← Hosting

Ajuda - Alojamento: qual escolher

Lida 6486 vezes

Offline

povinhodoze 
Membro
Mensagens 11 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Mobile User Linux User Level 5 10 Posts Tenth year Anniversary Windows User Apple User Super Combination Combination

Olá a todos.

Espero que se encontrem todos bem.

Venho pedir a vossa ajuda, pois isto tem sido um calvário.

Resumidamente, tenho um projeto online, cuja gestão é feita por mim e um colega meu. Somos os fundadores. Chama-se Echo Boomer e é um site que trata de Tecnologia, Lifestyle e Cultura.

No início, o projeto era para ficar somente a trabalhar na região do Médio Tejo, porém, com o passar do tempo, percebemos que iríamos perder imensas oportunidades se ficássemos a atuar somente pelo Médio Tejo. Então hoje em dia expandimo-nos para o restante mercado nacional e atuamos - com isto diga noticiar algo - em todo o país. Somos convidados para vários eventos, recebemos jogos para análise, temos críticas a filmes e séries, fazemos análises a equipamentos eletrónicos, etc. Portanto, o normal nos órgãos de comunicação. Estamos dedicados a isto de manhã à noite, sendo que o objetivo passar por tornar o projeto rentável.

O ano passado fomos apoiados por uma bolsa mensal do programa COOPJOVEM, sendo que este ano queremos ser apoiados por outra bolsa de apoio ao projeto, isto enquanto o mesmo não for sustentável.

Portanto, o problema: alojamento.

Começámos na Amen.pt, a conselho de um amigo, revelando-se uma má decisão. Comprámos um pack baratíssimo na altura, logo no início. Chama-se Hosting WordPress e tem um custo de 25€ por ano. Claro, baratíssimo, logo um péssimo plano para um site de notícias.

A coisa serviu para um ou dois meses, mas rapidamente o site ficava offline, muito lento e com constantes avisos ao nível de I/O. Farto da situação, fui à procura de um novo alojamento até que encontrei a WebHS. Olhei para o plano Linux HS @XS SSD e agradou-me. Saí da Amen e lá fui para a WebHS. Entretanto mudei o tema Wordpress para um mais recente.

A coisa parecia estar resolvida. Já não havia problemas de disco, o site estava mais rápido. Contudo, ao longo dos meses fui-me apercebendo que o site ficava diversas vezes offline, lento e com problemas no carregamento. Basta irem ao site para verificarem que não só não aparecem várias imagens, como também não aparecem publicidades. Tudo isto faz com que eu esteja a perder dinheiro, e também leitores, uma vez que, estando o site lento, há menos interesse, e o próprio Google não destaca tão bem o site a nível de SEO, apesar de utilizarmos todas as técnicas e ajuda do Yoast. Apesar disto, temos valores interessante a nível de PA (Page Authority) e DA (Domain Authority).

Posto isto, estou descontente com o serviço e quero mudar de alojamento. É óbvio que não existem alojamentos perfeitos, mas quero encontrar o melhor em termos de qualidade/preço. Pesquisando, acabei por dar de caras com o site Hostingfacts, que recomendou uma série de alojamentos. Vi todos eles, cheguei a estar inclinado para o Hostinger, mas rapidamente percebi que existem muitas fake reviews sobre o serviço.

Vi e vi diversas opções e estive sempre muito indeciso, até que lá me decidi pelo Standard Plan do WordPress Cloud Hosting fornecido pela Hostgator. No carrinho, dizem eles, é um pack que tem o preço habitual de $215.40, mas, como tem um desconto de 129$.24, ficou somente a 86.16$. Bom demais? Talvez.

A Hostingfacts diz que é um plano que suporta 200 mil visitas por mês e que tem 150GB de espaço, apesar de que, na Hostagator, falarem em espaço ilimitado. Não sei é o que eles querem dizer com 2X Relative Computer Power.

Este é o plano em questão: https://www.hostgator.com/promo/hostingfacts

Comprei na quinta-feira, por volta das 18h. Minutos depois pedi o processo de migração. Horas depois – sim, horas – responde-me um indiano a dizer que o processo podia demorar até 72 horas a estar completo e a perguntar se eu aceitava que instalassem os plugins wordpress para fazer a transição. Eu disse que sim.

Na manhã de ontem, às 8h, um novo indiano pergunta-me novamente se aceito que instalem plugins para o processo de migração. Respondi às 10h a dizer que aceitava, sim.

E foi isto. Entretanto não houve mais updates ao ticket, já que o mesmo continua em estado “open”, e continuo aqui com o site no mesmo alojamento. Não sei se já se fizeram alguma coisa ou não, ninguém me informa de nada.

Já o chat não é nada de extraordinário, muito menos em tempo real. A primeira vez que fui ao chat estive 10 minutos à espera que alguém viesse, e a pessoa que estava a falar comigo demorava imenso a responder. Muito mau.

Ontem fui ao chat novamente, esperei novamente 10 minutos e lá apareceu uma rapariga, que desta vez respondia mais rápido, mas que me disse, basicamente, para esperar, uma vez que estava dentro das 72 horas previstas.

Pergunto, isto é normal? Parecendo que não já vão fazer 48 horas desde que adquiri o serviço e até ver nada se passou.

Estou desiludido. Como já puderam perceber, tanto eu como o meu colega somos inexperientes nesta matéria de escolher o alojamento mais indicado para as nossas necessidades.

Ainda somos um site pequeno e, como tal, não geramos rendimento suficiente para que possamos viver disto. Contudo, o site já se paga a si próprio muito facilmente. Neste caso, e neste momento, gostaria de encontrar um plano que me ficasse em cerca de 120€ por ano, no máximo. Estamos a crescer todos os meses. Este mês devemos terminar com cerca de 35 mil utilizadores ativos.

Posto este começo de má experiência com o Hostgator, estou inclinado para pedir um refund e avançar para outro serviço.

Algum que me recomendem? Essencialmente preciso de velocidade e de um disco SSD com boa capacidade. Como temos novos conteúdos todos os dias, o disco fica cada vez mais cheio, além de recebermos vários emails por dia, muitos deles pesados, daí a necessidade de um bom armazenamento.

Desculpem o longo texto/desabafo, mas a questão do alojamento tem sido complicada desde o início.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Um site deste género pagar 2 pessoas a trabalhar nele full-time mais impostos? Boa sorte, porque certamente é um desafio e tanto, o qual só tem sobrevivido à custa de apoios estatais...

Quanto ao hosting, 120€ por ano (ou 10€ por mês é muito pouco, não esperes obter um super serviço de hosting), tens este da Siteground (https://www.siteground.com/wordpress-hosting.htm) o último Go Geek que acho ser suficiente para o que queres, mas se não for, aumenta o budget, porque a culpa não é da Hostgator ou da Siteground, é o querer pagar pouco por muito...
Offline

povinhodoze 
Membro
Mensagens 11 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Mobile User Linux User Level 5 10 Posts Tenth year Anniversary Windows User Apple User Super Combination Combination

Um site deste género pagar 2 pessoas a trabalhar nele full-time mais impostos? Boa sorte, porque certamente é um desafio e tanto, o qual só tem sobrevivido à custa de apoios estatais...

Quanto ao hosting, 120€ por ano (ou 10€ por mês é muito pouco, não esperes obter um super serviço de hosting), tens este da Siteground (https://www.siteground.com/wordpress-hosting.htm) o último Go Geek que acho ser suficiente para o que queres, mas se não for, aumenta o budget, porque a culpa não é da Hostgator ou da Siteground, é o querer pagar pouco por muito...

Olá, spykerGM. Sim, de facto é um desafio e tanto, mas como existem várias formas de financiamento de um website online, desde usar Google Adsense ou outra programa do género juntamente com outro programa de anúncios, aliado às propostas que nos fazem chegar, consegue-se fazer algum rendimento. É como disse, damos cada vez mais nas vistas, pelo que só necessitamos mesmo de garantir mais tráfego. Quando isso acontecer, e devido às publicidades que usamos, já será suficiente para subsistir... porque propostas recebemos muitas neste momento. É como disse, criámos o site em julho do ano passado, mas a dedicação tem sido feita a full-time somente desde outubro do ano passado, pelo que ainda é uma coisa recente. Além disso, tenho planos a curto prazo de me juntar a algo tipo o MSN ou IOL, pelo que basta ter paciência.

Claro, conheço casos de pessoas que desistiram de projetos pessoais após dois anos porque não dava para sobreviver. No entanto, se isso acontecer, fica a experiência e o tudo o que se aprendeu até então. E será uma mais-valia para o currículo, além de, muito possivelmente, entretanto alguém nos convidar para projetos. Já me aconteceu, mas rejeitei a proposta por acreditar no Echo Boomer.

Quanto ao que me aconselhas, percebo perfeitamente o que dizes. Claro que o pagar pouco sai caro, na verdade... Mas vou verificar esse plano, obrigado!
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Um alojamento para sites com muitas visitas e/ou com demasiado tráfego, nunca te vai sair barato. Esquece isso.

Tu precisas é de uma VPS/Dedicado, caso contrário podes preparar-te para desenbolsar entre 150-400€ por ano para teres um bom alojamento partilhado, porque é partilhado.

Aconselho
https://www.ovh.pt/vps/vps-cloud.xml
https://www.kimsufi.com/pt/servidores.xml

Recomendo ires por um com pelo menos 4GB RAM ou mais, o 3GB deverá dar mas terás que o optimizar.
Offline

povinhodoze 
Membro
Mensagens 11 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Mobile User Linux User Level 5 10 Posts Tenth year Anniversary Windows User Apple User Super Combination Combination

Um alojamento para sites com muitas visitas e/ou com demasiado tráfego, nunca te vai sair barato. Esquece isso.

Tu precisas é de uma VPS/Dedicado, caso contrário podes preparar-te para desenbolsar entre 150-400€ por ano para teres um bom alojamento partilhado, porque é partilhado.

Aconselho
https://www.ovh.pt/vps/vps-cloud.xml
https://www.kimsufi.com/pt/servidores.xml

Recomendo ires por um com pelo menos 4GB RAM ou mais, o 3GB deverá dar mas terás que o optimizar.

Pois, provavelmente tens razão. A questão aqui é que, de facto, o alojamento atual que tenho, que custa 42 ou 44 euros por ano, já não me é suficiente. E dado o crescimento a curto-médio prazo do projeto, um alojamento limitado irá sempre lixar-me.