  
Esta é a opinião que te posso dar...
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Lá está Oscarino isto não é para ser um simples portal. Aliás a parte de portal é só um pequeno pedaço da ideia, eu quando falei de um portal de noticias tava a dar um exemplo concreto para estudantes de jornalismo.

Agora se estamos a falar de pessoas de gestão então já se vai fazer outra coisa, se forem engenheiros do ambiente vai ser projectos ligados à área. Simplesmente iríamos interligar tudo, juntar competências e criar coisas novas.

E continuo a dizer se a ideia não é inovadora digam-me onde é que isto existe em Portugal? Já vi que o meu erro foi falar num portal de noticias o pessoal ficou com isso na cabeça e não pensa noutra coisa. Eu estou a falar num fórum de programação mas não estou a falar sobre criar um site, estou mais a falar sobre criar uma "empresa" de gente jovem que vai juntar-se em pequenos projectos. Um bocadinho tipo as incubadoras de ideias, mas uma cena nível nacional, mais livre e mais ampla.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Acho que a primeira coisa que tens que fazer é conseguir definir concretamente qual é a tua ideia, dizer que é inovadora e não a conseguir explicar não te leva a lado nenhum. Já vi mais detalhes que não têm nada a ver com a ideia que passou no post inicial, mas parece que nem tu sabes muito bem o que isso pode vir a ser. E se tu não sabes, o mais certo é não vir a ser nada.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Acho que a primeira coisa que tens que fazer é conseguir definir concretamente qual é a tua ideia, dizer que é inovadora e não a conseguir explicar não te leva a lado nenhum. Já vi mais detalhes que não têm nada a ver com a ideia que passou no post inicial, mas parece que nem tu sabes muito bem o que isso pode vir a ser. E se tu não sabes, o mais certo é não vir a ser nada.

Como disse isto ainda é uma ideia muito pouco trabalhada, tenho mais um amigo que anda também a pensar no assunto.
É verdade esta não é uma ideia trivial de se explicar.
Vou tentar meter isto simples.

O objectivo é juntar pessoal jovem, que ainda não trabalhe e queira ter uma ideia do que puderam fazer no futuro.
Vamos juntar os colaboradores por cursos e competências e desenvolver ideias que vão surgindo.
Por exemplo: temos alguém que ser ser escritor, vamos juntar um gajo de marketing, alguém mais ligado a gestão e tentar meter o livro no mercado, abordar editoras, trabalhar o produto melhor.
Sendo assim se tiver-mos pessoas de muitas áreas vamos ter uma rede completa de serviços, alguém que faz um jogo super bonito mas está com dificuldades a mete-lo à venda ou a dá-lo a conhecer, nós através da nossa rede vamos juntar uma equipa para ajudá-lo. No fundo estamos a criar "mini empresas".

Claro que quando falei de um portal de notícias foi só por ser a cena mais básica para alguém que estude jornalismo fazer. E porque caso era uma grande mais-valia para este projecto, uma vez que iríamos ter um espaço de notícias onde podíamos publicitar os outros projectos que iam sendo feitos, por exemplo apresentar o livro, que falei atrás, ao "mundo".

Espero que agora consigam perceber melhor o que pretendo com o projecto.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso é verdade arranjar jovens jornalista pode ser complicado mas é uma questão de falar nas universidades e assim. O trabalhar de borla é relativo se o o projecto der dinheiro é para pagar aos colaboradores. E não é trabalhar de borla é melhorar competências, quantos não fazem parte de jornais universitários, não seria melhor fazer parte de um projecto maior com maior visibilidade?

Sim, mas o problema é convenceres alguém a juntar-se a esse projecto, quando podem trabalhar noutros projectos desenvolvidos e até mesmo receberem por isso. Dizer "ai e tal, quando este projecto crescer vais ganhar muito com isso" dizem todos que começam um projecto. O que diferencia o teu projecto de todos os outros existentes que justifique alguém com talento em investir nele? Sim, porque perder horas e horas com artigos e conteúdos de borla é investir. E o teu projecto ainda nem começou, como queres convencer alguém com o argumento de "projcto maior com maior visibilidade"? Só vais ter isso se conseguires juntar talento primeiro...

Isto é válido para jornalistas, designers, programadores, marketeers, etc, que queiras angariar para a equipa.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, mas o problema é convenceres alguém a juntar-se a esse projecto, quando podem trabalhar noutros projectos desenvolvidos e até mesmo receberem por isso. Dizer "ai e tal, quando este projecto crescer vais ganhar muito com isso" dizem todos que começam um projecto. O que diferencia o teu projecto de todos os outros existentes que justifique alguém com talento em investir nele? Sim, porque perder horas e horas com artigos e conteúdos de borla é investir. E o teu projecto ainda nem começou, como queres convencer alguém com o argumento de "projcto maior com maior visibilidade"? Só vais ter isso se conseguires juntar talento primeiro...

Isto é válido para jornalistas, designers, programadores, marketeers, etc, que queiras angariar para a equipa.

Sim tens razão, mas isto é para ser uma coisa um bocadinho mais a pensar no futuro e não tanto no presente e no que se vai ganhar agora. Quero criar uma algo onde as pessoas das mais diversas áreas podem desenvolver algo, assim no futuro quando forem procurar emprego já tem algo para mostrar, não são uma folha em branco.

E para além disso se este projecto resultar este pode ser um excelente local para as pessoas entrarem em contacto com empresas e mostrarem directamente o seu valor e assim conseguirem mais facilmente empregos.

Eu agora ainda nem quero ninguém para fazer nada, quero sim pessoas para dar ideias do que se podia fazer, depois avalia-se se dá para avançar ou não...
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sim tens razão, mas isto é para ser uma coisa um bocadinho mais a pensar no futuro e não tanto no presente e no que se vai ganhar agora. Quero criar uma algo onde as pessoas das mais diversas áreas podem desenvolver algo, assim no futuro quando forem procurar emprego já tem algo para mostrar, não são uma folha em branco.

E para além disso se este projecto resultar este pode ser um excelente local para as pessoas entrarem em contacto com empresas e mostrarem directamente o seu valor e assim conseguirem mais facilmente empregos.

Eu agora ainda nem quero ninguém para fazer nada, quero sim pessoas para dar ideias do que se podia fazer, depois avalia-se se dá para avançar ou não...
Mas hoje em dia não tens pessoas a pensar no futuro, tens pessoas a pensar no presente.

Tens de focar o teu mercado de acordo com a actual mentalidade, e a actual mentalidade não é propriamente a de andar a trabalhar sem receber um chavo sem sequer teres a certeza que alguma vês vais receber.
Offline

split79 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

boas

depende como desenvolveres o portal......tens de criar uma mais valia ou uma especialização.

mas a partida ate pode vir a ser uma boa ideia.

abraço
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

... Quero criar algo onde as pessoas das mais diversas áreas podem desenvolver algo, assim no futuro quando forem procurar emprego já tem algo para mostrar, não são uma folha em branco. ...

Assim é algo díficil ver inovação na tua ideia! ;)

Mas acho que percebo onde queres chegar:

Site / comunidade onde se possam interligar competências e criar sinergias.

Se é isto e queres ser inovador tens de pensar de que forma (processos tecnologia, etc) vais ser diferente.

Os fórums já fazem isso. As redes sociais também.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Por acaso tenho um projecto nessa área que está a ser finalizado.
Não digo que é inovador, mas em Portugal não existe nada com o formato que iremos apresentar.

Para já não vou revelar pormenores, mas estará disponível ao público muito em breve.

Deixarei aqui o no fórum a apresentação do projecto uns dias antes da inauguração.
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sendo assim, senão apresentas a tua ideia como queres conseguir talentos para as áreas?
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Vou então escrever um texto para apresentar o projecto aqui no fórum.

Assim que tenha um formulário de pré-inscrição no site, faço aqui o post da apresentação.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

cpdesign também estou curioso com o que vais apresentar.

Bem a minha ideia começou a ter muitos críticos mas parece que já está a melhorar, já recebi algumas pm a propor ideias e melhoramentos.

cjseven quando dizes que as redes sociais e os foruns já fazem isso é um bocado relativo, normalmente as pessoas nos foruns e assim ajudam se a coisa for muito simples.

Aqui é diferente e que gostava fosse uma coisa para além da internet, claro que íamos ter a nossa parte online mas também íamos desenvolver muitos projectos offline.

Depois se este projecto andar para a frente obviamente vamos estabelecer contactos e parcerias com empresas, isto para nos ajudar a nós e ajudar as empresas a recrutar empregados. Certamente uma empresa se vai buscar alguém à universidade tem preferência por uma pessoa que andou envolvida em projectos e coisas assim. No fundo isto já existe em algumas universidades mas são sempre grupos pequenos e normalmente com falta de competências em determinadas áreas. Ao criarmos algo a nível nacional já é completamente diferente.