← Google

Google Analytics - Fiável ?

Lida 3914 vezes

Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Tenho verificado uma grande diferença entre awstats e o analytics da google.

E vocês?
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não consigo perceber porque, é assim tão difícil contabilizar visitas? Deviam ser todos identicos, no GA noto grandes diferenças, por exemplo um agregador (tipo do melhor e assim) contabiliza 90 visitas enviadas e no GA aparecem 20, já me deparei com diferenças deste género...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

sim o google analytics e o awstats são fiaveis. Só que um mede uma coisa e outro outra...

Se acederes ao url de uma imagem ou te fizerem hotlink de outro site, isso constará do awstats, no entanto nunca verás isso no analytics, porque o código não é carregado...
Offline

webteer 
Membro
Mensagens 44 Gostos 1
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Level 5 Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 4 Linux User Super Combination Combination Topic Starter

Não tenho experiência em AwStats, mas do meu conhecimento existem duas metodologias para obter métricas web:

- logfile analyzer: que é software se instala no servidor
- page tag: que é código colocado nas páginas e envia os dados para um determinado software

O AwStats é um "logfile analyzer" que se  instala no servidor. Assim, o  AwStats pode medir logo todas as visitas ao servidor. Também acontece que os logfile analyzers façam a contagem de visitas baseadas em IP do visitante... duplicando dados quando o visitante usa IPs dinâmicos (não sei como o AwStats lida com isto).

Por seu lado, o Google Analytics é um page tag analyser que, como é baseado em cookies, está dependente de factores como se o utilizador tem cookies ativos no seu browser, se limpou recentemente os cookies, etc. Também algumas firewalls podem dificultar a recolha de dados.

Só essa diferença de metologias gera dados muito distintos.

As web metrics devem ser sempre analisadas em prazos alargados, olhando mais para tendencias do que para valores absolutos...

Espero ter ajudado.

Um bom livro sobre isto é "Advanced Web Metrics" de Brian Clifton.
Offline

Legues 
Membro
Mensagens 18 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Não tenho experiência em AwStats, mas do meu conhecimento existem duas metodologias para obter métricas web:

- logfile analyzer: que é software se instala no servidor
- page tag: que é código colocado nas páginas e envia os dados para um determinado software

O AwStats é um "logfile analyzer" que se  instala no servidor. Assim, o  AwStats pode medir logo todas as visitas ao servidor. Também acontece que os logfile analyzers façam a contagem de visitas baseadas em IP do visitante... duplicando dados quando o visitante usa IPs dinâmicos (não sei como o AwStats lida com isto).

Por seu lado, o Google Analytics é um page tag analyser que, como é baseado em cookies, está dependente de factores como se o utilizador tem cookies ativos no seu browser, se limpou recentemente os cookies, etc. Também algumas firewalls podem dificultar a recolha de dados.

Só essa diferença de metologias gera dados muito distintos.

As web metrics devem ser sempre analisadas em prazos alargados, olhando mais para tendencias do que para valores absolutos...

Espero ter ajudado.

Um bom livro sobre isto é "Advanced Web Metrics" de Brian Clifton.

Ambos são verdadeiros, mas também ambos apresentam as suas lacunas, não existem sistemas métricos perfeitos!! Eu uso o Google analytics e em médio/longos prazos mostra-me claramente tendencias ou situações que me interessam de forma detalhada! Não tenho qualquer razão de queixa!!!

Tudo depende do teu objectivo... mas nao perdes nada em instalar o Google Analytics no teu site!!! Mas já aprendi uma coisa, deves guiar-te sempre por apenas um analytics afim de evitares confusões desnecessárias!!

Espero também ter ajudado.
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu costumo usar o Google Analytics.

No AwStats o nº de visitas é sempre muito superior.

Uma dúvida, se um bot "visitar" o nosso site isso conta como 1 visita no AwStats?

E no Google Analytics?

Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu costumo usar o Google Analytics.

No AwStats o nº de visitas é sempre muito superior.


Como referiu o Rui Augusto, o awstats contabiliza requests que o analytics não conta.
Por exemplo, se tiverem um script que mostra imagens e no mesmo url (página de listagem, por ex.) forem apresentadas 100 imagens, o awstats conta 101 pageviews, enquanto que o analytics conta só uma.