← Conversa Geral

Ajuda quando cai em exagero

Lida 9168 vezes

Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Quando uma pesquisa no fórum na secção adequada, ou uma pesquisa no Google de alguns segundos responde a uma pergunta, isso mostra que a pessoa que realizou a questão não se deu ao trabalho de pesquisar, o que a meu ver é mau.

Assumi que essa parte não existe e que deve ser moderada pelos moderadores dos fóruns, como normalmente acontece.

É normal ver em muitos fóruns e neste também, coisas do tipo "Usa a pesquisa do fórum, essa resposta já foi dada" Isto é normal e deve funcionar assim, a pessoa em questão deve de pesquisar e se realmente não encontrar avisa (por norma também se costumam colocar os links onde foi respondido).

Mas estes casos para mim não são pedir ajuda nem ajudar.


@ac99

Eu também gostava de partilhar tudo o que sei, mas mesmo que o quisesse fazer não o conseguia. Normalmente acontece como digo, se é grátis as pessoas não acreditam e não dão valor.

Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O conhecimento deve de ser gratuito e pago, dependendo da informação que se dá. Não está certo eu estar um ano a testar uma técnica, divulga-la gratuitamente para de um momento para outro ela para de funcionar.

Sobre a ajuda, eu cada vez tenho ajudado menos quem me pede ajuda. O tempo é cada vez menos e as pessoas "abusam" cada vez mais, principalmente os mais novos que querem a papinha toda feita.

Há perguntas ridículas que em menos de 1 minuto se chega a resposta usando o Google.  Há outras mais complicadas e aí ajudo se tiver tempo. Mas para mim o principal problema é aqueles que se aproveitam de quem ajuda para depois ganhar dinheiro e ficar com a fama de "pró"... não me posso também me esquecer daqueles que não sabem ter um contacto no MSN porque se passam um dia sem pedir ajuda, quase que morrem. :-x
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O conhecimento deve de ser gratuito e pago, dependendo da informação que se dá. Não está certo eu estar um ano a testar uma técnica, divulga-la gratuitamente para de um momento para outro ela para de funcionar.

Sobre a ajuda, eu cada vez tenho ajudado menos quem me pede ajuda. O tempo é cada vez menos e as pessoas "abusam" cada vez mais, principalmente os mais novos que querem a papinha toda feita.

Há perguntas ridículas que em menos de 1 minuto se chega a resposta usando o Google.  Há outras mais complicadas e aí ajudo se tiver tempo. Mas para mim o principal problema é aqueles que se aproveitam de quem ajuda para depois ganhar dinheiro e ficar com a fama de "pró"... não me posso também me esquecer daqueles que não sabem ter um contacto no MSN porque se passam um dia sem pedir ajuda, quase que morrem. :-x

Completamente de acordo e completamente igual a minha situação.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Penso que temos aqui um caso bicudo.

Quem pode ajudar já não está para aí virado e quem pede ajuda nem se digna a procurar as respostas primeiro...

 #-o #-o
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Penso que temos aqui um caso bicudo.

Quem pode ajudar já não está para aí virado e quem pede ajuda nem se digna a procurar as respostas primeiro...

 #-o #-o

É verdade, mas é a segunda parte que estraga a 1ª
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Penso que a melhor forma, até para ajudar quem se está a começar, é não ajudar em demasia.
Isto é, se a pessoa tem a papa toda feita nunca vai memorizar aquilo que aprende.. agora se pesquisar e batalhar por algo que realmente quer, vai tirar frutos disso.

Eu não deixo de ajudar quando posso, mas não dou o "abc" de tudo. Mesmo quando me encontros com fotógrafos mais novos nos concertos, estes fazem algumas perguntas que para quem está num concerto, com cerca de 10 minutos para entregar 20 fotografias, não tem tempo para explicar, "olha usa a velocidade X para congelar, a abertura Y para isolar, o ISO X para criar ambiente.. etc". É lógico que se chegaram ao patamar de obter credenciais para fotografar espectáculos não deviam necessitar destas ajudas, eu também não as tive quando comecei, por isso falhei muitas vezes e aprendi por mim mesma.

Ajudar sim, é importante, mas com moderação.
Ninguém me come as papas na cabeça, além que já o fizeram, até neste fórum.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

pelas dúvidas dá para entender o tipo de dúvida, e com uma ou duas perguntas adicionais entende-se se é uma dúvida fundamentada ou uma dúvida de estupidez... ás de estupidez eu sei bem o que fazer

O que consideras estupidez pode não ser estupidez para outras pessoas. Uma coisa que aprendi na minha vida foi que não existem perguntas estúpidas. Posso fazer-te algumas perguntas "estúpidas" e deixar-te sem saberes a resposta: porque é que a Lua é redonda? Porque é que a erva é verde? Tenho a certeza que nem sabes as respostas destas perguntas "estúpidas".

É melhor dizerem não à partida do que se queixarem posteriormente. Ninguêm anda com uma faca na vossa garganta. Ninguêm é obrigado a ajudar. Os seres humanos são como os cães: se deres um osso a um cão abandonado ele vai parar na tua porta todos os dias; se ajudares um ser humano ele vai pedir-te ajuda todos os dias.

Resumindo, digam não ou estejam calados!
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Por isso ajudar outra pessoa por maior que fosse o trabalho era mais natural do que hoje, porque estávamos a ajudar alguém a melhorar um site sobre aquilo que mais apaixonava essa pessoa (um hobbie por exemplo) e não um site feito a pensar no adsense e nos afiliados. Essas coisas, parece que não, mas contam...

Concordo plenamente. Aparecem tantos por aqui que só querem é montar um blog sobre assuntos mais do que explorados e com conteúdo copiado, duplicado ou sem qualidade e colocar lá AdSense no segundo em que o lançam (???) sem ter realmente paixão e interesse no que estão a criar. E muitas vezes para duas semanas depois estarem a vender esse mesmo blog "por falta de tempo".

Assim torna-se complicado as pessoas quererem ajudar...