Este tópico foi dividido do outro onde estava a ser discutivo por vários motivos. Principalmente porque era um assunto bastante interessante para ser discutido e estava no local errado. AnaMartelo
Bom dia,
Antes de mais agradeço ao "Project" a sua "sugestão".
Percebo quando o "Rodrigues" fala em pretender alguém profissional e com experiência na área e obviamente uma identidade corporativa vai muito mais além do que o desenvolvimento de um logótipo. Não vou estar cá a opinar em relação aos indivíduos que levam "5euros" no desenvolvimento do logótipo, pois já foi um assunto muito esmioçado aqui no fórum. No entanto, não se pode comparar de forma alguma esse tipo de trabalho com o trabalho feito por alguém com experiência, com metodologia, com conhecimentos, no fundo, um profissional. Portanto, da mesma forma que respeito quem desenvolve logótipos por 5euros, essas pessoas devem respeitar quem os desenvolve pelo preço "justo". Profissional não é apenas uma palavra, mas sim uma atitude, uma postura, sobretudo saber estar numa determinada profissão praticando-a da forma mais responsável e idónea possível.
Tentem perceber que um trabalho de Design, seja ele de que área for estará sempre sujeito à aprovação do cliente, sobretudo aos seus gostos. Sim, o Design por mais que queiramos defender o contrário é "aprovado" caso o cliente goste do que vê. Portanto, eu desenvolver algo melhor do que outro designer é algo muito relativo e talvez uma falsa questão. O design trabalha com o visual e não com o abstracto (mesmo havendo conceitos associados), logo nunca haverá a proposta ideal, mas sim múltiplas soluções. A escolhida será aquela que mais agradar o cliente. Claro está que a argumentação é muito importante. Saber defender um trabalho na maioria dos casos é factor diferenciador. Por outro lado, quando um cliente procura um designer, procura alguém com um portfolio, que lhe permita saber se o estilo do designer se enquadra nos seus "gostos". Depois disto tudo que descrevi acima entende-se o porquê de se falar em profissionais e "pseudo designers". Ser designer não é apenas abrir o photoshop, escolher um tipo de letra e pronto temos uma solução de logótipo em 10 minutos como refere o "Diogo Pinto" é muito mais do que isso é conhecer bem a realidade do que implica a profissão e entender a fundo a sua prática. Daí que não se entende por vezes como é possível fazer-se logótipos por 5euros. Será esta prática algo de profissional? Será bom para o nosso mercado? Não estaremos com isto a desvalorizar a profissão e colocar na mente dos clientes que o design é feito por qualquer um, até pelo primo que sabe trabalhar com o computador?
Desculpem esta minha abordagem que não é mais do que uma ligeira provocação. Não quero ferir susceptibilidades.
Cumprimentos,
carlospinho.com