← Social Media

Ning.com encerra serviço gratuito

Lida 4926 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Este assunto já anda há uns dias a circular nos sites e blogs de social networking. Mas só hoje fui ler os comunicados oficiais e o que se vai fazer no ning.com

Para quem não sabe o ning é o maior serviço de criação de redes sociais gratuito da web. Podes a partir dele criar um site com as funções do "facebook" (para os menos entendidos da coisa). E parece que a partir do dia 4 de Maio, o serviço chega ao fim. Pelo que estive a ver não vão apagar de imediato as redes que não aderirem ao serviço pago, mas terão um tempo para o fazer. O Ning informa também que despediu 70 funcionários e que a partir de agora se vai focar no lado mais empresarial do serviço.

Como seria de esperar, a notícia caiu que nem uma bomba. Este site é usado sobretudo para redes educacionais e grupos de e-learning e como tal é de esperar conseguir um serviço gratuito.

As plataformas de social networking já estão a responder. A equipa do buddypress já lançou um plugin de conversão para o seu sistema, e pelo que pode ver os scripts pagos (como o jomsocial) também já estão a trabalhar para permitirem esta conversão.

http://blog.ning.com/2010/04/an-update-from-ning.html
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É a crise, é a crise...!
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Pelo que vi, vão disponibilizar preços acessíveis... portanto não vejo grande problema.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Pelo que li, o que se passou é que há um novo dono daquilo e com a entrada dele, ele decidiu despedir 70 empregados, o que é 80% da empresa se não me engano, e acabar com as contas gratis. Só há premiuns agora.

Segundo ele, 75% dos clientes são pagos e que a maior parte dos gratis, não se importam de pagar pelo serviço.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Esta mutação já está a ser verificada a algum tempo em vários serviços, o modelo "rentabiliza com publicidade" está a ficar esgotado (por vários motivos que não vou perder agora tempo a explicar).

Para alem disso a maioria dos internautas anda farto de ver publicidade por todo o lado, logo as coisas acabam por não converter...

Não estranhem ver isto em muitos mais serviços, especialmente nos que envolvam interactividade e moderação de conteudo. (foruns, redes sociais, partilha de videos, etc).