Como webmaster de um popular site de língua portuguesa com elevado tráfego (30 a 50 gigas mensais / 1000 a 2000 visitantes diários), sinto na pele as dificuldades.
Quem anda nisto durante algum tempo, rapidamente conclui: Manter um site com qualidade em Portugal é acima de tudo por "amor à camisola". Este é pelo menos o meu caso.
Como é bem sabido Portugal mantêm-se com a
mais baixa taxa de utilização da internet na europa. Talvez com isto relacionado (e como é também bem sabido) o que vai existindo é monopolizado por 2 ou 3 empresas e, como se isto não bastasse, a maioria dos utilizadores são menores de idade ou jovens adultos (leia-se sem poder de compra) e os restantes nunca comprariam nada online usando um cartão de crédito (se bem que o possam fazer a torto e a direito em qualquer loja do shopping ou tasca da vila).
Posto isto, não muito dificilmente a popularidade e consequente tráfego gerado por um site português representa o seu fim, pela impossibilidade de comportar as despesas de hosting, requisitos de hardware e largura de banda necessária (já para não falar no tempo necessário para o ir actualizando e desenvolvendo).
O que muitas vezes começa como um hobbie de desenvolvimento, vira hobbie de sobrevivência.
Analisemos as possibilidades:
1. Comercialização directa de espaços publicitários (banners, venda directa)A minha experiência pessoal é negativa. Apesar do elevado número de visitantes os anunciantes teimam em não aparecer. A publicidade vai descendo de preço mas ninguém a compra.
2. Comercialização indirecta de espaços publicitários (banners de empresa de publicidade online)Quanto a mim apenas um nome merece referência neste momento: Google Adsense. Partindo do princípio que o site é aceite para o programa (conteúdos têm de obedecer a regras rígidas de "próprio para qualquer audiência"), este paga e a tempo. Pena que o CPM seja tão baixo comparativamente a sites de língua inglsa ou mesmo espanhola.
3. Venda de produtosQuanto a mim uma boa opção... se de facto resultasse. Infelizmente não existem praticamente em Portugal retalhistas com sistema próprio de "loja virtual" e pagamento online (alguém conhece?), o que torna difícil a disponibilização de "merchandising". O webmaster é obrigado a recorrer a sites estrangeiros, o que torna proibitivo o preço, e obrigatório o uso de cartão de crédito. Resultado: Ninguém compra.
4. Acesso pagoGeralmente não funciona a não ser com pornografia ou conteúdos extremamente especializados e exclusivos. Para além de ir contra uma filosofia de informação livre e gratuita, estou seguro que representaria, pelo menos no meu caso, o fim.
5. Direct mailingJá foi popular (1998?). Ser inundado com spam é já fácil demais hoje em dia sem ser preciso fazer muito. Venda e/ou divulgação de emails de utilizadores registados (para além de dar a pior das imagens possíveis a um website) é para mim o mais baixo que se pode fazer a quem nos confia o registo. Sim, eu sei que estão lá as condições e a aprovação do utilizador é necessária... etc... etc... bla bla bla. Todos sabemos o quão raro é os utilizadores lerem a informação relacionada com o seu registo e fazerem-no cuidadosamente. Bem mais comum são as consequentes reclamações ao webmaster.
6. Acesso a conteúdos ou serviços adicionais pagosQuanto a mim, talvez a única hipótese viável, desde que seja possível recorrer a micro-pagamentos tirando partido das tecnologias móveis (todos sabemos o poder dos telemóveis em Portugal). O único problema reside no acesso a estas tecnologias e um preço aceitável e viável. Pessoalmente, não consegui ainda tornar isto uma realidade apesar de ter já contactado directamente alguns operadores móveis portugueses. O interesse demonstrado é nulo ou produto de alguém na posição certa com a competência errada (leia-se incompetente). A possibilidade de proporcionar conteúdos personalizados em formato SMS ou MMS (este último o mais interessante) poderá representar uma boa saída.
Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum provedor português que o faça (facturação por SMS e distribuição de conteúdos por MMS a partir da web) e os estrangeiros que existem oferecem em geral conteúdos meramente generalistas - http://www.mediaplazza.com - ou a preços de activação proibitivos - http://www.mpush.cc (já agora... serviço aparentemente excelente). Se alguém conhecer outras empresas por favor deixem-me saber.Obrigado pelo desabafo, e acima de tudo por este novo espaço.
Sugestões e comentários bem vindos.
Cumprimentos,