← Conversa Geral

Administradores de Fóruns!

Lida 2384 vezes

Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Muitos de nós aqui, administram fóruns que albergam grandes comunidades. O meu tem quase 4000 membros, onde há sempre alguns engraçados que nos vão dar sérias dores de cabeça. Como é que vocês lidam com situações extremas, onde o ban por vezes não é suficiente? É difícil agradar a todos, por isso criam-se situações desagradáveis.

Criam-se inimigos ferrenhos... dass!

Odeio banir, mas odeio mais esta gente que enfada um gajo.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Depende muito da situação amigo, porque cada caso é um caso, por mais que tentes criar um padrão a aplicar a todos, há sempre um tipo qualquer que estraga o esquema.

Sou como tu, detesto banir, mas quando é preciso, também não faço grande cerimónia.

Como ninguém gosta de ser banido, é mais que natural que a pessoa, mesmo sem razão, proteste. É algo com que vais lidar sempre.

Ainda assim se quiseres partilhar alguma situação em concreto sem referir nicks claro, força ;)
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sou MUITO benevolente, até hoje bani 3 ou 4 membros, o que é mesmo muito pouco.

Sinceramente, não há nada que queira referir em particular. Sei que em nenhuma das situações os otários tiveram razão, mas também assumo que exagerei na contra-resposta. Às vezes custa estar calado e pronto.

Uma situação que me pôs mesmo sem controlo, que resultou no último banimento, foi um membro ter desrespeitado repetidamente um moderador. Epa, nem foi nada comigo mas o gajo tomou-me de ponta !!! Minha nossa, mandava-me emails com ameaças, a dizer que sabia onde morava, que eu era um filho da curta, um isto, um aquilo.
Convidei-o mais que uma vez, pedi-lhe apenas que me avisasse antes de aparecer, só mesmo para o caso de não estar em casa ele não bater com o nariz na porta. O boi dum raio exagerou. Fiz uma pesquisa aprofundada, até que descobri que ele era dono de um stand de automóveis. Foi lindo, ligar para o stand e falar com a besta ;). Sei que estas situações são de evitar, mas pronto, aconteceu. Há gente muito ordinária...





Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sou MUITO benevolente, até hoje bani 3 ou 4 membros, o que é mesmo muito pouco.

Sinceramente, não há nada que queira referir em particular. Sei que em nenhuma das situações os otários tiveram razão, mas também assumo que exagerei na contra-resposta. Às vezes custa estar calado e pronto.

Uma situação que me pôs mesmo sem controlo, que resultou no último banimento, foi um membro ter desrespeitado repetidamente um moderador. Epa, nem foi nada comigo mas o gajo tomou-me de ponta !!! Minha nossa, mandava-me emails com ameaças, a dizer que sabia onde morava, que eu era um filho da curta, um isto, um aquilo.
Convidei-o mais que uma vez, pedi-lhe apenas que me avisasse antes de aparecer, só mesmo para o caso de não estar em casa ele não bater com o nariz na porta. O boi dum raio exagerou. Fiz uma pesquisa aprofundada, até que descobri que ele era dono de um stand de automóveis. Foi lindo, ligar para o stand e falar com a besta ;). Sei que estas situações são de evitar, mas pronto, aconteceu. Há gente muito ordinária...


E o diálogo via telefone foi bom? lool


Já não sou administrador de um fórum há muito! Dois dois que tive felizmente nunca tive de banir ninguém se bem que havia sempre um ou outro membro que provocava os outros. Mas tudo se resolveu.
Claro que a comunidade não tinha 4000 membros mas penso que teve uns 1500.

Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O gajo desligou, deve ter ficado preocupado por ter descoberto a identidade dele, pois nunca mais respondeu aos emails sequer.

Mas já foi pior, quando tinha 9000 membros no fórum que ardeu, com este novo fórum e com menos membros, tem andado tudo mais nas calmas (Fora este incidente com o senhor do stand).

Basta dar sinal de fraqueza para abusarem demasiado. Façam tudo com subtileza. Marmanjos dum raio...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Exactamente, tens que ser legislador num fórum com tantos membros e fazer cumprir as regras. Para evitar problemas não deves ser muito tolerante, deves banir sempre que os limites sejam ultrapassados.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também já passei pelo mesmo. Já tive um Fórum (de Wrestling claro) que tinha quase 2.000 membros, mais de 100.000 posts, isto tudo em apenas 8/10 meses... Cheguei ao ponto de acabar com o Fórum e passar a Blog (actualmente)...

Sempre que bania alguém, que merecia claro, vinha logo dois ou três muito "amigos" desse a reclamar, etc... Criavam-se autênticas guerras...
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Actualmente tenho um fórum com 17,000 mil membros e temos um sistema de alertas. A pessoa pode levar 3 alertas, à terceira é expulsa. Quanto as reclamações normalmente são criados tópicos pelos membros para criarem confusão, nada melhor que bloquear o tópico e dar alerta a pessoa que o abriu.

Em alguns casos é necessários explicações, e para isso a administração tem um tópico onde explica algumas decisões de administração, como expulsões e assim.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O que podes fazer é criar um fórum de discussão privada, ou seja, só entre o staff e as pessoas, sendo que quem tiver suspenso pode lá falar...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

se te envia mails com ameaças e sabes que é adulto (ou seja não é brincadeira de putos parvos) fazes como todas as pessoas fazem, apresentas queixa na esquadra. Não tens nada que dar largas aos fetiches dele e responder às ameaças convidando-o a aparecer.

Isso não é ser corajoso nem valente. Ameaças à integridade física é crime e numa sociedade civilizada não se confronta peito a peito, há regras e leis.


Quanto aos Bans, há regras e são para cumprir... repara, RESPEITO atrai mais RESPEITO, se deixas algum passar as marcas e sair impune outros vão-se sentir tentados a fazer igual.

Tens de ter cuidado é a gerir os tópicos, haverá alturas em que podes ser tu mesmo e outras que tens de ser mesmo o ADMIN ou o MODERADOR.

- Cuidado a bloquear tópicos, isso é das coisas que mais irritam quem participa
- Cuidado a tomar partido nas discussões, todos merecem respeito e todos tem direito a da-la, se tomas partido de uma ou outra os restantes vão ver isso como um ataque.
- Elogia-os o mais possível, as regras são para cumprir com rapidez e firmeza mas quando alguém participa muito e bem deve ser elogiado (o que fará com que participe ainda mais e sirva de exemplo).


Tem tudo haver com Engenharia Social (se é que isso existe).
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Administrar um fórum é como ser director do departamento de recursos humanos, orgulho-me de já ter ganho imensos membros por os ter feito ver como funciona uma comunidade.