← Hosting

Preço de trafego/largura de banda em Portugal é um.....

Lida 3576 vezes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Voltando a este interessante tópico, a pergunta que se coloca é porque é que o tráfego nos datacenters nacionais é tão caro?

Em todo o lado se assiste a uma baixa de preço, no entanto em Portugal os valores continuam elevados e sem expectativa de baixarem.

Por exemplo, na Holanda podemos adquirir largura de banda a excelentes preços:

10Mbit Unmetered : 90 Euros
20Mbit Unmetered : 170 Euros
40Mbit Unmetered : 275 Euros
80Mbit Unmetered (Burstable to 100Mbit) : 375 Euros
100Mbit Unmetered (100Mbit 24x7 Gauranteed) : 495 Euros

Em Inglaterra os preços são muito idênticos.

Em Portugal, num datacenter (não o Telvent) pedem preços destes:

1 Mb/s: 90 Euros
2 Mb/s: 180 Euros
5 Mb/s: 325 Euros

Mas o que é que é isto??? Só pode ser um roubo concerteza!

Alguém comenta?

Saudações
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sabes uma coisa, isso daria uma noticia nos telejornais
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Na TelVent as coisas tb são assim provavelmente, mas deduzo que se fores um grande cliente (>100Mbps) mudam radicalmente.

Na NFSi e Clara.net, as coisas já não são assim. Acho que finalmente perdeu-se aquela ideia de poucos a pagar muito, e passou a muitos a pagar pouco. Tendo em conta que funcionam sob orçamento, certamente ainda existe quem ande a pagar muito. Isto porque, só há coisa de 3 anos, é que este mercado se voltou para o hosting / servidores que consomem muita largura. Até há bem pouco tempo, o destino deveriam ser máquinas sub 5Mbps, de hospitais, escolas, clinicas, etc....

Dá-me a impressão que, para os fornecedores, o melhor preço que devem conseguir será entre os 5€ a 10€/Mbit. Apenas largura de banda, pois julgo que talvez o mais caro ainda seja a energia.

Depois tb depende muito de onde estão ligados. Se for Tier1, duvido que ande abaixo dos 30€ / Mbps.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Na Telvent as coisas são diferentes porque a Telvent não vende banda/trafego, uma vez que não previligia nenhum fornecedor (em teoria). O preço dado pela Telvent será sempre alto.

No caso da NFSI/ClaraNet não conheço os preços. Podes dar aqui os preços de referência deles para comparar?

Posso dizer-te que os poucos servidores que cá temos o custo do tráfego é bastante elevado (estão num terceiro fornecedor na Telvent e não são os preços que coloquei no 1º post).

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Realmente é um roubo..
Por exemplo na softlayer:

Unlimited Bandwidth (10 Mbps Uplink)     $ 100   
Unlimited Bandwidth (100 Mbps Uplink)   $2000
E penso que 1000mbps são 20000$
Offline

poir0t 
Membro
Mensagens 1510 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Na softlayer quase que so pagamos pelo servidor e electricidade.
Offline

Tomahock 
Membro
Mensagens 317 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu tou a fazer um housing a um preço engraçado!

1U Base
Porta: 1 Gbps 1:100 Tráfego Ilimitado (= todo o tráfego que conseguires fazer!)

100€
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Santo, não podemos revelar os preços que temos por razões de ética comercial, no entanto julgo já ter dado a entender que alguns provedores não cobram assim grandes enormidades. Conheço alguns que cobram, pois já fizemos vários pedidos de orçamento anteriormente, mas estou certo que será uma questão de tempo até se actualizarem à realidade actual da banda larga. Esses dois que referi não são assim, e praticam preços que considero justos. Não sei quanto cobram à máquina, pois geralmente trabalhamos com Bastidores de 42/48U´s com larguras entre os 50 / 100Mbps dedicadas para o bastidor (modelo 95 percentil).

O preço de 1Gbps 1:100 a 100€ será praticamente o mesmo que ter 10Mbps, deduzo, a menos que não coloquem o limite físico no Switch, e na verdade, existam 1000Mbps a dividir por 100 máquinas para as quais o mínimo garantido sejam 10Mbps. Para 10Mbps acho que a NFSi tem algo idêntico em preço.

Acho que o preço de entrada neste negócio está muito baixo, quando comparado com o preço que se consegue para Full Racks. Ex: Nós praticamente nem fazemos uso de suportes técnicos das empresas a quem contratamos serviços, apenas queremos lá o nosso espaço, um patch, e possibilidade de acesso ao DC, resolução de certos problemas que já fogem  um pouco ao nosso domínio, e os preços não são tão mais baixos quanto se alojássemos individualmente. Deveria existir um certo ajuste para estes casos, talvez colocando o preço de entrada nos 120€ + IVA (para os tais 100Mbps / 2.5TB ou 10Mbps / Ilimitado). Assim, vemo-nos obrigados a competir com empresas que têm uma máquina e fornecem tráfegos ilimitados, pelo simples facto de terem muita largura disponivel.

De qualquer das formas, não estou informado q.b. para saber se estará a ser cobrado demasiado ou não. Para isso precisaria de saber qual o preço do Kw/h (já tenho uma ideia), do Mbps à empresa, e do aluguer de toda a infraestrutura.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Marsu,

Não estava a pedir os vossos preços. Estava a referir-me a preços de referência, tipo médias.

Sei perfeitamente que quem mais gasta mais baixo fica.. Lei do comércio! Quem compra em maior quantidade paga sempre menos.

Um facto que sobressai é que é fácil ter 1 máquina e iniciar a SP. O problema vem que quando se tem apenas uma máquinas os riscos que se correm são demasiado grandes. Qualquer "coisinha" pode deitar tudo a perder.

Mas para passar para a segunda máquina, o que aumenta os custos fixos para o dobro é complicado. A solução é ter 1/2 ou 1 rack, onde a economia de escala começa a funcionar. Ou seja, passar de 1 maquina para duas deixa ser equivalente a duplicar o preço e por ai em diante.

De qualquer modo vem ai mudanças.. O mercado está a abrir e a concorrência a aumentar o que fará baixar os custos da banda e espaço fisico. Se somarmos a isso a chegada em força por volta de 2009/2010 dos operadores privados de eletricidade, pode ser que isso faça com que o Kw/h baixe também.

Nota à parte:
Estive no datacenter da empresa que te enviei a proposta e olha que estão no caminho certo. Agora só preciso de os convencer a baixar o preço da largura de banda mais um bocado. Desde aquela proposta que já baixaram duas vezes o preço. Isto para mim quer dizer que eles não sabem bem que preço praticar....

Saudações
Offline

pjssms 
Membro
Mensagens 486 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O exemplo mais engraçado foi um contacto que fiz com a Novis há algum tempo.

Pediram-me 3000 euros por mês por uma ligação a 10 mbits.

Respondi que tinham uma empresa que estava lá alojada e vendia o mesmo por 350 euros por mês já com o servidor.


Ofereceram-me um desconto de 10% sobre os 3000 euros...
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O exemplo mais engraçado foi um contacto que fiz com a Novis há algum tempo.

Pediram-me 3000 euros por mês por uma ligação a 10 mbits.

Respondi que tinham uma empresa que estava lá alojada e vendia o mesmo por 350 euros por mês já com o servidor.


Ofereceram-me um desconto de 10% sobre os 3000 euros...

LOL....

Foram generosos então... 10% LOLOLOL...

Sinceramente fala com a Clara.net ou NFSI consegues concerteza melhores alternativas...

Cumprimentos,

LPC