Vamos meter por pontos.
- Tenho o máximo de cuidado em manter os meus sites rápidos, logo tenho despesas com servidores dedicados (que não são baratos).
- Não faço sites género árvore de natal (com 80 banners por página)
- Eu faço sites (uteis) para ganhar dinheiro.
Visto estes pontos apenas trabalho numa situação win - win -win
(eu ganhar dinheiro, o utilizador (que encontrar o conteúdo que pretende e os anunciantes que me pagam as contas terem as suas marcas divulgadas).
O que faço é bloquear o conteúdo (tapar) e explicar ao visitante que o projecto é apenas suportado com a publicidade, sem a publicidade não é viável assim como é explicado ao visitante como desbloquear aquele site especifico.
Se o visitante quer ir ao site do vizinho, tudo bem, cada um é livre de decidir por onde navegar, agora se quer aceder ao conteúdo que eu estou a pagar para o manter online tem de pelo menos estar exposto às marcas que me pagam as contas.
Uma pessoa quando compra um jornal não pede no quiosque que lhe recortem a publicidade certo?
Em relação a mostrar a publicidade que o utilizador não quer ver de forma obrigatória não concordo, penso que a melhor opção é o sistema que estou a usar, educar o utilizador o porquê da publicidade e dar a opção de ver o conteúdo desligando o software ou saindo do site.