← Conversa Geral

Acessibilidade na Web - Um benefício ou um dever?

Lida 2337 vezes

Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Hoje, ao fazer uma pesquisa no Google encontrei um documento que falava sobre acessibilidade para deficientes na Internet, e como ontem já tinha conversado com um amigo sobre isto, hoje volto a criar um tópico sobre este tema, que já o tinha feito no início de 2008, mas que acabou por ir a OffTopic e acho que muita coisa ficou por dizer.
Nesta altura, há cada vez mais pessoas a preocuparem-se com isto, dado que já é um tema bastante comentado, por esforços das pessoas que dia a dia são impossibilitadas de aceder a certos conteúdos, por causa do Javascript ou até excesso de publicidade nos sites. Como referi ao início deste post, encontrei um artigo interessantíssimo por acaso, que podem ler neste link, e um outro artigo que aborda de uma forma mais pormenorisada o tema, com sugestões, pode ser lido aqui. Já agora, e se poderem, tentem responder-me â pergunta que faço no título do tópico. Gostava que partilhassem a vossa opinião, experiências, ideias, ETC, acerca de isto, até porque infelizmente cada vez mais este é um tema que não toca só aos deficientes mas a uma parte cada vez maior de internautas.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

[OFFTOPIC]Acho que ja vi um topico teu semelhante a este[/OFFTOPIC]
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Sim DiguiVirus, é o tópico que falo no primeiro post, criei outro pelas razões que lá explico, embora este não é totalmente igual a esse.
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu acho que deveria haver, mas os webmaster's não sabem como criar essas mesmas acessibilidades
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Usarem as regras W3C já é uma grande ajuda, por exemplo para quem é invisual, os "alt" são muito importantes...
Navegação pelos menus com o teclado, através do tab (ou seja, carregar no tab e ir directamente para o menu), entre muitas outras coisas.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

A acessibilidade é um dever que trás imensos benefícios.

Miguel Dias tens a bibilia dos standards relativamente à acessibilidade: http://www.w3.org/WAI/ ter as condições para colocar o selo WAI-AA é excelente.

Sabem porque muitos sites ligados ao governo ficaram offline? ;)
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

LOLOL... o javascript não tem culpa de nada...

acessibilidade? fazendo uma sondagem pelo +trafego podemos concluir que... o importante é escolher o "nicho certo" e não o tema que gostas, encher aquilo de publicidade, arranjar uns backlinks jeitosos para subir no google e o resto não interessa... desde que renda uns trocos para a gente se gabar aos amigos [/sarcasmo off]



acessibilidade ou a usabilidade são factores a ter em conta... seja através da escolha de cores, da estrutura do nosso site... etc... mas é sempre complicado, não há um padrão a seguir
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Tentem navegar no site da RTP com um leitor de ecrã. Comigo é quase impossível, e vejam lá é pública... Se forem ver ao código fonte, é frames, e mais frames, e montes de Javascript. Enfim... Não é um exemplo de site a seguir, mas é só um exemplo.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

A acessibilidade é um dever que trás imensos benefícios.

Miguel Dias tens a bibilia dos standards relativamente à acessibilidade: http://www.w3.org/WAI/ ter as condições para colocar o selo WAI-AA é excelente.

Sabem porque muitos sites ligados ao governo ficaram offline? ;)
Deixa-me adivinhar... Não estão a seguir os parâmetros do W3C correctamente, e estão a fazer muitos erros, depois começaram a receber muitos Mails, os superiores aperceberam-se e rua! ;) (Parâmetros esses que fazem parte da constituição do símbolo de acessibilidade na Web que está nos sites do Governo)