← Domínios

Que problemas legais tenho se registar por exemplo o dominio queijolimiano.com

Lida 14616 vezes

Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Retiro o que disse, na altura verifiquei se era marca e tinha ideia que não era marca, mas voltei a verificar agora e de facto é, vou ver se ainda tenho por aqui o email da FCCN com o motivo de recusa.

Sendo marca tem lógica. :)
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Sim com marca no INPI faz todo o sentido, mas no fundo é como o Asturmas disse, mesmo não sendo marca registada se for notória a FCCN remove, agora .com se apeans for notória já não tens problemas.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas os tipos do limiano não têm uma marca registada? Talvez não tenham queijolimiano mas há qualquer coisa.

De qualquer forma eles poderão agir judicialmente se o domínio for registado de má fé com o intuito de aproveitamento da notoriedade da marca para fazer algum dinheiro. Se por outro lado for um website que seja bom para a marca, ou seja, que faça uma promoção ativa e benéfica dos produtos da marca, nesse caso eles até poderiam permitir.

Por exemplo um caso que deu que falar foi o do ModernWarfare3.com que a Activision "papou", se bem que neste caso o domínio foi utilizado para prejudicar a marca e é um pouco diferente mas fica a referência.

Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

A única regra aplicável neste exemplo (ainda não percebi se é mesmo este o dominio), é:
Corresponda a nomes que induzam em erro ou confusão sobre a sua titularidade.

De quem é o queijo limiano? De quem é a posta mirandesa? Açorda à Alentejana? Ou mesmo o internacionalmente notório Vinho do Porto?

Se estivermos a falar do Luís Figo ainda dou o braço a torcer, se bem que um outro Luis qualquer coisa Figo, que utilize o dominio sem fazer referência ao futebolista deveria ter direito ao registo, nem que seja via arbitrare. Mas isso...já são outros 500.

Ou seja, não existe confundabilidade à sua titularidade, porque não existe titularidade. Tal como, não existe Marca! Não sei porque é que continuam a chamar de Marca a algo que não é...
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A única regra aplicável neste exemplo (ainda não percebi se é mesmo este o dominio), é:
Corresponda a nomes que induzam em erro ou confusão sobre a sua titularidade.

De quem é o queijo limiano? De quem é a posta mirandesa? Açorda à Alentejana? Ou mesmo o internacionalmente notório Vinho do Porto?

Se estivermos a falar do Luís Figo ainda dou o braço a torcer, se bem que um outro Luis qualquer coisa Figo, que utilize o dominio sem fazer referência ao futebolista deveria ter direito ao registo, nem que seja via arbitrare. Mas isso...já são outros 500.

Ou seja, não existe confundabilidade à sua titularidade, porque não existe titularidade. Tal como, não existe Marca! Não sei porque é que continuam a chamar de Marca a algo que não é...

E acho que tem direito ao registo.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Desde que uses o dominio e a área de actividade seja a mesma, só perdes é tempo.
Mais cedo ou mais tarde recebes uma carta de um advogado, ficas sem o dominio e se reclamas tens de pagar indemnização...
Sei do que falo, pois já me aconteceu isso..
Excepto se registas o dominio e vais vender chouriços ou canas de pesca, mas não faz sentido
Offline

ragnarock 
Membro
Mensagens 208 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

o meu caso em particular foi o swtmn.com que pelo que vi não é marca registada. Recebi um mail a dizer que não podia usar o logotipo oficial, e retirei. Fiquei com a ideia de que não havia stress da parte deles.

Entretanto hj, parece que recebi uma carta em casa a pedir que mande o site abaixo.

sendo um dominio .com pensei que passa-se ao lado das regras dos .pt , e pra mais não sendo exactamente a marca registada, pelo que sei o que está registado é a marca "Festival Sudoeste"
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Se tiveres mais dúvidas, liga para o INPI. Se achares que não vais a lado nenhum...regista o queijoflamengo.pt/.com, que ainda é mais abrangente :)
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

o meu caso em particular foi o swtmn.com que pelo que vi não é marca registada. Recebi um mail a dizer que não podia usar o logotipo oficial, e retirei. Fiquei com a ideia de que não havia stress da parte deles.

Entretanto hj, parece que recebi uma carta em casa a pedir que mande o site abaixo.

sendo um dominio .com pensei que passa-se ao lado das regras dos .pt , e pra mais não sendo exactamente a marca registada, pelo que sei o que está registado é a marca "Festival Sudoeste"

A utilização do dominio é descaradamente feita em má fé. Eu não mandava o site abaixo. Fazia logo o delete do dominio no registrar e não olhava para trás...Talvez um festivaldosudoestefan.com, e ainda assim...a sério, sugiro que faças o delete do dominio enquanto não estás com custas judiciais em cima.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

ESPERA LÁ!!! Estou a fazer confusão com o queijo flamengo! E eu a dizer para registar o queijoflamengo.pt! LOOOOL

Mea culpa. O queijo limiano é um tipo de queijo flamengo (como o zippo) e o queijoflamengo.com ou .pt é que não pode ser susceptivel de litigação.
O "Limiano" é de facto uma marca registada  :shock: não sei bem como, mas é...como tal, seria como vender pcsapple.com/.pt...não dá.

Ou seja, o produto regional é o queijo tipo flamengo! E não o tipo Limiano...ma bad ma bad...

Fui!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Quando eu digo marca notória refiro-me a um nome notório que possa confundir qual o dono do mesmo. Esta nas regras da fccn
Offline

ragnarock 
Membro
Mensagens 208 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A utilização do dominio é descaradamente feita em má fé. Eu não mandava o site abaixo. Fazia logo o delete do dominio no registrar e não olhava para trás...Talvez um festivaldosudoestefan.com, e ainda assim...a sério, sugiro que faças o delete do dominio enquanto não estás com custas judiciais em cima.
redirecionar para sudoeste2012.com não é uma alternativa legal?
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Um pouco a fugir ao debate inicial, eu não acho que o domínio swtmn.com já assim tanto quanto as regas, ainda para mais só está a promover de forma positiva o invento.

A meu ver se querem o site em baixo que o comprem  :!:

Mas isto sou eu  :wink:     
Offline

ragnarock 
Membro
Mensagens 208 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

não sei se eles pensam assim... só sei que enquanto perdem tempo cmg deixaram caducar o dominio sudoestetmn.com e com a brincadeira passaram para o fundo da 1ª pagina do google... ridicula a gestão deles...
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

no teu caso se fosse um .pt pegavam logo e já era, mas no .com não me parece que seja bem assim.

Se as marcas quiserem estar nas primeiras paginas que tralhem para isso, ou que comprem os domínios de quem trabalhou para lá chegar.