Boas Tardes,
Falaram neste tópico da Trignosfera.
Efectivamente podemos dizer que não fazemos qualquer overselling (nem autorizamos sequer clientes de revenda a o fazer), isto porque trabalhamos com transparência...
O overselling é para nós uma prática condenável e que induz o cliente ao engano (e não derruba as barreiras como já ouvi para aqui).
Existem sempre clientes que por ignorância ou apenas olharem a "chavões" comerciais, são induzidos na velha campanha do tudo por nada...
No entanto e a não ser que seja cloud hosting, todos os ilimitados são limitados... seja por banda, espaço, tráfego, consumos, Bases de Dados, etc... está tudo indicado numa PUA que os mesmos deverão ter.
Deixo-vos aqui um artigo que mostra a diferença entre fazer ou não fazer overselling...
- https://www.trignosfera.pt/content/overselling
Apesar de estar muito na moda... Este tipo de gestão de "risco" só se consegue em empresas de elevada estrutura e com profissionais dedicados, nas restantes rapidamente se passa de uma situação de fazer rapidamente dinheiro, para uma situação de incapacidade estrutural (e com todos os problemas que dai advêm).
Cumprimentos,
LPC
Compreendo que venhas "defender" o nome da trignosfera apesar de não ter sido colocado em causa. No entanto, não concordo com a maior parte do ponto de vista apresentado.
1. Serviços ilimitados e overselling são dois conceitos diferentes e que podem ou não ser praticados em conjunto. Existem serviços que fazem overselling sem oferecer planos ilimitados e vice-versa.
2. Overselling acarreta riscos mas que podem ser facilmente minorizados (a 1%) se houver responsabilidade por parte do prestador. E não acho que seja necessário ter uma grande estrutura para o fazer. Sempre o fiz desde 2005 e a minha estrutura é pequena, muito pequena. No fundo é fácil de ultrapassar o risco: basta adicionar outro servidor ao reportório e fazer uma migração. No meu caso, nunca fiz uma migração por causa do espaço ou tráfego - mas já fiz muitas por causa do cpu.
3. Concordo com a situação do marketing que apontas mas essa é uma realidade em praticamente todos os mercados. O consumidor deve informar-se sobre o que adquire.
4. Acho que a situação da transparência é de louvar mas não deve ser utilizada apenas por conveniência. Quero com isto dizer, como factor diferenciador face a outros serviços que utilizam outras formas de trabalhar. Por fazerem overselling ou oferecerem serviços ilimitados não quer dizer que os seus serviços sejam piores ou menos transparentes.
De qualquer forma, 99% dos serviços de alojamento partilhado, de uma forma ou de outra, praticam overselling e oferecem serviços objectivamente ilimitados. Incluindo a trignosfera.
E é fácil demonstrar isso.
Ilimitado:
Vender planos com espaço em disco ilimitado (entenda-se como utilização sem limite / não monitorizado e não como recurso infinito) é a mesma coisa do que vender planos sem limite objectivo de utilização de cpu ou memória. Apesar de alguns serviços apresentarem limites subjectivos nos TOS, não passam disso mesmo: limites subjectivos e teóricos, que de certa forma transgridem o sentido de transparência.
Overselling:
Vender planos com mais espaço do que o disco do servidor permite, é a mesma coisa do que alojar múltiplos sites com espaço dedicado e não ter qualquer controlo face aos outros recursos como cpu e memória. No fundo, de cada vez que se cria uma conta num servidor partilhado, como não se sabe quais os recursos que irá utilizar nestes indicadores, está-se a praticar overselling.
As conclusões e soluções são as mesmas quer se atinja o limite de espaço do disco do servidor, quer se atinja o limite do razoável no cpu e memória:
Migrar a conta em causa para outro servidor.
Concluindo, e parecendo até uma conclusão idiota
, os prestadores de serviços web devem ser responsáveis face aos serviços que prestam e os clientes devem ser responsáveis face aos serviços que escolhem e subscrevem.