← Desenvolvimento

[Dúvida] Posso?

Lida 2707 vezes

Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boa noite a todos.

Então a minha questão é a seguinte:

Imaginando que tenho um site relacionado com tecnologia, e por isso tenho expostos, artigos relacionados com a mesma. Sendo assim coloco um texto sobre um computador (ex.) e coloco uma imagem, que tirei ao "googlar" por outros sites à procura da mesma. Posso usar essa imagem para colocar no meu site? Seria punido? Que forma poderia de precaver os "direitos de autor" sobre essa imagem, de forma a poder colocar no meu site sem que fosse punido por isso?

Aguardo as vossas respostas,
Cumprimentos
Octávio Alves
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas, isso é complicado, porque a grande maioria das pessoas e donos de sites fazem exactamente o mesmo, uma googlada e prontos usam a imagem. Aferir quem é o verdadeiro dono de uma imagem pode ser pain in the a$$ entretanto, recomendo vivamente a usares uma pagina de termos e condições para te salvaguardares, onde colocas algo do género

"Caso algum artigo contenha imagens que infrinja direitos de autor e/ou sejam mesmo da sua autoria por favor contacte via formulário para resolver o problema o mais rápido possível."

Desse modo estas a proteger os direitos do verdadeiro autor e em caso de problemas esclareces a situação.

Outra dica que dou - sempre que possível edita a imagem torna-a um pouco mais única, diferente.

Espero ter ajudado ;)

Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tenta colocar um link para o site original sempre que possível, outra coisa é usares sites como http://www.sxc.hu/ para encontrares imagens, são grátis e tens direito de as usares.
Offline

lossehelin 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

boa pergunta. Depende do tipo de direitos aquela foto tem. Geralmente e' um bocado dificil perceber quem tem os direitos de autor das fotos ou que tipo de licenca determinada foto tem... Dai que quase toda a gente publique fotos nos blogs sem se preocupar com isso... Agora o problema e' quando tu assumes essa autoria, ou usas a foto para fins comerciais...
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desde já obrigado a todos pelas respostas.

Boas, isso é complicado, porque a grande maioria das pessoas e donos de sites fazem exactamente o mesmo, uma googlada e prontos usam a imagem. Aferir quem é o verdadeiro dono de uma imagem pode ser pain in the a$$ entretanto, recomendo vivamente a usares uma pagina de termos e condições para te salvaguardares, onde colocas algo do género

"Caso algum artigo contenha imagens que infrinja direitos de autor e/ou sejam mesmo da sua autoria por favor contacte via formulário para resolver o problema o mais rápido possível."

Desse modo estas a proteger os direitos do verdadeiro autor e em caso de problemas esclareces a situação.

Outra dica que dou - sempre que possível edita a imagem torna-a um pouco mais única, diferente.

Espero ter ajudado ;)

Sim, já tinha pensado em algo do género, mas primeiro queria mesmo confirmar esta dúvida. Sendo assim, é uma forma de precaver algum conflito de partes.

Obrigado

Tenta colocar um link para o site original sempre que possível, outra coisa é usares sites como http://www.sxc.hu/ para encontrares imagens, são grátis e tens direito de as usares.

Boa ajuda, vou dar uma vista de olhos por lá. Mas será difícil encontrar certas imagens, de determinados objetos, por exemplo uma fotografia do computador X ou do telemóvel Y.

Obrigado

boa pergunta. Depende do tipo de direitos aquela foto tem. Geralmente e' um bocado dificil perceber quem tem os direitos de autor das fotos ou que tipo de licenca determinada foto tem... Dai que quase toda a gente publique fotos nos blogs sem se preocupar com isso... Agora o problema e' quando tu assumes essa autoria, ou usas a foto para fins comerciais...

A idéia será mesmo apenas para fins informativos/ilustrativos.

Obrigado
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Offline

karina 
Membro
Mensagens 24 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

na minha opiniao....e eu nao sou uma grande entendida no assunto acho que basta por em commentário o link de onde retiraste a imagem. assim nao deve haver problemas...mas como ja te disse nao sou intendida no assunto     
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, seria uma forma de colocar de pré-aviso que a imagem não seria minha mas sim retirada do site indicado.
Mas e depois se a imagem também não fosse do site onde retirei? não teria a ser "cúmplice" ao estar a indicar que a imagem seria daquele site, enquanto que na verdade não seria?

Cumprimentos
Octávio Alves
Offline

wetalkabout 
Membro
Mensagens 124 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não tenho a certeza a 100% mas penso que se colocar algo como " Direitos de imagens reservados ao seu autor ".

Dessa forma assumes que o teu site está a mostrar imagens d'outrem mas que não estás a usar a imagem como se fosses tu o detentor dos direitos das mesmas.