← Conversa Geral

Estranho mundo do MMO nacional...

Lida 5409 vezes

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Longe vão os tempo em que os Blogs de MMO apareciam como cogumelos, resistem alguns mas não resistem os melhores nem estamos cada vez mais evoluídos com o passar do tempo, a teoria da selecção natural de Darwin não se aplica a estes Bloggers.

Para quem é novo nestas andanças MMO significa Make Money Online e são todos aqueles que se dedicam a ensinar outros a ganhar dinheiro na Internet, antes de começar a divagar é importante relembrar que isto é apenas a minha opinião e toda a regra tem a sua excepção.



O Sucesso anda de mãos dadas com o trabalho

O primeiro passo é abrir os olhos para a realidade, nada é tão fácil como te dizem que é, existe a tendência para simplificar e para mostrar que o sucesso e rios de dinheiro está mesmo ao alcance de um clique, as coisas nunca são assim... mas faz parte do trabalho de um blogger de MMO entusiasmar-te e fazer-te acreditar que é tudo simples e rápido, mostram-te números e recibos, querem apenas que te tornes num cliente habitual porque sabem que vais falhar... vais falhar e vais voltar ao site para ver o que fizeste de mal... Provavelmente não fizeste nada de mal, apenas as coisas nunca são fáceis no inicio.
Se alguém sabe um segredo ou um truque para enriquecer na web não te vai dizer nem te vai entregar de mão beijada, chegar ao topo não é fácil e requer trabalho, muito trabalho.


Afiliados dá lucro, mas quase nunca é a ti...

Os Bloggers MMO em Portugal são os vendedores de banha da cobra do século XXI, um blogger de MMO vive para te ganhar como afiliado, grande parte desses blogs são apenas directórios de links para afiliação com algum brilho à mistura, são quase todos completamente vazios de conteúdo técnico útil.


O que vale a pena aprender... vem sempre fora

Grande parte dos bloggers de MMO nacionais, pouco sabem da parte técnica, decoraram 3 ou 4 coisas sobre SEO, não testam estratégias, não estudam as tecnologias nem entendem o seu funcionamento, infelizmente é assim, o que vale a pena saber vem sempre de fora, quando cá chega vem já em terceira ou em quarta mão... mas vem sem créditos ao seu autor, porque um blogger de MMO tem medo de links, para eles links é coisa do diabo e apenas serve para a concorrência ganhar maior relevância no ranking da Google.


Um grande projecto vale por mil pequenos projectos

Se leres os blogs de MMO cá da terrinha, vais perceber que todos te dizem para testar nichos e lançar dezenas de projectos, vão te dizer que "pranchas de surf" e "amendoins descascados" não tem concorrência e como são muito pesquisado no Google são boas ideias para ti. Vais te cansar antes de chegares a ter sucesso, vais desistir porque o tema é parvo, não terás motivação para actualizar e desenvolver... nunca será um grande projecto. Vais gastar dinheiro em domínios e alojamentos, se não perceberes do tema vais ser obrigado a comprar conteúdo, vais ter de perder muito tempo, vais ter os sites com pouca actualização e vais ganhar muito pouco em cada um deles.




O que eles nunca te contam...


O primeiro passo para um projecto de sucesso é gostares e perceberes do tema, sem medo da concorrência seja ela muito ou pouca, aborda o tema de forma original e diferente, escreve de forma simples e tenta chegar a todos, é importante seres honesto e dares os créditos aos devidos autores sempre que uses conteúdos de outras pessoas, lembra-te que nunca é fácil no inicio mas quando deres por ti estás a ganhar dinheiro a falar de uma coisa que gostas...

A receita do sucesso onde na parte técnica entra a qualidade do domínio, o alojamento, o tema, o conteúdo, a rede de links e a afinação ao nível de SEO... tens de acrescentar parte pessoal, coisas como o teu conhecimento do tema, a tua disponibilidade, a tua capacidade de escrita, a tua honestidade e o teu trabalho.

Tudo o que precisas de saber da parte técnica encontras no +Trafego e tudo o que precisas de saber da parte pessoal nenhum blog de MMO te ensina.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Interessante como dizes "todos" e "nenhum" uma data de vezes, e eu não me revejo em nenhuma das coisas que afirmas. Gostava de ver provas do que dizes.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Usei mais vezes "quase todos" e "grande parte"...

No segundo paragrafo tens isto... "antes de começar a divagar é importante relembrar que isto é apenas a minha opinião e toda a regra tem a sua excepção." (bem, estou legalmente protegido  :grin:)

É a minha opinião sobre os blogs de MMO nacionais, já disse no fórum que sigo UM blog de MMO português, sigo o tolnetwork mas sigo porque escreve e explica e desenvolve... faz obviamente parte da excepção e não da regra.

Sei que a generalização por vezes é injusta... mas não citei nomes, está na minha zona pessoal do fórum e é minha opinião...
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Não disse que te ia processar, mas tenho direito a responder.

Sei que disseste que havia excepções, mas como não as enumeraste, não deixo de me sentir atingido por isso. É injusto exactamente por não citares nomes. Até indicação em contrário estás a acusar-me de um monte de coisas que são mentira, no meu caso.

Sei que é a tua opinião, sei que está na tua zona, e então? Os MMO também escrevem a sua opinião, nos seus blogs e tu estás a ataca-los na mesma.

Eu sigo 4 MMO em Portugal (a contar comigo) e estou a observar mais alguns para escrever sobre eles. Na maioria, não vejo quase nada do que disseste. No meu, não vejo nada mesmo. Gostava que tentasses provar o contrário, o meu conteúdo está todo online é só por os links. Espera, não se podem por links aqui para os meus sites, que chatice.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Web, não citei nomes porque isto não é um ataque pessoal a A, B ou C... nem sinto que tenha que explicar mais do que já fiz no post...

Não estou contra a opinião dos bloggers de MMO estou é contra a falta dela... é diferente!


Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Eu vou dar-te a resposta ponto a ponto num artigo, ainda hoje.

Mas mais uma vez, é mesmo por não citares nomes que eu e todos os bloggers MMO se vão sentir atingidos. Excepto o Rui Augusto, porque esse citaste para o absolver. Os outros, como não segues, estão todos no mesmo saco.

Não ias gostar se eu escrevesse que a regra tem excepções mas todos os gajos com o nick spec são uns aldrabões.

edit: está respondido - http://www.webmilionario.com/sobre-mim/o-estranho-mundo-do-mmo-nacional/
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Grande artigo de opinião, muitas verdades. Parabéns! Concordo contigo a 100%

Webmilionário, o termo sites de lixo foi inventado aqui. Quando fizestes esse artigo estávamos a discutir isso, remember?

A verdade é que desde o blog sobre SEO do fpware em 2003 nunca mais aprendi nada em blogs do género em Portugal.

Toda a gente sabe qual é a formula dos blogs de MMO, tentar dizer o contrário ao utilizadores avançados do +t é ridículo. Cativar os iniciados ao mundo do dinheiro fácil, e fazê-los subscrever os serviços através dos seus links de afiliados... Não vejo o contrário no teu blog, nos outros, muito menos nos copy cat.

Não que esse modelo de negócio seja errado, ou menos prestigiante que outro. É apenas uma escolha, que deve ser assumida. Dizer o contrário é ser hipócrita.

A única excepção é mesmo o Rui... É pena.

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Web, fica-te mal essa dor e essa reacção intempestiva ao que eu escrevi...

Tudo o que escrevi é baseado do que eu conheço na web nacional... conheço todos os sites de MMO português? claro que não... ninguem tem de se sentir ofendido...

Estou desiludido com o MMO Nacional e tenho o direito de o dizer quer tu gostes ou não... O 25 de Abril tem destas coisas...


Os blogs que conheço, como te disse acima, vendem mentiras e promessas, não dizem tudo o que sabe, outros contradizem-se em dois posts seguidos, outros copiam virgula por virgula e não colocam fonte, outros apenas se gabam do que ganham mas esquecem se dizer que ganham o que ganham porque há quem acredite nas mentiras deles. Caça ao afiliado é tudo e tudo anda À volta disso. Qualidade técnica vem quase sempre de fora...


Não tenho problema em apontar quem faz bem, apontar quem faz mal é que é complicado... a verdade é uma coisa cada vez mais relativa e perigosa. Mesmo sendo a minha opinião sei perfeitamente até onde vai a minha liberdade e por isso não acuso ninguém... vejam por vocês mesmos!!!



Web, Obrigado pela referencia e pelo post que me dedicaste, não havia necessidade de me dares mais importância do que aquela que eu realmente tenho... mais logo leio melhor o que escreveste.

Quando aos apontamentos em relação ao meu projecto e à forma como ganho dinheiro, deixa-me dizer que o que ganho é em função do que escrevo e do que trabalho... não engano ninguém, tanto é que em 1 ano sou o segundo maior site Portugal dentro do meu tema.

Não critiquei quem ganha dinheiro na web mas percebo essa tua tentativa de puxar o assunto para aí.



Cumprimentos
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tudo que é preciso aprende-se no mais trafego? não...aprende-se muita coisa, mas para aprender é preciso a pratica e para isso nada como ter os projectos e trabalhar neles. Nuns pode haver sucesso noutros não.

Mais uma vez fala-se dos blogs MMO portugueses...como se la fora fosse muito diferente...Quantos blogs interessantes há sobre carros em portugal? e sobre finanças? e sobre hoquei em patins? e sobre series televisivas? e sobre tecnicas de photoshop? muito poucos...porque é que o MMO havia de ser diferente?

A ideia de que é facil ganhar dinheiro online pode ser dada por alguns, mas que eu saiba...os principais blogs que leio sobre o assunto, porque são de amigos, reforçam sempre o contrario. É certo que depois de se lhe apanhar o jeito é fácil...mas isso é como marcar penaltis ou dar toques com a bola.

Quando iniciei o concurso problogger, houve vários inscritos...e muitos perderam-se pelo caminho. Sei perfeitamente que os que insistiram tiveram sucesso. Há pelo menos 3 casos de pessoas que participaram no concurso que tiveram muito sucesso porque foram persistentes e não desistiram.

Podem achar que o meu é diferente. Se calhar a diferença é porque na maior parte dos casos eu falo da minha experiência. Não vem la posts sobre email marketing, porque é algo que não domino, não leem nada sobre coisas que não testei ou não vou testar. Quando comecei o blog eu já sabia o que era ganhar dinheiro online, já sabia o que era ter um ou mais projectos de sucesso (e não se limita a 1). Não tenho no tolnetwork grandes objectivos de ganhar dinheiro com o blog, e não ganho, porque não me compensa. Por isso escrevo quando me apetece e sobre o que me apetece. Promovo programas de afiliados? sim, mas porque não custa nada por o link quando se fala da netaffiliation ou ozonion cash. Se ganho dinheiro na netaffiliation, não é certamente com a angariação de afiliados, porque eventualmente foram 2 em abril...e comepensa muito mais promover outros programas (por ex seguros ou créditos nos meus ligados a automóveis)

O que eu acho é que quem le os blogs não sabe aplicar a maior parte das tecnicas que se partilham a temas que não sejam a web, seo e ganhar dinheiro.

Sobre a generalização, já se sabe que é sempre assim, mas claro que há excepções.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tudo o que precisas de saber da parte técnica encontras no +Trafego e tudo o que precisas de saber da parte pessoal nenhum blog de MMO te ensina.

só para que fique claro, quando digo que não se aprende tudo no +trafego é porque sei que não se aprende tudo que se precisa sobre um tema num unico local, seja ela uma universidade, a wikipedia ou o que quer que seja. Tenho 38 anos e tenho quase a certeza do que estou a dizer.

Sobre a segunda parte da frase, evidentemente que nenhum blog de mmo vai ensinar essa parte. Se não não era de mmo era dos outros assuntos.

Ainda sobre o MMO e sobre o concurso problogger que implemetei há uns anos, sempre disse para não escolherem esse tema para investir, porque mais tarde ou mais cedo o fracasso era garantido.

Gostava que não deitassem a baixo o trabalho de algumas pessoas que SIM ganham muito dinheiro online, apenas porque em determinada altura decidiram partilhar parte dessa experiência.
 
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

spec aquilo que começou como uma opinião da qual eu tenho o direito de discordar está a começar a entrar por caminhos realmente desagradáveis e mais ofensivos do que é saudável. A ti é que te fica mal o que estás a escrever.

Quer tu gostes ou não, dei a minha opinião sobre o assunto, porque o 25 de Abril tem destas coisas. Ou a liberdade começa e acaba no que tu escreves? Em algum sítio eu disse que não tens direito a ter a tua opinião? Então porque é que vens insinuar que os outros não defendem a liberdade tanto ou mais do que tu. Pensa bem naquilo que dizes.

Não estou com nenhuma dor e a minha reacção foi calma. Mas quem não se sente não é filho de boa gente. Até agora respondi eu e o Rui Agusto, aquele que tu citas como excepção, e bem. Os que encaixam na tua descrição provavelmente vão ficar calados porque é muito fácil provar os seus pontos fracos.

Mais uma vez lanço o desafio. Mostra onde é que no meu blog eu copiei virgula por virgualm onde é que só me gabei do que ganho, onde é que só ganho graças a mentiras, onde é que vendo mentiras e promessas, onde é que me contradigo em 2 posts seguidos. Prova-me isto ou então diz-me que eu não estou dentro desse grupo de MMOs nacionais.

Quanto ao post que fiz, não te preocupes com isso. Não foi pela tua importância, foi pela importância do assunto e pela opinião de muita gente que já me levou a pensar escrever este post muitas vezes. Tu só tornaste a tarefa mais fácil ao expor de forma organizada todas as coisas erradas que se dizem sobre os MMOs em geral.

E mais uma vez continuas a dizer que não acusar ninguém, acusando todos, é uma maneira de não ser injusto. Isso é simplesmente absurdo e revela apenas falta de coragem. Apontas o dedo a todos, dizes que pode haver excepções e limpas-te de responsabilidades em acusações que são graves. Bela liberdade essa.

Quanto à forma como ganhas, ainda bem que te picaste, mas eu nunca disse que enganas alguém. Simplesmente fazes aquilo que acusaste os outros de fazer, promoves programas de afiliados, e fazes pior porque promoves produtos que tu nunca comprarias. Eu também o faço, não me armo é em moralista.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Comentei este post no blog do webmilionario, não vou citar aqui porque não faz sentido, responde a um comentário que foi colocado por um leitor. Quem quiser que vá lá e leia.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Antes de mais, a quem me pediu e a quem já usou, fica o aviso, o uso parcial ou total do que eu escrevi é livre, com ou sem créditos de autor (totalmente livre, seja qual for o fórum ou site).



Web, tu é que estás a entrar por caminhos desagradáveis, quem te disse que eu lia o teu blog? não faço ideia do que escreves para lá... pára de falar no teu blog... eu tenho direito à minha opinião e tu tens direito a dar o contraditório. Tu é que empolaste a discussão e a até a levaste lá para fora... já estás a entrar num ataque pessoal só porque eu acho que MMO em Portugal é quase inútil, não tens de concordar comigo, tens de respeitar...

Se te sentes lesado com alguma coisa que eu disse, expõe o teu ponto de vista e pronto, não tens que me atacar ou falar do meu site para teres razão... sabes lá o que eu compro ou uso, o que é que isso interessa? será que quem vende fraldas é obrigado a usa-las? Onde está o problema ético?



Eu não ganho com afiliações, se queres falar do meu site pelo menos fala verdade... tenho um site de telemóveis e tenho publicidade sobre telemóveis (toques, jogos e aparelhos) ganho por vendas e registos... mas não tem mal nenhum ganhar por afiliação não é essa a questão... é tão legitimo como trabalhar numa oficina ou num escritório, são VENDAS de serviços. lê o que eu escrevi...




Não conheço o Rui de lado nenhum, nem entro em esquemas de compadrio e palmadinhas nas costas, se gosto, gosto... se não gosto, não gosto... e repito, sublinho e assino por baixo tudo o que já disse. Felizmente há quem concorde comigo, estava a pensar que se calhar sou eu que sou esquisito.



Rui, lixo não tem nacionalidade, falei de Portugal porque é o meu país e continuo achar que o +Trafego tem tudo o que precisas de saber sobre a parte técnica de um site é mais do que suficiente para atingir o sucesso. Tem cá tudo, CMS e plugins, dicas de indexação, informação de domínios, informação de tags, construções de backlinks, etc... etc...
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Niguém me disse que lês o meu blog, até dizes que só lês o do Rui e até gostas. Portanto tanta conversa sobre uma coisa que nem conheces parece-me ser só para dar nas vistas. Completamente desnecessário portanto.

Da próxima vez que quiseres emitir opiniões generalizadas sobre uma classe qualquer, no mínimo tenta informar-te primeiro. Usar a net para dizer mal de um grupo de pessoas só porque apetece ou porque viste um coisa que não gostaste não é reponsável nem te fica bem.

Por outro lado adorei ver como te picaste com uma pequena referência inofensiva a um dos teus sites e não paras de falar nisso. Não disse que tens falta de ética nem que não podes usar programas de afiliados para vender coisas que não usas. Apenas apontei a tua hipocrisia ao atacar a forma de rentabilizar um blog MMO, quando a tua forma não tem nada de superior, pelo contrário. Mas nunca te ia dizer isso se não tivesses começado a disparar primeiro, por mim podes fazer o que te apetecer desde que seja legal, não tenho rigorosamente nada a ver com isso.

Não disseste nada de novo portanto os meus comentários neste tópico ficam por aqui. Bom trabalho e menos rei na barriga.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mesmo havendo mais gente a concordar com o que eu escrevi, continuas a apontar a mim... não percebo qual é a vantagem de tornares isto pessoal... Web, eu é que me piquei?  :grin: pois foi... pois foi...

Fizeste bem em levar o meu post para o teu site... aqui tem muitos webmasters e tem pessoal que percebe de Internet, lá é um ambiente que tu controlas e não te faltaram palmadinhas nas costas.


Felicidades e muito sucesso...

Abraço