← Hosting

Servidor dedicado vs VPS

Lida 12812 vezes

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Viva,

Eu neste momento começo a ter alguns site, e aplicações que precisão de webservices e já tenho uns 3 ou 4 shared hosts em sitios diferentes, tenho mais uma VPS de testes e uma VPS (linode), o que já vi é que gasto cerca de 500/600€ ano com alojamento, já me compensa juntar tudo e ter uma VPS mais potente ou um sevidor dedicado.

É assim eu não tenho grande experiência em administrar VPS, nem servidores dedicados (nestes não tenho mesmo nenhuma), mas claro quero aprender até porque me dá bastante jeito para o futuro.

Andei a pesquisar e vi que um servidor dedicado aqui http://www.kimsufi.com/pt/ é bastante barato uns 30€ mês depois teria que meter mais cpanel porque é uma grande ajuda na administração, a minha duvida é será que devo ir por um dedicado ou tentar arranjar uma boa VPS com uns 8Gb de ram e meter lá tudo?

Já agora aproveito para esclarecer outra dúvida, por exemplo o linode diz que tenho 8 CPU (1x priority), no kimsufi falam-me em um servidor com 4c / 4t (Cores /
Threads), em qual dos dois vou ter maior poder de processamento, a diferença é muita?


Offline

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tens também este: http://www.soyoustart.pt/ofertas.xml

Pertence a mesma empresa e incluive tenho 2 servidores na ovh e um ai e até agora nada apontar.
Rápidos a responder e downtimes são zeros ou quase nenhuns ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O problema é mesmo a gestão. Se não tens conhecimentos sólidos, ou pelo menos alguém que te possa dar uma mão não te metas nisso pois algum dia vais precisar e depois lá se vai a poupança..
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

O problema é mesmo a gestão. Se não tens conhecimentos sólidos, ou pelo menos alguém que te possa dar uma mão não te metas nisso pois algum dia vais precisar e depois lá se vai a poupança..

O que eu preciso é mesmo isso opiniões, mas administrar um servidor dedicado é muito diferente de administrar uma VPS? Eu não tenho experiência nisto mas sei que aprendo se for preciso e também sei que nada é tão fácil como me parece inicialmente mas também não é tão difícil como a maior parte das pessoas dizem.

Eu por acaso gostava de tirar um curso para aprender a gerir servidores mas não sei onde é que isso existe.

Já agora conseguem-me responder a isto:
O linode diz que tenho 8 CPU (1x priority), no kimsufi falam-me em um servidor com 4c / 4t (Cores /
Threads), em qual dos dois vou ter maior poder de processamento, a diferença é muita?
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Viva,
Se queres internacional experimenta soyoustart da OVH, e claro se tens umas noções básicas e queres aprender, então aconselho-te a fazeres umas experiências no servidor durante 1 mês, e depois fazes reinstall do mesmo e começas a migrar os serviços... Não é nenhum bicho de sete cabeças, e a gente só aprende fazendo e praticando, mas é preciso ter umas noções mínimas, se não é para esquecer. Já agora quando escolheres o painel de controlo usa Plesk 10/11 . Não sei se alguém concorda mas no dedicado para mim é melhor ;)
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

O Plesk é melhor que o cPanel?

Eu tenho conhecimentos minimos, não sei os comandos linux mas tenho-me desenrascado bem a procurar as coisas. Como disse neste momento tenho uma VPS só de testes e tenho outra que meti la o Ubuntu (foi um erro já vi que devia ter ido para Centos), e tenho lá um site a trabalhar com webservices para alimentar uma aplicação móvel.

Eu nunca tinha trabalhado com nada disto e em 2 dias meti a VPS a funcionar com emails, nginx, mysql e tudo a bombar, sei que metade dos comandos que lá meti não percebi bem o que faziam mas até agora tenho indo afinado aquilo e tem corrido bem, se tiver problemas tenho que dar ao dedo e google, parto sempre do principio que já alguém teve o mesmo problema que eu :)

Nestas 2 VPS que tenho não tenho nenhum painel de administração é tudo por linha de comandos, isso eu quero mudar porque vou ter mais sites e ajuda muito ter um painel de controlo para as configurações básicas.

Offline

Luizi 
Membro
Mensagens 522 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Deixo aqui a minha contribuição
http://www.servermania.com/index.htm
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

CPanel usava quando tinha alojamento partilhado, agora só uso Plesk, é mais barato e já estou habituado, acho que é mais fácil que o CPanel, e depois tem vários tipos de licenças conforme os domínios que pretendes alojar no servidor, só aí já poupas uns €'s ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na sua essência (tirando a parte de se um disco falhar ou whatever) um dedicado é igual a uma vps.

Andrevq podes por favor justificar a afirmação de que plesk é mais barato que cPanel? Comparar domínios ilimitados com domínios ilimitados pff.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Pois pela minha pesquisa rápida também me pareceu que o Plesk era mais caro, e pelo que li são muito parecidos e se for esse o caso devo optar pelo cPanel estou mais familiarizado com ele.

Também andei a ver e dizem que o ispconfig 3 é bastante bom e como não estou a pensar fazer revenda, vai ser só um servidor para os meus projectos e para projectos de clientes mas sempre administrados por mim, penso que assim posso poupar uns trocos. Alguém me dá uma opinião?

Já agora mais uma pergunta/opinião, caso opte pelo servidor dedicado, será boa opção criar uma VPS lá dentro inicialmente poderia ficar com todos os recursos mas a qualquer momento poderia criar outras até para testes e assim, ou então se precisar de criar algum projecto sem ser PHP por exemplo um sockets em Java poderia sempre colocar tudo a funcionar noutra VPS. O que acham?
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Na sua essência (tirando a parte de se um disco falhar ou whatever) um dedicado é igual a uma vps.

Andrevq podes por favor justificar a afirmação de que plesk é mais barato que cPanel? Comparar domínios ilimitados com domínios ilimitados pff.

Eu disse que se torna mais barato pois o plesk tem licença para 10/30/ilimitado domínios (ou algo parecido) e o CPanel só tem licença ilimitada, pelo menos com as empresas que tenho trabalhado é assim . Se comparares os preços dos dois produtos ilimitados acho que ai o CPanel já é mais barato uns €'s ;)
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Algumas notas:

- Em vez de plesk ou cpanel usa webmin/virtualmin que tem tudo o que os outros tem e é gratuito.

- No caso dos kimsufi e dos soyoustart não te vais dar bem fazendo deles servidores de vps, porque para cada vps vais necessitar de ip's. e em ambos os casos não permitem adicionar os mesmos.

- Metendo tudo no "mesmo saco" se o serviço falha, mesmo que por pouco tempo, ficas com todas as tuas propriedades em baixo.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Algumas notas:

- Em vez de plesk ou cpanel usa webmin/virtualmin que tem tudo o que os outros tem e é gratuito.

- No caso dos kimsufi e dos soyoustart não te vais dar bem fazendo deles servidores de vps, porque para cada vps vais necessitar de ip's. e em ambos os casos não permitem adicionar os mesmos.

- Metendo tudo no "mesmo saco" se o serviço falha, mesmo que por pouco tempo, ficas com todas as tuas propriedades em baixo.

Eu já andei a pesquisar um pouco e estava a pensar no ispconfig em vez do webmin/virtualmin, já vi que cada pessoa apoia o que usa mas também que que o ipsconfig 3 parece atualmente estar um pouco à frente dos outros, mas não sei porque ainda não utilizei nenhum deles.

Não sabia que o kimsufi e o soyoustart não davam para adicionar mais ips, assim se quiser tem que ser mesmo sem VPS, já agora sabes-me dizer quantos ips, é que trazem? Só 1?

Sim juntar todos os sites num só servidor é sempre um problema se falha, eu estou a pensar manter a minha VPS de testes e colocar aquilo tudo funcional se houver algum problema grave que demore a resolver meto-a a funcionar.

Mais uma pergunta vale a pena meter instalar um servidor de DNS por exemplo o BIND, ou posso utilizar os serviços da empresa onde registo os domínios?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não é uma questão de apoiar, um ponto assente nesta comunidade e em outras é que todos os meus sites são rápidos, depois de mais de 8 anos a testar soluções optei pelo webmin, quer dizer algo ;)

sim, apenas deixam ter 1 ip.

vale sempre a pena teres os teus proprios dns, no entanto não é mal nenhum usares serviços externos, não tens é tanta liberdade.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu disse que se torna mais barato pois o plesk tem licença para 10/30/ilimitado domínios (ou algo parecido) e o CPanel só tem licença ilimitada, pelo menos com as empresas que tenho trabalhado é assim . Se comparares os preços dos dois produtos ilimitados acho que ai o CPanel já é mais barato uns €'s ;)
Precisamente, era ai que queria chegar :)