← Conversa Geral

Polícias da UE lançam mega-rusga contra pirataria em torrents e P2P

Lida 7913 vezes

Offline

meb 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post



Um clássico! Também aconselho uma visualização atenta.
Boa sugestão, cjseven.

 :grin:
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

A quantidade de oferta também contribui imenso para a pirataria. As pessoas são constantemente aliciadas por todos os lados pelas mais diversas ofertas de produtos que, pela forma como são publicitados, conseguem eficazmente transformar-se num objecto de desejo aos olhos da população. Ora, eu não me importo de pagar 20 euros por um DVD, mas a verdade é que, anualmente, não sai só um filme que me agrada, e sendo que um filme serve apenas para 2 horas de entretenimento, tenho de arranjar forma de preencher eficazmente as restantes que tenho disponíveis, e que gostaria de dedicar à visualização de filmes. No entanto, eu não posso comprar os 50 filmes que anualmente me são publicitados. Qual é a solução, nesse caso? Sacar!

O mesmo se passa com softwares, músicas, entre outros. Há tanta oferta aliciante nas mais diversas áreas que se torna difícil para uma pessoa restringir-se a um só produto que, apesar de ser bom, não só lhe custará uma pipa de massa, como não será utilizado com entusiasmo por mais do que um curto espaço de tempo.


E agora podemos refutar e dizer: Quem não tem dinheiro não tem vícios. Tudo bem. Isso seria num mundo eticamente perfeito, mas não é assim que a cabeça das pessoas funciona, e creio que toda a gente sabe disso. Por essa razão, existe e sempre existirá pirataria.

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Este principio da partilha grátis de ficheiros e informação começou muito bem na web, mas depois foi deturpada como seria de esperar e aproveitada pelos aproveitadores. A pirataria hoje tem coisas muito más, mas também tem coisas muito boas, não existe meio termo. Vai-se fazendo umas intervenções, atacando aqueles que efectivamente abusam e ganham rios de dinheiro com o sistema, mas ao mesmo tempo é preciso deixar à pirataria algum espaço de manobra, ela é e sempre foi muito útil.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

A indústria devia era estudar melhor a pirataria e as suas consequências (as más e as boas, não interessa agora qual delas tem maior proporção). Eu costumo ir ver várias bandas ao vivo, pagando o respectivo bilhete que de um modo geral não é barato, e não houve uma única dessas bandas que eu não tivesse conhecido primeiro através de mp3 partilhados, pela net ou com amigos.

Pelo que sei, estou longe de ser um caso único, ainda outro dia tive essa conversa com um funcionário do media markt, que tinha a mesma opinião.

Isto não torna a pirataria boa pois não deixa de ser ilegal e até mesmo um roubo, mas acho que as empresas deviam tentar perceber o que resulta e porque resulta, tirando os benefícios em seu proveito. No caso da música que é onde estou mais à vontade para falar, tenho conhecimento de forma comprovada que a pirataria tem ajudado muitas bandas a serem conhecidas e a darem o salto do anonimato para o estrelato. Portanto, há aqui alguma coisa a tirar, a estudar, há que criar um modelo de negócio legal que seja bom para todos e deixar de ser, simplesmente, cego.

Depois há coisas que simplesmente não se percebem, porque o legal se torna muito mais dificil (não estou a falar em custos) do que o ilegal. Há cd's que são lançados com uma data no mercado oriental, uns 10 dias depois na Europa e 1 mês depois nos EUA! Mas alguém acredita que um fã dos EUA vai esperar mais um mês para ouvir o disco? Obviamente faz uma cópia de alguma partilha europeia ou nipónica.

Quanto a filmes, não sei como anda a situação dos videoclubes actualmente, mas não raras vezes alugo filmes através da MEO (ou seja, de forma legal e a pagar), em vez de ir aos torrents. É tudo uma questão do preço ser justo. 20€ ou 25€ por um DVD que vai ficar arrumado numa prateleira qualquer, não, não contem comigo.

Por último quanto a software, por uma questão de curiosidade, gostava de saber quantos utilizadores domésticos pagaram um ordenado mínimo pelo Photoshop. Sim, há o GIMP, mas aposto que a grande maioria tem o Photoshop instalado no PC e não andou a juntar as "mesadas" e as prendas de anos e do natal para o ir comprar...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Um clássico! Também aconselho uma visualização atenta.
Boa sugestão, cjseven.

 :grin:

Obrigado. Só descobri este homem depois de ele falecer. Curiosamente ao ver os vídeos no youtube descobri tb que ele é um dos "génios de marketing" por trás da herbalife.

Esta apresentão deve ter uns 20 anos e projecta o básico da valorização pessoal em termos de mercado. É o 101 que devia ser ensinado a todas as pessoas em todos os países ditos ocidentais / liberais e mesmo os socialistas que gostam de ter microondas importado, férias pagas e dois carros na garagem.
Offline

meb 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Esta apresentão deve ter uns 20 anos e projecta o básico da valorização pessoal em termos de mercado. É o 101 que devia ser ensinado a todas as pessoas em todos os países ditos ocidentais / liberais e mesmo os socialistas que gostam de ter microondas importado, férias pagas e dois carros na garagem.

Concordo plenamente e em alguns estabelecimentos de ensino, com bons professores, é altamente aconselhado. Eu tive a felicidade de ter bons tutores, mas curiosamente só no mestrado me deram a conhecer esta mastermind por detrás de algumas das mais inteligentes técnicas de marketing moderno convencional e não-convencional.

Um perfeito exemplo de que há que nos valorizarmos a nós próprios para obter sucesso, pois este surge somente quando aquele está "dominado". Uma lição de vida para aplicar em qualquer área laboral.

 :ideia:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Apenas vou falar numa coisa... nos video clubes...
A culpa deles fecharem pode tambem ser a pirataria mas não é a principal razão... os videoclubes tinham um modelo de negocio a muitos anos igual e como o grande Who Moved My Cheese? explica as pessoas mudaram mas o negocio não e com o aparecimento da MEO e afins com os filmes baratos sem sair do sofa os video clubes começaram por ir a falencia...
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: TeK
A polícia belga desligou 49 servidores e deteve 10 pessoas na sequência de uma operação internacional de combate à partilha ilegal de ficheiros online. Os números foram avançados ontem pelo Ministério Público do país, relata a AFP.

De acordo com a agência, as apreensões são o culminar de uma operação que visava "grupos de pirataria de filmes e séries televisivas em holandês ou produções internacionais com legendas na mesma língua". As investigações duraram mais de dois anos e envolveram 13 países, entre os quais se encontram diversos Estados-membros da União Europeia.

Bélgica, Holanda, França, Itália, Noruega, Polónia, Suécia, Croácia, República-Checa, Alemanha, Áustria e Hungria foram alvo de buscas durante a noite de terça-feira, numa acção concertada entre as várias polícias europeias, adiantou o porta-voz.

O TeK contactou a Polícia Judiciária para apurar se Portugal estaria, de alguma forma, envolvido na operação, o que não se confirmou.

Durante as rusgas, as autoridades internacionais inspeccionaram 57 servidores de alta-capacidade controlados por quatro grandes grupos de distribuição, que eram responsáveis por cerca de 80 por cento dos filmes holandeses descarregados ilegalmente.

As dez pessoas detidas - na Bélgica, Noruega, Suécia e Polónia - são apontadas pelo polícia como sendo os alegados líderes dos grupos.

Um dos maiores servidores desligados encontrava-se na Polónia, tendo capacidade para armazenamento de 150 a 180 terabytes de dados. Os suspeitos recorriam também a servidores de hospitais e universidades.

As perdas associadas aos downloads ilegais estão estimadas em cerca de 30 milhões de euros por ano na Bélgica e em 6 mil milhões a nível mundial, disse a Procuradoria.

Fonte: TeK
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nimguem deita o pirate bay abaixo