← Domínios

Novas regras de registo de dominios .PT, .COM.PT e .ORG.PT - o que mudou

Lida 33889 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A meu ver estas "novas" regras é muito mau.
Então, por exemplo, eu que já fiz o pedido e estão analisar poderei comprar já o domínio?
 Imaginem que eles aceitem assim, já tenho o domínio em minha posse.
Exacto, Nuno faz isso para esclarecer as dúvidas.

So precisas de efectuar o pedido para registar o domínio.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Os .com.pt já estão liberalizados a muito tempo... agora podem é ser mudados de titular e o registo é mais simples..

Era a isso que me referia. Ainda há pouco tempo num site português para webmasters, se aconselhavam as pessoas a não registarem domínios com.pt porque não podiam ser vendidos (apesar de estar regra se poder contornar). E muitas pessoas, de facto desvalorizavam os domínios com.pt.
Agora que se podem vender facilmente, vao valorizar. Era a esse aspecto que me referia.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

So precisas de efectuar o pedido para registar o domínio.

Mas com as novas regras só depois de a marca está aprovada certo? Ou percebi mal?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mas com as novas regras só depois de a marca está aprovada certo? Ou percebi mal?

Exactamente. E apenas marcas verbais, que é praticamente impossível registar uma marca apenas verbal... A não ser que o nome seja uma palavra que não existe.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Exactamente. E apenas marcas verbais, que é praticamente impossível registar uma marca apenas verbal... A não ser que o nome seja uma palavra que não existe.
Boas!
A titulo de exemplo....

"Trignosfera" (uma palavra que inventei!)

Cumprimentos,

LPC
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

As novas regras só entram em acção no dia 1 de Julho, até lá funcionam as regras até agora impostas.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Exactamente. E apenas marcas verbais, que é praticamente impossível registar uma marca apenas verbal... A não ser que o nome seja uma palavra que não existe.

Pois, já passei por essa experiência :), sem registo misto vai ser muito complicado, muito sinceramente não percebi a lógica desta medida, estamos a recuar em vez de avançar, já é normal neste país.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que vou passar o resto do mes a registar marcas...
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois, já passei por essa experiência :), sem registo misto vai ser muito complicado, muito sinceramente não percebi a lógica desta medida, estamos a recuar em vez de avançar, já é normal neste país.

Complicado como?
Eu mesmo á anos, fiz dois registos para a Trignosfera...

O de nome e o de logotipo.

Lembro-me que na altura paguei bem mais do que se paga agora...
O que eu penso é que esta medida é para obrigar a haver 2 registos em vez de um...

Mais uns trocos para o estado?

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
Trignosfera
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Mais complicado no sentido de os registos mistos (nome + imagem) deixarem de ser válidos para registo do domínio .pt.

Paulo experimenta fazeres um pedido de registo marca normal (apenas com nome) utilizando uma palavra que exista, até agora era possível, principalmente se fosse marca mista, mas com as novas regras nem assim.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isto é símplesmente para s protegerem, devido as centenas d processos k têm em tribunal
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mais complicado no sentido de os registos mistos (nome + imagem) deixarem de ser válidos para registo do domínio .pt.

Paulo experimenta fazeres um pedido de registo marca normal (apenas com nome) utilizando uma palavra que exista, até agora era possível, principalmente se fosse marca mista, mas com as novas regras nem assim.

Pois realmente tens razão nesse ponto... Vai complicar, mas também compreendo o porque de o fazerem, já que existem conflitos e duplas interpretações de marcas e registos...

Isto é símplesmente para s protegerem, devido as centenas d processos k têm em tribunal

Sem dúvida, também acho que será por ai... Visto que agora as coisas são clarificadas e deixa de haver as confusões que havia com registos e marcas mistas...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Mais complicado no sentido de os registos mistos (nome + imagem) deixarem de ser válidos para registo do domínio .pt.

Paulo experimenta fazeres um pedido de registo marca normal (apenas com nome) utilizando uma palavra que exista, até agora era possível, principalmente se fosse marca mista, mas com as novas regras nem assim.
Eu concordo com O Mambley. Eu por exemplo a palavra "On Move" já existe e era muito difícil aceitarei-na, por isso, tive que colocar o "ON MOVE FM", além do mais fiz o pedido também de registar o slogan + a imagem. Em princípio irão aceitar (espero eu).
Paulo alguns casos não são assim tão fáceis, o nome da trignosfera não existe, ou não existia e é por isso que conseguiste registar sem quaisquer problemas, mas noutros casos não. Isto só vem ajudar os "flanos" da INPI, mais nada... Agora terei que gastar + dinheiro por causa do domínio, não tendo a certeza se vão aceitar... Enfim! Portugal é assim...
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Isto é símplesmente para s protegerem, devido as centenas d processos k têm em tribunal

Se os têm é porque não se organizaram e estabeleceram regras justas desde início, cabe na cabeça de alguém por a PT ter marcas registas em tudo quanto é "nice"? E depois alguém quer utilizar "pt" no nome do seu projecto corre o risco de não ser aprovado, mas aqui já entramos noutro campo, o do factor "c".

Pois realmente tens razão nesse ponto... Vai complicar, mas também compreendo o porque de o fazerem, já que existem conflitos e duplas interpretações de marcas e registos...

Eu concordo que apenas permitam registar o .PT após o processo registo marca estar concluído, agora não concordo nada em retirarem às marcas mistas a possibilidade de registarem o .PT, deviam sim era criar um sistema mais justo e sem factores "c" na aprovação das marcas.

O principal problema, é que eles querem limitar o uso de palavras já criadas, mas agora todos as pessoas têm de inventar palavras? Porque não posso eu utilizar duas palavras que em conjunto formam e identificam a minha marca/projecto? Já passei por uma situação de rejeição por parte do INPI porque diziam que uma das palavras da minha marca era semelhante a uma já existente, mesmo sendo nices e mercados diferentes.

PS - É apenas a minha opinião sobre esta matéria.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se os têm é porque não se organizaram e estabeleceram regras justas desde início, cabe na cabeça de alguém por a PT ter marcas registas em tudo quanto é "nice"? E depois alguém quer utilizar "pt" no nome do seu projecto corre o risco de não ser aprovado, mas aqui já entramos noutro campo, o do factor "c".

Eu concordo que apenas permitam registar o .PT após o processo registo marca estar concluído, agora não concordo nada em retirarem às marcas mistas a possibilidade de registarem o .PT, deviam sim era criar um sistema mais justo e sem factores "c" na aprovação das marcas.

O principal problema, é que eles querem limitar o uso de palavras já criadas, mas agora todos as pessoas têm de inventar palavras? Porque não posso eu utilizar duas palavras que em conjunto formam e identificam a minha marca/projecto? Já passei por uma situação de rejeição por parte do INPI porque diziam que uma das palavras da minha marca era semelhante a uma já existente, mesmo sendo nices e mercados diferentes.

PS - É apenas a minha opinião sobre esta matéria.

Eu concordo totalmente com o Mambley.
Por exemplo, o nome On Move eu telefonei para lá porque o nome era comunitário só que o Nice era diferente, assim como o mercado, mas a INPI implica por isso...
A INPI se tivesse uma política mais correcta, certamente que não se demorava tanto tempo a fazer um pedido de marca e andar em tribunais e afins. Só a perder tempo e dinheiro!