← Arquivo - Freelance e Emprego/Serviços

Preços/custos de desenvolvimento

Lida 12011 vezes

Offline

alexander 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

Boa noite,

Estou desempregado e como tenho alguns conhecimentos de webdesign, html, php e flash ando a pensar em iniciar uma empresa de webdesign. No entanto como não faço ideia dos preços que se praticam no mercado resolvi perguntar a quem sabe para não estar muito distante dos preços que os outros praticam.

Acho que em como qualquer negócio, chega para todos, se não houver aquelas pessoas que acham que baixando os preços podem ficar com o mercado todo e acabam por estragar o negócio para todos. Bem, como não quero ser uma dessas pessoas preciso de saber por onde se guia o mercado visto que normalmente funciona tudo por "orçamento". Mas um orçamento parte sempre de valores base, ou por páginas, ou por tipo de página, ou por valor hora.

Assim sendo o que eu gostaria de saber é:
- Valores de desenvolvimento dum site, ou seja, valor para o cliente

E como ainda estou por a hipótese de ter alguém a ajudar-me gostaria de saber quais os valores que se pagam a um webdesigner... não gosto de explorar ninguém, mas também não quero ser explorado, e não faço ideia dos valores.

A quem me puder ajudar agradeço desde já, quem não puder obrigado na mesma pela atenção.

Um abraço,

Alexander
alexander.the.great@alexandria.cc


PS: Espero que esta mensagem não esteja off-topic, se estiver peço desde já desculpa pelo facto e solicito que me informem onde a devo colocar.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Tudo depende da qualidade do trabalho final.
Offline

alexander 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

Tudo depende da qualidade do trabalho final.

Pois, penso que apesar de os conhecimentos serem poucos, a qualidade não tem sido má, tendo em conta que já trabalhei muito tempo com tratamento de imagem e sei organizar um site... e a maioria dos defeitos que vejo em sites são imagens pixelizadas ou sites pouco funcionais.
Offline

alexander 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

Bem como tenho recebido mensagens privadas mas infelizmente não posso responder (diz que não estou autorizado a enviar mensagens privadas) talvez por ser um membro recente tenho que responder aqui às perguntas que me têm feito.

Sim, estou aberto a parcerias, quanto ao alojamento ainda não decidi se vou contratar ou se vou instalar um servidor mas o mais provável numa fase inicial será mesmo a subcontratação para não andar a perder tempo com servidores e concentrar os esforços em arranjar clientes e na qualidade dos sites.

Se tenho algum trabalho já feito? Nada de especial, fiz alguns testes com sites de anúncios (feito de raiz por mim com scripts em php) e um site tipo pay per click em (php, mysql), ando a fazer um carrinho de compras, mas para mostrar não tenho nada na net. Ainda não fiz nenhum trabalho para ninguém, só testes por minha conta.

Um abraço
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um trabalho de webdesign pode ir de 200 e tais a 20 ou 30 mil euros ou mais.

Só para te dar um exemplo, participamos num concurso publico à pouco tempo para fazer um website para uma camara municipal cujo preço era 85 mil euros.

No final tudo depende do trabalho a fazer e de quanto cobras pelo mesmo (horas de trabalho, reuniões, deslocações, telefonemas, e todos os custos indirectos tais como energia, espaço, licenças de software, etc)

Resumindo: Não existe preço fixo ou tabela. Tu melhor que ninguem sabes o que deves levar por hora/trabalho fazendo umas continhas.

Saudações
Offline

alexander 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

Um trabalho de webdesign pode ir de 200 e tais a 20 ou 30 mil euros ou mais.

Só para te dar um exemplo, participamos num concurso publico à pouco tempo para fazer um website para uma camara municipal cujo preço era 85 mil euros.

No final tudo depende do trabalho a fazer e de quanto cobras pelo mesmo (horas de trabalho, reuniões, deslocações, telefonemas, e todos os custos indirectos tais como energia, espaço, licenças de software, etc)

Resumindo: Não existe preço fixo ou tabela. Tu melhor que ninguem sabes o que deves levar por hora/trabalho fazendo umas continhas.

Saudações


Olá Santo :)

(parabéns pela promoção)

Compreendo que para um site mais elaborado seja mais complicado de haver um preço fixo até porque muitas vezes nem se sabe ao certo o trabalho que vai dar a fazer e os próprios requisitos do cliente andam um bocado no ar, porque nem ele sabe bem o que quer e é preciso fazer várias propostas diferentes, mas para um site básico, tipo aqueles de apresentação de uma empresa ou uma loja online haverão certamente preços mais ou menos standard ou não?

E quanto se paga de ordenado a um webdesigner?

Obrigado pela atenção.

Um abraço

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um webdesigner junior numa empresa de design não dave ganhar muito mais que o ordenado minimo... Se for um webdesigner com experiencia pode auferir fácilmente os 900/1200 euros mês, mas deixo este numeros para quem tenha mais informação do que eu.

Numa empresa em que o webdesign é um complemento e não o core-business o designer deve esperar um ordenado mais baixo e apostar em comissões.

Saudações
Offline

alexander 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

Um webdesigner junior numa empresa de design não dave ganhar muito mais que o ordenado minimo... Se for um webdesigner com experiencia pode auferir fácilmente os 900/1200 euros mês, mas deixo este numeros para quem tenha mais informação do que eu.

Numa empresa em que o webdesign é um complemento e não o core-business o designer deve esperar um ordenado mais baixo e apostar em comissões.

Saudações


xiiii! até já os webdesigners são explorados!
mas será que hoje em dia toda a gente ganha o ordenado mínimo seja em que profissão for? e independentemente das habilitações que tem!
este país está a ir por um belo caminho está.

obrigado santo
um abraço
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Alex, depende muito das qualificações, mas tens de pensar que em todas as profissiões, Junior implica falta de experiência, logo ordenados muito mais baixos.

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas mesmo um webdesigner Junior faz mais do que uma empregada de limpeza ...
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Mas mesmo um webdesigner Junior faz mais do que uma empregada de limpeza ...

Tudo depende do grau de formação e conhecimento. Estou certo que um licenciado dificilmente receberá o ordenado mínimo. Da mesma forma, será complicado um não-licenciado sem outros tipos de formação obterem ordenados na ordem dos milhares. Depende também do tipo de projectos que o webdesigner é capaz de criar. Regra geral, para ganhar ordenados superiores, terá de estar inserido numa equipa, em que o seu papel seja de responsabilidade moderada / elevada, não sendo o projecto unicamente executado por ele.

Pelo que entendi o que pretendes será algo em regime de freelancing, o que implica um dos seguintes factores:
a) "Income" incerto.
b) Valores pagos geralmente inferiores, devido à não existência do típico "corporativismo" associado a uma empresa.
c) Dificilmente se conseguem bons / grandes projectos.

... de qualquer das formas, é uma rampa de lançamento.

O valor do projecto em si, dependerá muito da qualidade / funcionalidade do design, e diversos módulos/funcionalidades existentes no site. Um portfolio é importantissimo para conquistares um cliente e obteres um pagamento mais justo.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Marsu,

O mercado de emprego neste pais está muito mau e os desempregados licenciados aumentam. Disto se aproveitam as empresas para fazerem contratos com ordenados baixos.

Muito sinceramente já vi as coisas bem melhores no mercado de trabalho...

Saudações

Offline

Algemas 
Membro
Mensagens 1793 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Acho que o problema de Portugal é que todos querem ser doutores...  :superlol:


Querem é ter uma licenciatura, sem saber ou mesmo a saberem que não á saídas ou as que hà são poucas, e que essas já estão ocupadas com os filhos dos amigos, etc...

Relativamente ao tópico, um WebDesigner no inicio tem que facilitar no pagamento final, e indo ganhando experiência, depois de já ter um portefólio ir aos poucos aumentando o seu ordenado pago á hora ou por trabalho final. Terá no inicio que ser um webdesigner e um comercial ao mesmo tempo, não pode estar sentado á espera que os clientes lhe venham bater á porta... Contactar empresas para melhorarem o seu site, logotipo, etc...
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Talvez no inicio pudesses trabalhar á hora....

Só que para isso tinhas de arranjar bons clientes...

__
Já soube de um site que de vez em quando tem lá uns projectos que os webdesigners podem concorrer e ganhar x

Mas não me lembro do site.... :-?
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Que formação tens na área ? Devias começar por construir um portfolio sólido se nem tens formação na área, podias começar por fazer pequenos trabalhos aqui no forum.