← Desenvolvimento

Como registar uma Marca/Empresa

Lida 10055 vezes

Offline

David Ribeiro 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Neste momento, com dois colegas de curso estamos a estudar o mercado de forma a abrir uma empresa com soluções de qualidade a um preço acessível, e estamos com algumas dúvidas em como registar a marca, e gostaríamos que alguém que tivesse passado pelo mesmo nos ajudasse, se possível indicando-nos os passos.

Muito obrigado a todos.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

1) Tens que ir ao site da INPI - www.inpi.pt - e ver se existe semelhanças com o nome do teu projecto/empresa;
2) Após teres verificado se existe ou não semelhanças com o nome do teu projecto/empresa, fazes o pedido e logo após efectuas o pagamento;
3) Após teres efectuado o pagamento, poderás visualizar o teu processo através do site da INPI.

Nota: O registo de marca rondará os 100,00€ só 1 nice e em caso de eles rejeitarem não devolvem o dinheiro.
Offline

David Ribeiro 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Já li que ao registar a marca eles oferecem o domínio .pt durante um ano, certo?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já li que ao registar a marca eles oferecem o domínio .pt durante um ano, certo?
Não
Apenas existe oferta de dominio no caso de criação de empresa nos serviços empresa na hora.

Notas importantes:
Se a ideia é o .PT a marca tem de ser verbal, ou seja nomes comuns serão quase de certeza recusados
Apenas podes pedir o .PT depois da marca aprovada
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já li que ao registar a marca eles oferecem o domínio .pt durante um ano, certo?
Eu acho que não. Eu registei marca ano passado e tive que comprar o domínio na mesma.
Offline

David Ribeiro 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Não
Apenas existe oferta de dominio no caso de criação de empresa nos serviços empresa na hora.

Notas importantes:
Se a ideia é o .PT a marca tem de ser verbal, ou seja nomes comuns serão quase de certeza recusados
Apenas podes pedir o .PT depois da marca aprovada

Quando diz verbal quer dizer o que mais concretamente? Eu estou no site da INPI e já estou mais ou menos situado, mas já li coisas sobre a Empresa na Hora, devo efectuar o registo em qual?
Offline

David Ribeiro 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Pelo que vi na Empresa na Hora eles tratam de tudo no balcão, ou seja, ai fico logo a saber se o nome pretendido é aceite certo?
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Já agora, aproveitando o tópico.
A nível de impostos, sabem se a empresa tem que pagar seg. social, IVA, IRC e afins caso não fature, ou é mediante o nível de facturação?


Rui
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Uma coisa é empresa (empresa na hora) outra coisa totalmente diferente é o registo de marca (INPI).
No entanto no caso de criação de empresa (empresa na hora) tens de pedir um certificado de admissibilidade do nome no IRN.
Offline

David Ribeiro 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Eu vou tentar informar-me melhor, e então proceder ao registo, muito obrigado, agradeço o vosso tempo, e quem sabe daqui a uns meses ouvem falar da minha empresa :D
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Pelo que vi na Empresa na Hora eles tratam de tudo no balcão, ou seja, ai fico logo a saber se o nome pretendido é aceite certo?

Na empresa na hora tens de escolher um nome de uma bolsa de nomes previamente registados por eles
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já agora, aproveitando o tópico.
A nível de impostos, sabem se a empresa tem que pagar seg. social, IVA, IRC e afins caso não fature, ou é mediante o nível de facturação?


Rui
Só pagas o IVA ao Estado quando o facturares. Agora se não facturares nada, não devolves o IVA. Aliás quem paga o IVA é os teus clientes e depois tu entregas ao Estado. Referente à Segurança Social tu pagas impostos para teres reforma, subsídios, etc... Penso que seja assim, porque quem trata dessas "papeladas" pelo menos na minha empresa é o departamento responsável desses assuntos, mas penso que seja assim...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na empresa na hora tens de escolher um nome de uma bolsa de nomes previamente registados por eles
Ou então pedir um certificado de admissibilidade do nome no IRN com o nome desejado...
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Iva, tu escolhes estares isento (até 10000€/ano), pagares todos os meses ou de 3 em 3 meses.
Segurança social, estás isento no primeiro ano (primeira vez)
IRC, até 3 anos a empresa pode dar prejuízos, só pagas IRC se a empresa tiver lucros.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Iva, tu escolhes estares isento (até 10000€/ano), pagares todos os meses ou de 3 em 3 meses.
Segurança social, estás isento no primeiro ano (primeira vez)
IRC, até 3 anos a empresa pode dar prejuízos, só pagas IRC se a empresa tiver lucros.

Essa da segurança social, também é válido para empresas? Pensei que era só pra ENI.