← Social Media

Um terço das empresas em Portugal fazem negócios nas redes sociais

Lida 15748 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Cerca de um terço (31 por cento) das empresas em Portugal usam as redes sociais para cativar novos negócios, de acordo com um estudo hoje divulgado. O documento, encomendado pela Regus, fornecedor de soluções para escritórios, revela que a nível global a média de empresas que já descobriram o potencial das redes sociais para gerar negócios e tiveram sucesso na aposta é ainda maior, rondando os 40 por cento.

Portugal também fica abaixo da média, no que se refere aos orçamentos de marketing dedicados a acções em redes socais. Vinte por cento das empresas inquiridas em Portugal canalizou dinheiro para este tipo de iniciativa, quando a média global percepcionada pelo estudo foi de 27 por cento.

Já o volume de empresas que tira partido das redes sociais para comunicar com os clientes é maior. Cinquenta e um por cento das empresas inquiridas no estudo usam estes canais para comunicar com os seus contactos e 49 por cento reconhecem como maior vantagem das redes sociais, a possibilidade de gerir e comunicar com grupos de clientes.

Mais de metade dos inquiridos no estudo, em Portugal, também defendem que as redes sociais são um bom local para encontrar informação relevante de negócio. Esta função é, aliás, mais reconhecida pelos entrevistados em Portugal, que pela média dos inquiridos (58 por cento contra 54 por cento).

O estudo também conclui que em Portugal há menos cépticos relativamente às redes sociais, que na média dos países inquiridos. Em Portugal, 29 por cento não compreendem o potencial destes canais para o seu negócio, hoje ou no futuro. O número aumenta para 34 por cento na média dos inquiridos.

Em termos genéricos conclui-se ainda que as empresas mais pequenas são as mais aptas a retirar benefícios das redes sociais, por serem também as que mais as utilizam. Conclui-se que 44 por cento das empresas pequenas que apostaram nestas plataformas conseguiram conquistar novos clientes, percentagem que desce à medida que a dimensão da empresa aumenta.

O estudo foi conduzido pela MarketingUK em 75 países e ouviu 15 mil inquiridos.

Fonte: TeK
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Excelentes notícias... Pode ser que este artigo abra os olhos a outras empresas que acham que a internet é uma chatice e apenas uma dor de cabeça... #-o
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ei pá... acho esses 30% uma grande tanga...

Até podem existir 30% de empresas com contas sociais criadas mas 30% a usar pró activamente como meio para gerar negócios, duvido muito.

Teria de ler o estudo e ver como o fizeram para tirar conclusões sérias. A distorção estatística abunda nos jornais deixando-me com dificuldade para "engolir" este tipo de números que nos colocam à frente.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Bem dos outros não sei, também não acredito muito nos 30%.

Mas sei que tenho prestado mais atenção ao facebook e aquilo tem gerado algumas visitas, mas estou sempre à espera do ban...

De qualquer maneira quem me incentivou foi o Diogo Pinto  :obrigado:
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Pois...  vou na linha de raciocínio dos comentadores acima...

  • usar as redes sociais, para muitas empresas, é ter uma conta twitter que foi actualizada nos 2 ou 3 primeiros dias da sua criação e por ali se ficou ou ter uma página estática esquecida nos confins Facebook, "feita pelo sobrinho da minha mulher, que o rapazito mexe muito na internet"
  • por outro lado quando se pergunta a muitos empresários "você usa as redes sociais para conquistar novos negócios?" eles respondem "sim! sim! claro que sim!" apenas porque querem ser vistos como estando "na moda"... "e o sobrinho da minha mulher encarrega-se disso, que o rapazito mexe muito na internet"
  • finalmente, embora não tenha visto a ficha técnica do inquérito, suspeito que esse tipo de inquéritos tende a ser feito online (via email ou por questionários online) - o que por definição é tendencioso, pois são maioritariamente respondidos por pessoas que usam activamente a internet... deixando de lado uma parte significativa de empresas e empresários que, mesmo que usem a internet, não o fazem tão "à vontade"
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Continuou a odiar as redes sociais e ainda as odeio mais por ser obrigado a usá-las :lol:. De resto também não me parece que os resultados desse estudo sejam os mais credíveis.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ei pá... acho esses 30% uma grande tanga...

Acho que será 30% das empresas com presença online (site, etc).
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Concordo com o cjseven. É uma grande treta.

Passei anos a tentar convencer fornecedores (da área da informática) a usar o e-mail em vez do fax e do papel, a usar o MSN para relações comerciais, e foi muito díficil.

A maioria dos dirigentes das empresas (pequenas e microempresas) não sabe usar o computador em condições, mal sabem enviar e ler um e-mail, e acima de tudo têm medo de usar o computador.

Grande parte das empresas tens os sites completamente desactualizados, sem telefones e e-mails correctos, mudou o IVA e as lojas online continuam com a taxa antiga, os dados das empresas nos directórios são do século passado.

E quando dizem que usam redes sociais é para jogar Farmeville.

Para não falar que a maioria dessas empresas acha que ter um site na internet é um desperdício de dinheiro, quanto mais dizer que tem um Administrativo o TI a ser pago para estar nas redes sociais o dia todo!... Não fazem ideia do que é o Marketing e nem conhecem a importância da imagem corporativa (um logo feito no PowerPoint pelo filho serve).
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

não acredito nesses números
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu diria quem 1/3 das empresas usa o email com meio normal de comunicação. Dessas 1/3 tem website. E dessas 1/3 usa as redes sociais.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

31% das empresas, estamos a falar de quantas empresas. Alguém sabe?

Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Conheço inclusive empresas do ramo de Informática que não possuem mesmo um Site, uma Loja Online, implicado assim a perda de potenciais clientes.

Acho que independentemente da idade do Empresário e da geração que pertença, este tem de acompanhar sempre as novas tendências a fim de tirar proveito das mesmas.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Em Portugal deverá haver entre 200 mil e 350 mil empresas. Não nos podemos esquecer que a maior parte são pequenas empresas familiares.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Estes números não são precisos e já se encontram um bocado desfazados (de há cerca de 2 anos).

» Estima-se que estejam registadas 200.000 sociedades
» Pensa-se que existam cerca de 1.000.000 de empresas a operar em Portugal

Mas na realidade entre sociedades e micro-empresas, deverão existir 500 a 600.000

 :superlol: Isto das redes sociais e empresas, faz lembrar aqueles números que passam no notíciarios: Portugal é dos países de Europa com mais utilizadores de Internet... na semana a seguir a notícias já é precisamente ao contrário...
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

ainda as odeio mais por ser obrigado a usá-las

Mas não és obrigado... este tipo de estudos parace ser feito para reforçar a chantagem emocional de "se não estás nas redes sociais, não existes" à qual devemos resistir.

Ora, eu pouco ou nada uso das redes sociais...  e o pouco que uso é tão mal usado, que mais vale dizer que não uso.

Porquê? Porque as horas que gastaria nas redes sociais são mais caras para mim que os euros que invisto em publicidade.