Não faz sentido medir partes em graus de importância, se não tiveres um equilíbrio entre todas as partes não tens SEO.
Olhando para o SEO pensando em carros.
O conteúdo é comparável ao motor de um carro, os backlinks à capacidade do condutor e todo o resto a nível de SEO (tags, qualidade de código, tempos de load, etc..) pode ser comparado à aerodinâmica do veiculo.
Sem conteúdo não tens SEO, não tens nada para optimizar, (entenda-se por conteúdo tudo o que é visível ou invisível, tudo o que existe dentro das tags <html>), um carro sem motor não anda... logo o conteúdo é uma peça indispensável.
Agora, um condutor pode perder uma corrida mesmo tendo o melhor motor basta que o outro tenha mais skill... aqui conseguem ver a importância dos backlinks, sozinhos não fazem nada mas no conjunto são fundamentais, são importantíssimos.
Numa corrida de formula 1, tendo dois carros com bons motores e dois bons condutores, os pormenores já marcam a diferença, por exemplo a escolha de pneus, a aerodinâmica do carro, a altura da asa... já são estas pequenas coisas que dão a vitória a um ou a outro, são os pormenores que vão marcar a diferença.
Não sei se esta analogia foi a melhor, o importante é perceberem que sem conteúdo não podemos falar sequer de SEO, mas nem sempre o melhor conteúdo ganha porque o Google não é um ser inteligente, o Google segue um algoritmo e por mais secreto que ele seja é sempre possível tornar o nosso site mais apetecível e mais atraente aos olhos do Google do que outro com conteúdo de melhor qualidade.
O Google é um ser mecânico e matemático não é um ser sensível ou inteligente.