←  E-commerce

Duvidas legais e fiscais sobre loja online

Lida 3171 vezes

Offline

laurel 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Boas estava aqui a trabalhar o plano fiscal para um projecto novo de uma loja online para vender para o mundo inteiro e apareceram-me muitas duvidas que apesar de já ter procurado, não encontrei respostas muito claras.

Ora o meu plano é comprar produtos a determinada marca e depois revender online. É aqui que aparecem dois modelos de negócio diferentes.
     a)O tradicional: comprar à marca com desconto e vender.
     b) Drop-shiping: apresentar catalgo e vender os produtos dessa marca, deixando a logistica para a marca também.

Ora mas em ambos aparecem desvantagens.
No modelo a) os preços iriam encarecer muito pois, a marca compra à fabrica e paga IVA, depois vende-me a mim e eu pago IVA e consequentemente irei vender e o cliente pagará IVA ou o produto vai encarecer de forma quase insustentável pois o comprador além do IVA pago em Portugal ainda vai pagar as taxas do seu país. Existe alguma forma de contornar isto? Sede fiscal no estrangeiro por exemplo? Montar uma base logistica no estrangeiro?

No modelo b) apareceram-me dois problemas, a falta de controlo logistico e de garante de qualidade e a impossibilidade ou dificuldade de efectuar descontos nos produtos vendidos.

A acrescentar a estas questões:
- gostaria de saber se é possivel ter toda a cadeia operacional em Portugal e pagar IVA de outro país através de morada fiscal? Pois seria mais benéfico para o comprador final e para mim o IVA ser mais baixo, dando-me maior margem de manobra em termos de promoções e descontos, assim como para os preços no geral serem mais baixos.
- É possivel receber todos os pagamentos directamente para uma conta offshore sem nunca ter que declarar nada de lucros, apenas as que envolverem facturas  (duvida por pura curiosidade)?

Obrigado

EDIT: Os produtos serão todos comprados em Portugal a empresas/marcas Portuguesas e serão em principio para vender para o mundo inteiro.
Outra coisa, vale a pena fazer um contracto com a DHL? Visto ser necessária rapidez e bons preços nos portes, coisas que não imagino acontecer se for através dos CTT.