← Projectos

facevota.com - tu votas, tu decides

Lida 11230 vezes

Offline

aieee 
Membro
Mensagens 173 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

PESSOAL Leiam a Politica de Privacidade do facebook que o DUB tem razão.

Ele puxa as informações todas pela API  :)
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

já tinhamos ultrapassado essa discussao... :)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Já não gosto deste sistema.

1º Não aceitei nada que permitisse a utilização de uma foto minha ou qualquer outro tipo de dado.
2º Nunca entrei/dei permissão ao sistema para o utilizar


Parace-me que o @Dub faz uma utilização um pouco... como dizer... cinzenta da coisa.  :-k

O pedido de permissões da aplicação inclui lá o pedido para "Aceder à informação dos meus amigos". Ora, quando alguém dá esta autorização, a aplicação pode ir buscar a info dos amigos.

Assim, se o @Jóni não deu autorização, a foto dele terá lá ido parar porque algum amigo se registou e, ao dar permissão para "Aceder à informação dos meus amigos" deu permissão para irem buscar os dados do Jóni.

Isso parece diz quer que a "culpa" não é da aplicação mas sim do amigo do @Jóni.


Mas não é bem assim e não livra o @Dub de estar a abusar um bocadito

@Dub, aqui fica um conselho de amigo: devias restringir-se a meter a votos apenas quem autorizou a aplicação. Caso contrário arrisca ser denunciado no FB.

Se eu um dia encontrar lá a minha foto, também denunciarei a aplicação pois eu não dei autorização para "ir a votos". Mesmo se alguém permitiu acesso aos meus dados, deu autorização para os consultar - não para me inscrever numa votação, concurso, jogo ou seja-lá-o-que-for. Para isso já é preciso a minha autorização.


Eu suma, recomendo cuidado com essas interpretações muito livres das TCUs... já vi muitos sites com potencial que se perderam por causa destas coisas.  :-(

E este "Facemash"  :cool: até pode dar uns resultados interessantes.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Já resolvemos isto à muito tempo lol... ainda andam a falar disso?
(em: Maio 01, 2011, 15:42:39 )

Continuação de bom trabalho Dub ;-)
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

apaulo, SE deres autorização no facebook para que os teus dados sejam partilhados pelos teus amigos em aplicaçoes de terceiros estás a consentir que o meu site ou outros usem essa informação.

o facebook é bem explicito quanto à privacidade e está bem documentado para quem quer criar sites/aplicações ou para o utilizador final todas estas questões. para além disso se leres este tópico todo rapidamente percebes isso, o que me leva a concluir que ou nao leste o tópico ou não percebeste.

nao percebo porque é que a primeira coisa que vos vem à cabeça não é "mas como raio é que aquilo vai buscar as fotos? será que é a api do facebook a permitir isso?" - porque se não fosse permitido, como raio é que eu conseguiria fazê-lo ? não sou mágico para ir buscar fotos e outros dados dos amigos automaticamente...

ps: se a tua foto aparecer lá é porque nas tuas definições de privacidade consentes isso, se não consentires não te preocupes que o próprio facebook nao deixa exportar/importar esses dados.

passem lá de uma vez por todas estas questões à frente ;)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts


O Facebook é apenas um site, não é a Lei.

Existe uma Lei da Protecção de Dados em Portugal (vai ao site da CNPD) que se sobrepõe ao Facebook e que não podes ignorar - a propósito: qual é número de registo na CNPD da base de dados do teu site?

Dei-te um conselho webmaster em boa fé... de quem é empresário full time na internet há vários anos e que já levou "muita porrada" e fala de experiências próprias ou próximas.... o que fazes com ele é contigo.

E por aqui me fico, pois este tópico já estava fechado e eu não me tinha apercebido que fora aberto "fora de horas" por outro utilizador.
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vejo muitos avais concedidos, lamento discordar mas além da ideia não ser nova (já tem anos), mesmo que em comensalismo com um dos mais frequentados websites do Mundo, não acho que a ideia vá "colar". Recomendo que mudes o design porque é horrível, repulsivo! Se por acaso tivesse intenções de experimentar não o faria simplesmente porque não crias uma relação de confiança com o visitante.

De qualquer forma, não quero desmoralizar só porque sim, estou a ser sincero, no entanto acho que se estás convicto de que vai funcionar, avança o mais que puderes.

Boa sorte.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Apaulo, podes indicar me que lei estou a violar?
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Obrigado pela critica Souza, eu tenho essa nocao quanto ao design...
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Apaulo, podes indicar me que lei estou a violar?

Lei: http://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/lei_6798.htm

Recomendo também que leias: http://www.cnpd.pt/bin/faq/faqresponsavel.htm e http://www.cnpd.pt/bin/legis/internacional/Convencao108.htm

A esmagadoria dos Webmasters nem se lembra que basta ter um site onde pede e guarda o email do utilizador para já ter que registar essa base de dados na CNPD (o email é considerado um dado pessoal).


Novamente, recomendo-te que não faças a interpretação que te dá jeito, nem argumentes que o Facebook isto ou aquilo, e que os outros sites isto ou aquilo.

Eu sou tenho vários sites com milhares de utilizadores (um deles com cerca de 30 000). Quando começas a ter determinado volume basta aparecer-te uns utilizadores mais "picuinhas" (como eu) ou mais "parvo" (como imensos que andam por aí) - e olha que aparecem de certezinha - que fazem denúncias (fundamentadas ou não) e estragam o teu trabalho.

Eu também estou a construir um site baseado na API do facebook e concordo que é extremamente tentador ir buscar os dados dos amigos dos utilizadores para criar volume. Mas como sei que depois bastam uma poucas dezenas de pessoas fazerem queixa para o FB fechar a aplicação, não arrisco.

Mas no final disto tudo, a Lei (infelizmente) até é um pormenor: quem manda nisto são os utilizadores, não a interpretação que fazes dos termos de serviço. Se se começam a queixar, o FB fecha a torneira. Ponto.




E agora aqui que ninguém nos ouve: a CNPD é uma anedota! Tenho registos feitos há dois anos que ainda não aparecem no registo público! Se alguém quiser saber o conteúdo do meu registo tem que pedir-me o número e telefonar para lá que lhe dão a informação (se atenderem o telefone)! Mas pronto...



e... ufa... acho que é melhor abrir um tópico sobre esta temática específica da Legislação. Daqui a bocado levo nas orelhas por "off-topic"
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

apaulo, podes ser mais especifico quanto à lei que eu estou a violar ?

como é que podes argumentar que eu nao posso argumentar com o facebook quando isto gira à volta do Facebook.

Eu apenas uso dados do Facebook, dados esses que os utilizadores permitiram serem utilizados!!!!!!!!!!!!!!!!
os logins sao feitos através das contas do Facebook. podes indicar-me a lei que obriga logins por contas do facebook ou outros sites a serem "registados" ou "consentidos" pelo CNPD ?

Gostava que me explicasses onde eu estou a violar alguma lei, nao porque quero ganhar esta disputa de argumentos contigo mas para perceber o que pode eventualmente ser lesivo e que o utilizador nao tenha consentido ao inscrever-se no Facebook. Se há aqui alguma violação de dados essa parte primeiramente do próprio Facebook.

Tens razao quando pões a bold que "quem manda nisto são os utilizadores", porque são eles, neste caso em particular, que escolhem o que é e o que não é partilhado.

O FB fecha aplicações automaticamente, têm um bot para isso, está mais que debatida essa questão, basta googlares que rapidamente encontras isso.
A minha já foi fechada e reaberta após verificarem que não viola qualquer regra e após várias trocas de emails. Portanto estou mais que seguro que não violo qualquer termo ou privacidade do Facebook ou utilizador.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Sobre a Lei, tens os links acima.

Como afinal tu és jurista e perito na interpretação da Lei, calo-me e curvo-me sob a tua infinita sabedoria.

Parvo sou eu que fiz um comentário a pensar que estava a ajudar.

Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

respostas dessas nao merecem comentários, fico-me por aqui.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

este projecto, infelizmente para mim, foi vendido ao Pedro Lopes, espero que ele consiga dinamizá-lo.

tinha grandes esperanças e continuo a ter no sucesso de um site deste tipo e vou tentar (se obter apoios) construir algo semelhante em inglês.

boa sorte com o projecto Pedro :)